Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Gestão de campo: gerencie e otimize a sua equipe

Leitura aprox. de 11 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 11 minutos

Aqui você encontra:

Um dos principais desafios da gestão de equipes de campo é lidar com muitas pessoas, em locais diferentes, trazendo muita informação sobre clientes e produtos.

Diante desse cenário, os gestores das equipes precisam examinar grandes quantidades de dados para certificar que todas as atividades foram executadas.

A medida que as atividades são realizadas, o gestor também se sobrecarrega com dados desorganizados sobre o fluxo de trabalho dos colaboradores. 

Dessa maneira, falta tempo e entusiasmo para analisar os dados e tomar decisões estratégicas que aumentem a produtividade da equipe.

Separei algumas dicas de ouro para todo gestor que deseja fazer a gestão de campo de forma eficiente.

Se você é um deles, esse artigo é para você!

Automatize os processos

Formulários impressos, papéis com ordens de serviços para coleta de assinaturas ou para atualizar a execução dos serviços geram custos altos e risco de alteração ou extravio.

Além do mais, o preenchimento de vários formulários diminui a produtividade da equipe e aumenta o tempo das atividades, uma vez que um serviço demanda o preenchimento de muitos formulários.

Pense comigo: Se mais de 10% do seu dia for gasto relatando e armazenando o trabalho de seus colaboradores, algo está errado.

Por isso, reduza a quantidade de relatórios que eles precisam fazer, para que possam se concentrar em fazer o trabalho e agradar, cada vez mais, o cliente!

O que acha de testar o nosso sistema gratuitamente? Comece agora, basta clicar no banner abaixo:

Demonstração grátis do Auvo

Planeje e programe a demanda da sua equipe

Como você já deve saber, nada que é feito de última hora acontece da maneira correta.

E em uma gestão de equipe de campo, ter planejamento é alto vital para a produtividade dos colaboradores.

Muitos gestores não organizam a demanda de trabalho das equipes e acabam tendo que pagar bem mais em horas extras. Tudo por falta de previsão e planejamento.

Por isso planeje, sempre antecipadamente, as visitas ou manutenções que os seus colaboradores ou equipes precisam fazer.

Dessa maneira, a sua equipe se programa para não deixar nenhum cliente sem atendimento.

Mas se você está imaginando que seria difícil cuidar e planejar as atividades de sua equipe, você pode contar com a ajuda de um software altamente eficaz.

O Auvo é um software que te ajuda com o planejamento e a demanda de cada equipe ou colaborador.

Afinal, com ele você consegue planejar toda a agenda de atendimentos e visitas.

Os seus colaboradores sabem, exatamente, quem devem atender e você fica por dentro dos serviços realizados.

 BANNER BLOG - GUIA DEFINITIVO_ O QUE É O AUVO_-1

 

É tudo questão de boa liderança

“Inovação vem de inspiração”, essa é uma frase que um antigo gestor meu usava e ela foi muito importante para a conquista da minha carreira.

E é muito importante que as equipes sejam lideradas por gestores que vão além de orçamento e cronogramas.

Mais do que ser um bom gestor, seja um líder nato. Bons líderes definem metas alcançáveis, possuem prioridades e incentivam cada membro da equipe a dar o melhor de si, mantendo todos os objetivos em mente, sempre.

Os líderes devem ter uma visão clara, saber sobre a equipe e sobre os esforços que cada equipe têm para alcançar os seus objetivos.

É necessário contratar mais colaboradores?

Essa é uma pergunta que muitos gestores fazem quando a empresa está crescendo e as demandas estão cada vez maiores.

A resposta para essa pergunta é simples: você não precisa de mais colaboradores, você precisa de uma gestão eficiente que aumente a produtividade dos colaboradores que já fazem parte da sua empresa.

Isso mesmo! O crescimento da sua empresa não significa, necessariamente, que você deve aumentar a quantidade de colaboradores.

A solução para as demandas que estão aumentando é também o aumento da produtividade.

Você consegue aumentar a produtividade dos colaboradores quando investe em soluções que otimizem a sua gestão, como o Auvo. 

Quando eles sabem exatamente quem atender, qual rota seguir, qual os próximos clientes e possuem relatórios específicos acerca das atividades, a produtividade aumenta e as demandas diminuem.

Dessa maneira o retorno sobre investimento (ROI), que cada gestor deve fazer para saber se a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento, pode aumentar cada vez mais.

Afinal, o investimento em um software de gestão de equipe de campo é muito menor, mais prático e automatizado, do que contratar novos colaboradores para atender as demandas a mais.

Pense bem e invista no que dá retorno a sua empresa!

Meta dada é meta cumprida

Todo gestor deve criar metas de acordo com cada equipe e cada demanda, além dos objetivos que a empresa possui em crescimento e faturamento.

É necessário que metas sejam pré-estabelecidas e que o gestor deixe claro, para cada colaborador ou equipe, quais são as metas que é necessário alcançar, desde o início.

Para todo projeto, atividade, investimento etc, forneça sempre à sua equipe informações básicas e a visão estratégica do todo. 

As informações motivam os funcionários e a sua gestão de equipe de campo fica mais clara.

Agora eu te pergunto: Como você sabe o porquê um colaborador consegue alcançar a meta e o outro não se você não possui um relatório com os dados de todos os atendimentos?

Relatórios são ferramentas essenciais para tomar decisões. Eles fornecem informações importantes para entender um determinado problema e definir o melhor caminho para resolvê-la.

Pois é, pelo visto está na hora de investir em um software de gestão de equipe de campo, onde você consegue ter em mãos relatórios sobre cada atividade realizada.

Além de conseguir ter um bom planejamento das atividades realizadas e saber, por exemplo, o tempo que cada colaborador passa em um cliente.

Dessa maneira, você consegue entender a razão de um dos seus colaboradores não ter atingido as metas dadas, afinal a produtividade dele pode estar baixa e o tempo de realização de tarefas muito alto. 

Gestão de equipe de campo complicada? Não mais! 

Seguir todas as dicas anteriores equivale a nada se os colaboradores não puderem realizar as atividades com eficiência.

É necessário que o gestor, como bom líder para a sua equipe, forneça ferramentas e infraestrutura que promovam a colaboração e eficiência dos colaboradores.

Uma certeza que eu posso te dar é que a produtividade aumenta quando os membros da equipe possuem a ferramenta certa para realizar o trabalho com eficiência.

Dessa maneira, para ficar à frente, a inovação é necessária. 

Como automatizar os processos, planejar demandar, criar agendas, tomar decisões baseada em dados e solucionar os problemas de sua equipe de campo, se o gestor não possui uma ferramenta eficaz?

Todo esse trabalho passa a ser uma dor de cabeça e os outros processos ficam guardados na gaveta, não é mesmo?

Descomplique a sua gestão e foque em aumentar a produtividade dos colaboradores que já fazem parte da sua equipe.

Para isso, você conta com um sistema eficaz em gestão de equipe de campo, que te simplifique o gerenciamento dos processos e agilize as operações da sua equipe: O Auvo.

Sabe como? No Auvo você consegue ter uma visão mais abrangente de todo o planejamento das atividades, podendo medir a produtividade de cada colaborador e equipe.

Contando com essa ferramenta, você controla as atividades dos colaboradores, sabendo exatamente o tempo gasto em cada tarefa, obtendo relatórios e tomando decisões mais assertivas.

O que acha de testar o nosso sistema gratuitamente? Demonstração grátis do Auvo

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.