Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

O que é um software de Field Service?

Leitura aprox. de 19 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 06, 2023


Leitura aprox. de 19 minutos

Aqui você encontra:

Se você presta serviços externos, sabe como é importante ter uma boa solução de software de serviço de campo instalada. Mas o que exatamente é um software de serviço de campo ou Field Service? 

Neste artigo, veremos o que é um software de Field Service e alguns dos benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

O que são empresas de Field Service?

As empresas Field Service ou de serviços de campo são organizações que fornecem serviços externos, como instalação, reparo, manutenção e consultoria. 

Eles normalmente fornecem serviços aos clientes no local, como em casas ou empresas. 

Esses serviços podem estar relacionados a uma variedade de setores, incluindo encanamento, HVAC, elétrico, CFTV e muito mais.

Porém, mesmo atendendo a demandas diferentes, estas empresas possuem necessidades muito semelhantes, principalmente quando precisa gerenciar as atividades da equipe de campo, controlar seus custos e melhorar seus processos internos.   

O software de Field Service é um sistema que ajuda estas empresas a gerenciar suas operações de serviço de campo. Ele permite que as empresas gerenciem e enviem técnicos, agendem e encaminhem ordens de serviços, rastreiem estoque e faturamento.

O software de Field Service geralmente vem com aplicativos móveis que permitem que os técnicos acessem informações e executem tarefas em trânsito.

Há muitos benefícios em usar o software para empresas Field Service. Vamos falar mais disso nos tópicos abaixo.

Além disso, muitas soluções de software de Field Service possuem preços acessíveis, que se pagam ao longo do tempo de uso.

auvo-banner-hr-2-tecnicos-ou-mais (1)

O que é um software Field Service?

O software de Field Service é um sistema que ajuda as empresas a acompanhar suas operações de serviço de campo

Este tipo de sistema geralmente inclui recursos como agendamento e roteirização, gerenciamento de orçamentos e documentos, aplicativos móveis e rastreamento por GPS. Esses recursos ajudam as empresas a melhorar a eficiência, a comunicação e a conexão entre o escritório e a equipe externa.

Existem muitos tipos diferentes de software de Field Service disponíveis no mercado, cada um com seu próprio conjunto de recursos e benefícios. O software de serviço de campo certo para o seu negócio dependerá de suas necessidades e requisitos específicos.

o que é um software de field service

Quais são os benefícios do software Field Service?

Há muitos benefícios de usar o software de Field Service para o seu negócio. Talvez o benefício mais importante seja que ele pode ajudar a se tornar mais eficiente em suas operações. 

Ao automatizar tarefas repetitivas como agendamento e envio de orçamentos, você pode liberar tempo para que sua equipe se concentre em outras tarefas de maior valor para você e seu cliente.

Sabe o que é NPS? Como aplicar na sua empresa e fidelizar o cliente em visitas técnicas?

Além disso, o software de serviço de campo pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente, proporcionando uma melhor comunicação e conexão entre o escritório e o campo. 

Os clientes gostam de serem atendidos rápidos e no horário combinado. Com recursos como agendamento e roteirização, as empresas podem garantir que os técnicos cheguem no horário e que os trabalhos sejam concluídos em tempo hábil. 

Os recursos de gerenciamento de relacionamento com o cliente também ajudam as empresas a construir relacionamentos fortes com seus clientes, fornecendo a capacidade de rastrear chamados e históricos.

Por fim, o software de serviço de campo pode ajudar a aumentar seus lucros, melhorando as taxas de correção inicial e reduzindo o tempo de inatividade. Quando seus técnicos de campo são capazes de resolver problemas de forma rápida e fácil na primeira visita, você economiza tempo e dinheiro a longo prazo.

Escolher o software de serviço de campo certo para o seu negócio é uma decisão importante. Existem muitas opções diferentes disponíveis no mercado, por isso, é importante fazer sua pesquisa para encontrar o melhor para sua empresa.

Tipos de software de serviço de campo:

Sistema de gestão de manutenção:

Um sistema de gerenciamento de manutenção ajuda os gerentes de manutenção na indústria a acompanhar as atividades de manutenção de sua organização, incluindo manutenção preventiva, trabalho de reparo e estoque.

Um sistemas de gestão da manutenção normalmente inclui um banco de dados para armazenar informações sobre equipamentos, instalações e pessoal de uma organização. 

Também inclui ferramentas para planejar e programar manutenções preventivas e reparos.

Existem muitos tipos de sistemas de gestão da manutenção no mercado, desde pacotes autônomos simples até sistemas corporativos complexos. O sistemas de gestão da manutenção certo para sua organização dependerá do tamanho de sua operação e da complexidade de seus requisitos de manutenção.

Organize todas as etapas de uma manutenção corretiva Use esse modelo de checklist para não esquecer nenhum processo.

Software de gestão de equipes externas

Estes softwares possuem uma série de funcionalidades que ajudam a utilizar melhor os recursos da empresa, identificando gastos desnecessários e economizando tempo da equipe e dinheiro da empresa.

Agendamento e Roteirização

O software de Field Service fornece às empresas ferramentas poderosas para gerenciar agendamento e roteirização dos atendimentos. Com essas ferramentas, as empresas podem otimizar seus cronogramas para garantir que os técnicos externos sejam enviados ao local certo na hora certa. Isso pode ajudar as empresas a melhorar a eficiência e reduzir custos.

Gestão do relacionamento com o cliente

No software de Field Service você também pode cadastrar os clientes e acessar todo o histórico de manutenções e visitas, além de armazenar contratos e ter os documentos como PMOCs e Relatório de visitas técnicas sempre a mão. Com isso as empresas podem melhorar a satisfação e fidelizar cada vez mais clientes.

Aprenda como fidelizar seus clientes em visitas técnicas com 5 dicas da Auvo.

Aplicativo para smartphones

Muitas soluções de software de serviço de campo também oferecem aplicativos que permitem que a equipe externa acessa informações de qualquer lugar

Os aplicativos móveis podem dar aos técnicos acesso aos dados do cliente, ordens de serviço digitais, mapas e muito mais. Isso pode ajudar os técnicos a serem mais eficientes no campo e fornecer um melhor atendimento ao cliente.

Como o software de serviço de campo melhora os negócios?

Maior eficiência

O software de serviço de campo ajuda as empresas a se tornarem mais eficientes de várias maneiras. 

Em primeiro lugar, ele automatiza muitas das tarefas que a equipe interna deve realizar diariamente, como agendamento de visitas, envio de trabalhadores para locais e gerenciamento do financeiro. 

Isso significa menos burocracia e menos tempo em tarefas repetitivas.

Além disso, o software de Field Service fornece atualizações em tempo real sobre as localizações dos técnicos, para que as empresas possam enviar o técnico mais próximo ao local de trabalho, economizando tempo e dinheiro. 

Por fim, o software de Field Service gera relatórios detalhados sobre a produtividade do técnico, as taxas de conclusão de ordens de serviço e os níveis de satisfação do cliente, para que as empresas possam identificar as áreas em que precisam melhorar a eficiência.

Melhora a satisfação do cliente

O software de Field Service também leva a melhores níveis de satisfação do cliente. 

Uma maneira de fazer isso é fornecer aos clientes opções de autoatendimento para agendamento de consultas e solicitação de reparos. Isso dá aos clientes mais controle sobre quando os reparos são agendados e reduz a necessidade de aguardar os representantes de atendimento ao cliente. 

Além disso, o software de Field Service fornece aos clientes atualizações em tempo real sobre os horários de chegada do técnico, para saberem quando esperar o técnico em sua casa ou escritório. Por fim, o software de serviço de campo captura o feedback do cliente por meio de pesquisas e sistemas de satisfação, para as empresas poderem identificar e resolver rapidamente quaisquer problemas que estejam causando insatisfação.

Aumenta os lucros

Por último, mas não menos importante, o software de Field Service leva a maiores lucros para as empresas devido ao aumento da eficiência e melhores níveis de satisfação do cliente.

Quando as empresas são mais eficientes, elas podem concluir mais ordens de serviço em um dia, o que leva ao aumento da receita. 

Além disso, clientes satisfeitos têm maior probabilidade de usar uma empresa novamente no futuro e recomendá-la a outras pessoas, levando a oportunidades repetidas de negócios e de marketing boca a boca que também resultam em aumento de receita.

Quer ter mais eficiência, maior nível de satisfação do cliente e aumentar seus lucros? Conheça o Sistema Auvo.

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA