Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Auvo

Como o QR Code otimiza a sua gestão de histórico de manutenção

Leitura aprox. de 7 minutos

Avatar - Valmir Caixeta

Valmir Caixeta


Abril 05, 2023


Leitura aprox. de 7 minutos

Aqui você encontra:

O gerenciamento de manutenção envolve uma série de atividades destinadas a garantir o bom funcionamento dos equipamentos, o que, em última análise, se traduz na produtividade dos negócios. 

Neste post, exploramos como a tecnologia de QR Code pode revolucionar o gerenciamento do histórico de manutenção, os benefícios que traz e como implementá-lo em seu sistema de manutenção.

Veja qual é a importância de ter o histórico de manutenção dos seus equipamentos.

Qual é a importância da gestão de histórico de manutenção?

A captura de histórico de manutenção é o processo de documentar todas as atividades, atualizações ou intervenções realizadas em equipamentos ao longo de sua vida útil. Esses dados são vitais para ajudar a entender o histórico de uso do equipamento, os requisitos de manutenção e orientar as atividades de manutenção futuras.

Acompanhe ativos por QR Code e planeje a agenda do seu técnico externo de forma fácil.

Um histórico de manutenção preciso ajuda a reduzir o tempo de inatividade do equipamento, garante o cumprimento dos regulamentos e melhora a produtividade dos negócios. Ter um histórico incompleto pode ter consequências graves, incluindo multas regulatórias e interrupções em operações de negócios.

Sabe quanto você perde de dinheiro ao não tem um PCM estruturado? Confira aqui neste infográfico.

4 motivos para usar o QR Code na gestão de histórico de manutenção:

A tecnologia do QR Code está revolucionando como as empresas capturam o histórico de manutenção. Basicamente, consiste em um código de barras de matriz que contém informações que podem ser lidas usando um smartphone ou scanner habilitado para câmera. É um código bidimensional que pode conter muito mais dados do que um código de barras tradicional.

QR Code no historico de manutenção

Eles oferecem vários benefícios sobre métodos tradicionais de gerenciamento de histórico de manutenção, incluindo:

Captura de dados simplificada: os QR Codes simplificam o processo de captura de dados de manutenção, permitindo que a equipe de manutenção digitalize o código e insira dados de forma rápida e precisa.

Acesso imediato às informações do equipamento: os QR Codes permitem que o técnico de manutenção acesse informações históricas sobre o equipamento rapidamente.

Precisão melhorada: Os QR Codes eliminam a possibilidade de erros manuais ao gravar dados de manutenção de equipamentos, garantindo que sejam precisos.

Custo-benefício: Os QR codes são econômicos e podem ser usados para gerenciar o histórico de manutenção para qualquer tipo de equipamento, independentemente de sua complexidade.

monitoramento de equipe externa com o software auvo

Como os QR Codes simplificam o gerenciamento do histórico de manutenção?

Os QR Codes simplificam o processo de captura de dados de manutenção, permitindo que a equipe digitalize e insira os dados de forma rápida e precisa. As etiquetas de código podem ser personalizadas para incluir detalhes do equipamento, como fazer, modelo, número de série ou quaisquer notas específicas.

Experiência do cliente em visitas técnicas: Como a digitalização ajuda a sua empresa na satisfação do cliente? 

Além disso, QR Codes podem ser ligados a formas digitais, permitindo que a equipe de manutenção acesse formulários relevantes e modelos de lista de verificação em seus smartphones ou tablets. Esta funcionalidade elimina a necessidade de formas de papel separadas e garante que os dados sejam capturados com precisão e em tempo real, reduzindo erros e economizando tempo.

Como começar a usar o QR Code na sua empresa de manutenção?

Implementar essa tecnologia em seu sistema de gestão de serviços prestados é um processo simples que pode ser feito em poucos passos:

Passo 1: Equipar sua equipe de manutenção com dispositivos de smartphone ou scanners portáteis que podem ler QR  Codes.

Passo 2: Criar etiquetas para cada peça de equipamento em sua instalação. Os rótulos devem incluir detalhes do equipamento, como fazer, modelo e número de série, e link para formulários digitais e listas de verificação, se necessário.

Passo 3: Coloque as etiquetas de código em locais visíveis nos equipamentos, afinal, é essencial que estejam em locais que permitam que a digitalização seja feita facilmente. 

Passo 4: Treine seus colaboradores sobre como usar os QR Codes e o sistema digital vinculado a eles. Este treinamento deve cobrir como digitalizá-los, como acessar o formulário de manutenção ou lista de verificação e como gravar dados com precisão.

Ao seguir estas etapas, você pode implementar essa tecnologia em seu sistema de gerenciamento de manutenção, melhorando a precisão, reduzindo erros e aumentando o tempo de atividade do equipamento.

Veja como você pode utilizar o QR Code na sua empresa a partir do sistema Auvo:

 

Software Auvo e a gestão de histórico de manutenção por QR Code

O sistema Auvo oferece aos usuários uma ampla variedade de opções e recursos para atender às necessidades de empresas de manutenção.

Através dele, você pode otimizar a sua gestão de histórico de manutenção através do monitoramento de equipamentos feito via QR Code com o nosso App. 

Além disso, o  software de manutenção Auvo possui mais de 150 funcionalidades que podem te auxiliar na sua gestão, dentre elas:

Valmir Caixeta

Sou o Valmir e sou gestor do time de Tecnologia da Auvo. Vou trazer informações sobre funcionalidades do nosso sistema e atualizações para melhorias do nosso software no seu dia-a-dia.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA