Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

PMOC Digital: como fazer, quando surgiu e quem assina

Leitura aprox. de 19 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Setembro 18, 2019


Leitura aprox. de 19 minutos

Aqui você encontra:

O PMOC digital é um documento bem burocrático e cheio de regras, mas é muito importante e pode te trazer vários benefícios, sabia?
 
Para não “sofrer” com todas as novas regras de portarias, resoluções e normas técnicas que são implementadas, é só você ter um relatório de manutenção muito bem organizado e automatizado.
 
Como o PMOC se tornou obrigatório, várias empresas estão assinando contrato de pelo menos 1 ano para a manutenção de ar condicionado, até porque, o não cumprimento dessas normas pode render multas que chegam a mais de 1 milhão de reais!
 

[GRATUITO] Baixe o Modelo de PMOC

Tenha o seu Modelo de PMOC de forma fácil e rápida! Baixe agora o material feito por especialistas!

 

Isso é um bom argumento para você fechar contrato com empresas que ainda não possuem o PMOC, ou até fizeram o documento, mas não estão com as manutenções em dia.

Porém, mais do que pensar na multa como um motivo, seu cliente deve entender que isso tudo foi criado pelo Ministério da Saúde para evitar que pessoas morressem infectadas pelo ar contaminado em ambientes públicos fechados.

Qual é a história por trás da criação do PMOC?

No ano de 2019, em 24 de maio, houve uma resolução de número 68 que muda a regra exclusiva de que apenas os ENGENHEIROS poderiam se responsabilizar pelo PMOC.

Segundo essa resolução, agora o profissional que tiver formação técnica em Refrigeração e Ar Condicionado, ou em Mecânica, ou Eletromecânica (vinculadas ao CFT) está autorizado a desenvolver um PMOC desde o começo, sem necessitar de engenheiros para assinar e se responsabilizar pelo projeto.

O CFT é o Conselho Federal de Técnicos Industriais e Agrícolas – que incluem os refrigeristas e demais profissionais de climatização com especialidade a nível médio.

Desde que esse conselho criou a resolução 68, começou uma grande polêmica em torno do assunto. Muitas empresas que prestam o serviço acharam ótimo não depender mais do engenheiro e conseguiram mais clientes, pois agora podem desenvolver o PMOC em suas duas atividades:

- A manutenção mecânica: que já era feita por técnicos

- A avaliação da qualidade do ar: que muitos estão argumentando ser uma atividade que exige formação de ensino superior em alguma engenharia, seja Química, Engenharia Sanitária, ou até de Segurança do Trabalho.

A manutenção normalmente é feita por empresas de serviço de limpeza e manutenção de ar condicionado. Já a avaliação da qualidade do ar é por uma empresa que presta serviços de avaliação biológica, química e física das condições do ar climatizado.

Mas, como um TÉCNICO pode assinar o PMOC?

Através dos termos de responsabilidade técnica, os TRTs.

Já a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ainda precisam ser assinados por engenheiros, pois são documentos referentes ao Confea e ao CREA.

Independente do profissional que irá realizar esse serviço, devemos concordar que deve ser feito com critérios e preocupação com a qualidade do ar, afinal estamos lidando com a saúde das pessoas.

E, se por acaso alguma pessoa tiver uma doença grave por causa de uma infecção do ar ambiente, o técnico que assinou o PMOC poderá ser processado.

Portanto, quem for o profissional responsável por esse trabalho em sua empresa, deverá preencher um documento para colher dados do estabelecimento do seu cliente, anotar informações em relação às falhas, ao índice de sujeira e outros fatores sobre o ar condicionado.

 
 

CURIOSIDADES

Você sabe por que e como surgiu o PMOC? Em 1976 aconteceu um episódio nos EUA. Várias pessoas estavam hospedadas em um hotel para um congresso, na cidade de Filadélfia, e pegaram uma bactéria que foi disseminada pelo ar condicionado do hotel.

Essa bactéria causou uma pneumonia atípica e resultou na morte de todas essas pessoas. Em 82, a Organização Mundial da Saúde (OMS) percebeu que os ocupantes de um determinado ambiente fechado começavam a ficar doentes, apresentando vários sintomas sem origens determinadas.

Os sintomas começavam a desaparecer após essas pessoas serem afastadas do local. Portanto, a OMS reconheceu o termo SED – Síndrome dos Edifícios Doentes.

Já em 1998, no Brasil, o ministro das comunicações Sergio Motta, estava internado em um hospital e acabou pegando uma infecção causada pela bactéria Legionella pneumophila, a mesma do caso de 1976, sua saúde piorou muito e ele acabou falecendo.

O micro-organismo dessa bactéria sobrevive na água acumulada na bandeja do dreno do ar condicionado e dissemina-se pelo ar, que é inalado no ambiente. No mesmo ano, foi criado o PMOC.

PMOC DE MANEIRA AUTOMATIZADA

O documento oficial deve ficar com o seu cliente, pois é ele quem vai receber a vigilância sanitária na hora da avaliação e deve comprovar que o PMOC foi efetuado com sucesso.

Mas a sua empresa deve ter esse documento também para conseguir verificar tudo e agendar as manutenções, principalmente as preventivas.

Para um PMOC correto o profissional deverá colher:

  1. Dados sobre a edificação

  2. Dados técnicos dos sistemas de AVAC

  3. Dados do responsável técnico, contendo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)

  4. Todas as rotinas de manutenção, comprovando essa execução

  5. Relato das principais ocorrências

  6. Plano de contingência em caso de falhas

  7. Planta baixa do sistema de AVAC

  8. Relatório semestral da qualidade do ar interno

Para que o seu funcionário não se esqueça de nenhum detalhe, ele pode utilizar um sistema de check list, em que você pode acompanhar cada passo a passo e seu técnico poderá acessar pelo celular.

Além disso, cada relatório da visita técnica pode ficar anexado aos anteriores, e tudo facilmente acessado, pela nuvem (arquivado na internet).

Sem risco de perder papéis importantes, até porque o técnico vai substituir os papéis pelo smartphone. Não existe um modelo completo de PMOC pela Lei, apesar de ela determinar todas as informações que devem conter no Plano.

Porém, você pode ter um modelo de PMOC da sua empresa a ser seguido, que pode valer para todos os clientes, facilitando a organização da sua equipe também.

Você pode montar toda essa ordem de serviço juntamente com o agendamento das próximas manutenções, para não perder os prazos e deixar o cliente satisfeito.

Isso tudo é possível com um software de gestão de equipes externas. Se você ainda não conhece o AUVO, está na hora de conhecer para facilitar sua vida e a vida de seus funcionários. Além de economizar bastante!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.