Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Climatização e Refrigeração

Sistema para empresa de refrigeração e climatização: o que é, vantagem

Leitura aprox. de 15 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Fevereiro 02, 2023


Leitura aprox. de 15 minutos

Aqui você encontra:

Sistematizar e organizar os processos dentro de uma empresa que presta serviços externos como de refrigeração e climatização é extremamente importante e é o que garante um alto padrão de qualidade em todas as entregas.

Desde a execução das atividades e atendimento a clientes, quanto ao gerenciamento dos custos e todo o financeiro da empresa devem estar conectados para que nenhuma informação se perca no meio do caminho e gere uma discrepância ou perdas ao longo do seu funcionamento.

Veja como fazer o planejamento da rota da sua equipe externa e fidelizar clientes com sua empresa de refrigeração e climatização. 

Então, se você é dono ou conhece uma empresa de refrigeração e climatização que ainda possui processos manuais como emissão de ordem de serviço (OS), relatórios de visitas e PMOC em papel, continue lendo este artigo para saber como um sistema ou plataforma de gestão pode ajudar a diminuir a burocracia, identificar problemas e consequentemente a ganhar mais dinheiro.  

O que é um sistema para empresa de refrigeração e climatização?

Resumidamente, sistemas são conjuntos de elementos conectados, utilizados para alcançar um determinado objetivo. Podem ser digitais como softwares, ou analógicos como sistema de aquecimento e refrigeração. 

Uma empresa de refrigeração e climatização irá lidar com os dois tipos de sistemas, mas neste artigo o objetivo é esclarecer os motivos, benefícios e dificuldades de implantar um sistema empresarial para gerir o negócio com mais rapidez e eficiência.

Sistemas de gestão visam otimizar e automatizar processos, aumentar a produtividade, armazenar dados, gerenciar os recursos e muito mais. Ou seja, por meio de sistemas, gestores podem administrar mais facilmente suas empresas e tomar melhores decisões para prosperar o negócio.

Confira a seguir os principais benefícios de usar um sistema para empresas de refrigeração e climatização.

Vantagens de usar sistema para empresa de refrigeração e climatização

Os sistemas de gestão envolvem pessoas, processos e tecnologia em torno de uma solução. No caso de empresas de refrigeração e climatização, as vantagens englobam todos os processos internos, desde o atendimento ao cliente, passando pela gestão da equipe, até chegar à gestão financeira. Este último sendo o principal indicador da sustentabilidade do negócio.

Todas as áreas podem ser beneficiadas por um sistema, ou vários deles. Devem permitir agilidade, melhor experiência e diminuição de tarefas operacionais. 

Veja como cada área ou etapa do seu negócio pode se beneficiar:

Aquisição de clientes

Prestação de serviço e atendimento

Gestão da equipe

demonstração gratuita auvo

Gestão de compras e equipamentos

  • Controle de estoque de materiais e portfólio de equipamentos

  • Acesso ao histórico de manutenção

  • Confiabilidade nas informações 

  • Localização precisa dos equipamentos

Relacionamento com clientes

  • Gestão de toda a base de clientes

  • Histórico de visitas e serviços

  • Avaliação da qualidade dos serviços prestados

  • Gestão de contratos

  • Monitoramento da satisfação dos clientes

Gestão financeira

  • Faturamento e cobrança automáticos

  • Controle de reembolsos e custos

  • Previsibilidade de caixa 

  • Agilidade na tomada de decisões

Estes são apenas alguns dos benefícios gerados. Com a implantação de um sistema, sua empresa de refrigeração e climatização ganhará mais eficiência nos processos e isso se refletirá nos atendimentos e satisfação dos clientes.

3 vantagens do sistema Auvo para empresa de refrigeração e climatização

O Auvo é um sistema de gestão de equipes externas que contém módulos específicos para atender às necessidades de pequenas, médias e grandes empresas do setor de refrigeração e climatização. 

Desenvolvido especialmente para gestão de empresas que prestam serviços externos, os chamados Field Service, o sistema de gestão tem soluções específicas para quem trabalha com equipe em campo.

Confia alguns dos benefícios.

Orçamento e ordem de serviço Auvo Gestão de Equipes

O sistema gera orçamentos, com base nas informações cadastradas previamente. Isso significa que você terá que cadastrar uma única vez o cliente, os equipamentos, materiais e equipe e a partir disso consegue emitir orçamentos muito mais rápido, somente selecionando os itens. 

Acesse o modelo de PMOC e veja como fazer, benefícios e o que é.

Além disso, o próprio sistema dispara o e-mail com o orçamento, para que você não precise baixar e encaminhar por outro e-mail manualmente.

Você também pode criar OSs digitais e acompanhar a equipe por sua agenda digital.

Módulo Auvo PMOC

No módulo Auvo PMOC, você produz o documento padronizado e homologado pela Anvisa com facilidade: alguns cliques e você tem todas as lacunas preenchidas em um documento só. Tudo isso pelo computador ou aplicativo no celular.

Veja o que a legislação fala de PMOC de ar condicionado e esteja em conformidade com a lei.

Monitoramento, cálculo de rotas e km rodado

Para os gestores, fica muito mais fácil garantir a segurança da equipe e confiabilidade dos resultados. 

Através da agenda online, é possível programar uma visita que o técnico será notificado. Ele recebe a ordem de serviço digital e sabe exatamente o que deve ser feito e onde. 

Você sabe a importância de ter relatórios das visitas técnicas em sua empresa?

Antes de sair de um ponto base, ou seja, um lugar definido como ponto de partida, que pode ser a empresa ou a casa dele, o técnico tem acesso aos clientes que serão atendidos no dia e sabe qual o melhor percurso. 

O sistema calculará a menor distância, baseado nos agendamentos, resultando em economia de combustível e tempo de qualidade para seu técnico.

A ferramenta Auvo também permite monitorar, em tempo real, a localização da equipe de campo, desde que o técnico mantenha o aplicativo ativo. Desta forma é possível garantir que o funcionário esteve no local para efetuar o serviço, caso o cliente diga o contrário. 

Por meio do check-in e check-out, que pode ser automático ou manual, você terá mais confiança no tempo gasto na execução do serviço para calcular o custo homem/hora e gerar orçamentos mais precisos.

Controle e histórico de equipamentos por QR Code

Mais um benefício do Auvo Gestão de Equipes é que você e seu técnico conseguem ter acesso ao histórico e controlar o portfólio de equipamentos da empresa através do QR Code gerado para cada máquina.

Após cadastrar o equipamento no Auvo, você vai conseguir ter acesso ao local onde este equipamento está instalado, se está disponível no estoque ou com cliente. Além de acessar a todo o histórico de manutenção efetuado na máquina. 

Quer saber mais como o Auvo pode ajudar sua empresa de refrigeração e climatização? Converse com a gente!

auvo-hr-blog-teste-gratis

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.