Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Gerencie manutenção e visitas técnicas com localização de equipamentos

Leitura aprox. de 9 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 13, 2023


Leitura aprox. de 9 minutos

Aqui você encontra:

As visitas técnicas e manutenções são essenciais para manter os equipamentos funcionando com eficiência, mas se você tiver que gerenciar um volume muito grande de máquinas, a chance de cometer erros aumenta exponencialmente.

Para que essas visitas sejam o mais efetivas possível, é importante otimizar o processo com localização precisa dos equipamentos. 

Leia mais Gestão de contratos, etapas e prioridades

Neste artigo, vamos explorar os benefícios de gerenciar a manutenção e visitas técnicas com a localização de equipamentos, uma funcionalidade do sistema Auvo. Você terá uma visão geral de como funciona e como você pode implementá-lo em sua operação. 

Após compreender a importância de localizar precisamente os equipamentos, iremos mostrar como economizar tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência de suas operações.

COMO TER UMA EQUIPE EXTERNA MAIS PRODUTIVA E LUCRATIVA

Benefícios da localização de equipamentos para manutenção:

A localização precisa do equipamento é essencial para o sucesso da manutenção e das visitas técnicas. Sem informações precisas sobre a localização exata de um equipamento, os técnicos podem ter dificuldade para localizá-lo, principalmente se o local possui diversos equipamentos semelhantes. 

Leia mais Automatize o registro de visitas técnicas.

Isso pode levar a atrasos nos tempos de reparo, custos adicionais associados ao tempo de viagem e diminuição da satisfação do cliente devido ao tempo de inatividade prolongado. 

Além disso, a localização imprecisa do equipamento pode levar a problemas de segurança se os técnicos estiverem em atendimento emergencial.

Como a localização de equipamentos auxilia o seu técnico externo?

A localização de equipamentos é uma forma eficaz de melhorar a eficiência e evitar erros na hora das manutenções, fornecendo informações precisas do local exato de cada equipamento dentro de uma instalação ou operação. 

Por meio de um QR Code, fixado no equipamento, o técnico consulta todo histórico de manutenção, dados do cliente, modelo da máquina e dessa forma não precisa perder tempo pesquisando registros em papel ou inspecionar manualmente cada área em busca de sinais de desgaste do próprio maquinário. 

Desta forma é possível reduzir o desperdício de tempo gasto na procura de equipamentos específicos, ao mesmo tempo, em que garante que todos os reparos necessários sejam concluídos com rapidez e segurança, sem comprometer os níveis de atendimento ao cliente.

demonstração gratuita auvo

Uma visão geral do gerenciamento de equipamentos por meio da localização

As visitas técnicas serão bem mais produtivas com a identificação correta de cada equipamento. Esse detalhe é que irá ajudar o técnico a ter maior assertividade

Veja, por exemplo, o caso de uma empresa de CFTV, que possui equipamentos próprios no qual instala nos locais para vigilância e monitoramento. Geralmente são instaladas diversas câmeras, dependendo do tamanho da área a ser vigiada.

Baixe grátis O que é o Auvo? Guia definitivo

Caso alguns desses equipamentos apresente problemas, a identificação irá ajudar o técnico a encontrar muito mais rápido qual o equipamento, além de ter acesso a todo o histórico de vida útil do dispositivo.

O mesmo pode acontecer com empresas de ar-condicionado e refrigeração, quando existem muitos equipamentos no mesmo local.

Esses dados podem ser usados ​​para otimizar os cronogramas de manutenção e ajudar a entender se os demais equipamentos podem apresentar o mesmo tipo de problema.

Mas essa não é a única vantagem. Explicamos mais adiante outra vantagem da localização de equipamentos.

Aprenda como usar a localização de equipamentos com Auvo

Com o Auvo é possível cadastrar todos os equipamentos pertencentes à empresa, garantindo o controle de todos os ativos do negócio.

A partir do momento que a sua empresa adquire um novo equipamento, pode cadastrar no Auvo com todos os detalhes, como: modelo, marca, valores, número de identificação, etc.

Veja como é fácil neste vídeo abaixo:

 

Após o cadastramento, você ou sua equipe pode gerar os QR’s Code com alguns detalhes do equipamento, imprimir e colar no aparelho ou máquina correspondente.

Logo no cadastro você pode definir se esse equipamento está no estoque, com o técnico ou com o cliente.

Quando ele for movido de posição, por exemplo, saiu do estoque e está com o cliente para ser instalado, é possível alterar o status facilmente. 

Dessa forma você consegue saber exatamente a localização deste equipamento e retirar mais informações como a necessidade de repor estoque.

Leia mais Como controlar ativos e produtos com a auditoria de estoque?

Uma vez conhecidos os locais, a sua empresa pode usar essas informações para criar cronogramas de manutenção otimizados para cada operação, levando em consideração fatores como: distância entre os clientes, tempo gasto em cada atividade e outras variáveis ​​relevantes que podem afetar a eficiência de uma visita ou trabalho de reparação. 

Além disso, sua empresa pode usar esses dados para garantir que os técnicos cheguem ao local certo e com todas as ferramentas e suprimentos necessários. 

Isso evitará o desperdício de tempo devido a falhas de comunicação ou suposições incorretas sobre o que precisa ser feito durante uma determinada visita ou trabalho de manutenção.

Como implementar a localização de equipamentos em sua empresa de manutenção?

Ao implementar um sistema com a funcionalidade de localização de equipamentos, é importante estabelecer processos claros que garantam a precisão dos dados coletados e usados.

Isso inclui o registro com precisão dos locais e de todos os equipamentos, bem como qualquer alteração em suas localizações ao longo do tempo. Além disso, é importante ter procedimentos para atualizar essas informações quando necessário, como quando um equipamento é movido ou substituído.

Também é importante estabelecer protocolos de como a equipe deve manusear o equipamento durante as visitas de técnicas. 

A contratação do sistema, por si só, não resolve todos os problemas. É importante que a equipe passe por um treinamento e seja instruído sobre como registrar adequadamente todas atividades feitas durante a visita técnica e trocas necessárias para poderem ser rastreadas e contabilizadas posteriormente.

Otimize suas visitas técnicas com Auvo

Finalmente, uma vez que uma organização tenha investido em soluções tecnológicas, como o Auvo, é essencial que ela também forneça treinamento adequado para que todos os envolvidos entendam como esses processos funcionam e quais são seus papéis dentro deles de acordo.

O sistema Auvo disponibiliza reuniões de implantação com todo o time, além de tutoriais e aulas gravadas para que todos os colaboradores envolvidos com o uso da plataforma estejam 100% capacitados e tirem o máximo proveito da ferramenta.

Além de poder contar com um suporte ao cliente que acompanha e esclarece todas as dúvidas. Clique abaixo e conheça grátis.

banner-auvo-1

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA