Gestão de equipes de campo

5 formas de fidelizar seu cliente nas visitas técnicas - Veja como a digitalização pode ajudar a sua empresa

A experiência do cliente durante visitas técnicas deve ser um dos indicadores principais da sua empresa. Confere as 5 dicas que preparamos para te ajudar.

Você provavelmente já sabe os diversos benefícios de ter clientes fiéis. Essa fidelização é essencial para qualquer empresa que queira se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado.

Segundo, Philip Kotler, um dos escritores de marketing mais renomados do mundo:conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. No ramo de assistência técnica não é diferente. 

Para fidelizar o consumidor é fundamental garantir um serviço de qualidade e adotar medidas que irão destacar a sua empresa da concorrência. Veja, a seguir, as 5 formas mais eficazes de fidelizar clientes no ramo de assistência técnica. 

ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA RETENÇÃO DE CLIENTES-1

Dica 1: Agenda das visitas técnicas totalmente online: organização do técnico

Você provavelmente já se viu nessa situação: um cliente faz um chamado mas você, como gestor, não sabe qual técnico está mais próximo para realizar o serviço. Ou, até mesmo, não sabe a agenda de cada colaborador e como serão as suas demandas no dia. 

Com a ajuda de um sistema de gestão de equipes externas,  você tem todas as informações sobre qual técnico está mais perto do cliente e quais são as suas atividades no dia. Isso tudo através de um sistema 100% online e integrado às necessidades da sua empresa. Com esse controle e organização, seus clientes terão um atendimento mais rápido e personalizado, garantindo fidelização aos seus serviços. 

Principais benefícios de ter a agenda do seu técnico online:

  • Aumento de produtividade
  • OS digital associada a tarefa (no caso do Auvo)
  • Maior satisfação dos seus clientes
  • Acompanhamento da roteirização do técnico
  • Gestão de horários 100% digital

demonstração gratuita auvo

Dica 2: Aumente a performance dos técnicos com dados e números: seja assertivo nas visitas técnicas

Você já parou para calcular quanto cada colaborador custa para você, será que estão sendo caros ou baratos para a sua empresa?

É muito comum em equipes externas que o gestor tenha dificuldades em mensurar os dados dos seus colaboradores. Isso porque, certos indicadores de desenvolvimento são mais difíceis de calcular manualmente e sem determinadas informações prévias. Com o sistema de gestão de equipes externas da Auvo, você tem na palma da sua mão, todos os dados baseados na produtividade de cada técnico.

Com o dado correto na palma da sua mão, fica mais fácil tomar decisões que serão mais lucrativas e eficientes para o seu negócio! E você poderá ficar seguro e tranquilo de que seus técnicos estão sendo eficientes e  promovendo um serviço de qualidade.

Dica 3: Relatórios em tempo real para fidelizar o cliente

Quando se trata de visita técnica, muitas vezes o seu cliente pode se sentir inseguro. Perguntas como; “Onde está o técnico?", "Será que o serviço foi realizado?”, são muito comuns nesse ramo. Então como promover ao seu cliente o melhor atendimento possível? A resposta está na tecnologia. 


Com a automatização dos processos, você pode oferecer ao seu cliente informações específicas que irão garantir menos problemas e reclamações, pois você terá o controle da sua equipe técnica, mesmo sem estar com eles fisicamente.

Por Exemplo: se o seu cliente te ligar e perguntar sobre a localização do técnico, com a ajuda da nossa ferramenta, você poderá informá-lo com exatidão a sua localização e quanto tempo irá demorar para chegar. Isso porque o Auvo permite o acompanhamento  do técnico em tempo real, evitando que você não saiba onde ele está e se realmente realizou o serviço ou não. Dessa maneira, seus clientes se sentirão muito mais seguros e satisfeitos. 

COMO FUNCIONA A AGENDA AUVO (1)

Dica 4: Check in e Check Out automáticos nas visita técnicas para que todos os clientes sejam atendidos

Você já se sentiu inseguro se realmente seu técnico chegou no local da visita ou finalizou o serviço? É muito comum que ocorram problemas de pontualidade e assiduidade quando se presta serviços externos, pois muitas vezes, o técnico realiza a visita sozinho, sem o acompanhamento de um superior.

Para sanar essa dor, foi criado o sistema de check in e check out, que é uma funcionalidade do Auvo que mostra o horário exato em que o técnico chegou e saiu da casa do cliente. Essa ferramenta permite um maior controle da sua equipe, garantindo que o seu cliente receba um serviço pontual e de qualidade 

Veja abaixo como funciona a funcionalidade do Check-In e do Checkout na prática.

Check-in e o Check-out automático


Dica 5: Treine sua gestão externa para uma boa experiência do cliente

Hoje em dia, muito se fala sobre a experiência do cliente e como ela é importante para fazer a diferença para o cliente. Como você pretende vender mais para o mesmo cliente ou fidelizar ele, se seu técnico não prestar um serviço de qualidade ou deixar a desejar em alguma etapa do processo? Não tem como! Para uma empresa de assistência técnica e  manutenção se manter no mercado e lucrar mais, é necessário que a equipe ofereça o melhor serviço para seus clientes. 

Competências como pontualidade, assiduidade e comprometimento são diferenciais neste ramo. Um grande diferencial de empresas de assistência técnica é a aplicação de pesquisas de satisfação com o cliente. Com o Auvo, seu cliente recebe de forma automática no seu email uma pesquisa de satisfação após o serviço prestado.

Veja abaixo como funciona a funcionalidade de Pesquisa de Satisfação

Relatório Pesquisa de satisfação


Através delas, você poderá mensurar o nível de satisfação dos seus clientes e analisar quais pontos deverão ser melhorados. Pesquisas de satisfação podem:

  • Descobrir o quanto seus clientes estão dispostos a indicar a sua empresa, te ajudando a vender mais através do Marketing de Indicação;
  • Mostrar que sua empresa se importa com a experiência dos clientes;
  • Se basear em dados-chave para o crescimento da empresa, de acordo com o que os seus clientes estão falando dos seus serviços

MARKETING DE INDICAÇÃO_

Fidelize seus clientes com a gestão de visitas técnicas da Auvo

Como vimos ao longo deste texto, existem algumas maneiras eficazes de fidelizar os seus clientes e garantir o melhor atendimento possível. Para que isso aconteça de maneira muito mais fácil e assertiva, conte com o Auvo, o melhor sistema de gestão de equipes externas da América Latina. Já ajudamos mais de 2000 empresas, ao redor do mundo, a fidelizar clientes e promover um serviço de excelência com a ajuda da tecnologia. Com o Auvo, você poderá:

  • Emitir Ordens de Serviços Digitais;
  • Acompanhar o colaborador em tempo real;
  • Emitir relatórios assertivos;
  • Realizar o reembolso de km rodado;
  • E muito mais! 

Garanta agora a fidelização dos seus clientes e tenha uma equipe produtiva com a ajuda do Auvo. Agende agora uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e descubra como o Auvo pode transformar a sua empresa.

banner demonstração gratuita
Faça uma demonstração grátis
Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

botão para demonstração gratuita

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agende uma demonstração