Gestão de equipes de campo

Engenharia de manutenção: como otimizar o trabalho da equipe externa ?

Nós sabemos que a engenharia de manutenção possui muitos desafios para empresas de diferentes segmentos. Veja como um software pode auxiliar na sua gestão.

O trabalho do engenheiro de manutenção tem se transformado ao longo do tempo. Isso aconteceu devido à evolução de novas tecnologias, indústrias e equipamentos. Ele deixou de ser um “serviço de reparos” para se tornar um trabalho cada vez mais especializado, que visa a adoção de novas tecnologias e boas práticas de manutenção nas empresas. 

Quer saber como fazer a gestão de equipes externas em um guia completo? Baixe gratuitamente:GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS

A presença de um engenheiro de manutenção na sua empresa, juntamente com o auxílio tecnológico de um software, traz inúmeros benefícios para as instituições. Uma vez que ambos ajudam:

  • controlar melhor as demandas;
  • gerir as demandas de manutenções;
  • tornam os processos mais organizados e eficientes. 

Ao longo do texto, veremos como a engenharia de manutenção pode otimizar o trabalho de empresas com equipes externas e torná-las ainda mais lucrativas. 

O que é engenharia de manutenção e sua importância?

A engenharia de manutenção é uma área de atuação que tem o objetivo de encontrar falhas no maquinário, identificar as causas e planejar modificações e melhorias nos processos e/ou equipamentos.

Essa área é essencial para as empresas, pois evita que aconteçam problemas durante a produção, além de otimizar as operações do cotidiano.

Com um engenheiro de manutenção, as chances de uma indústria sofrer complicações inesperadas são bem menores, garantindo que os processos diários não sejam interrompidos.

como controlar equipamentos

Engenheiro de manutenção e gestão de técnicos externos: qual o papel do profissional?

O engenheiro de manutenção é responsável pelo planejamento da manutenção, identificação de falhas, e elaboração de planos que otimizam e padronizam a rotina dos colaboradores.

Veja o guia completo de como sua equipe externa pode fidelizar clientes em visitas técnicas.

Além disso, ele também é o responsável por:

  • Analisar informações para determinar as causas de um mau funcionamento do equipamento. Lembrando que, ele não atua somente para realizar manutenções corretivas, mas também para garantir que certos erros não aconteçam (manutenção preventiva)  

A seguir, veremos quais são os benefícios de investir em um engenheiro de manutenção para o seu negócio: 

Como diminuir o tempo ócio do técnico externo?

Se os equipamentos costumam falhar com frequência, a equipe ficará no ócio, pois seu objeto de trabalho está estragado. Investir em um engenheiro de manutenção, diminui a probabilidade desse maquinário estragar repetidamente, evitando que seus colaboradores fiquem improdutivos

Além disso, ela promove boas práticas que contribuem para realizar as manutenções preventivas, de maneira que o reparo não será realizado somente quando o equipamento falhar.

CONTROLE DE KM RODADO (3) (1)

Como aumentar a produtividade de equipes externas?

Máquinas que possuem suas manutenções em dia não só evitam falhas e quebras, mas também têm sua eficiência aumentada. Por exemplo: um determinado equipamento depende de lubrificação adequada para manter sua produtividade máxima.

Ao realizar essas manutenções preventivas, todos os equipamentos funcionarão com o máximo de sua capacidade, potencializando a produtividade deles e dos técnicos que trabalham. 

COMO FECHAR MAIS CONTRATOS RECORRENTES

Como elaborar o plano de manutenção?

É responsabilidade do engenheiro de manutenção elaborar o plano de manutenção da empresa. Esse documento é essencial para criar regularidade e eficiência no processo de prevenção de falhas, além de implementar metodologias que o ajudarão nas melhores práticas a serem feitas

O plano de manutenção deve ter:

  • os principais insumos e peças para manutenção;
  • a periodicidade;
  • a média de produtividade quando as máquinas estão em sua capacidade total;
  • profissionais responsáveis;
  • repetição de defeitos.

Quer saber como o Check In e Check Out nas suas visitas técnicas pode aumentar o seu lucro?

Conheça a Auvo: o melhor software para engenheiros de manutenção

Para auxiliar o engenheiro de manutenção no dia a dia, conte com o Auvo

Com nosso software de gestão de equipes externas, você não perderá mais tempo preenchendo ordens de serviços de papel, além de ter o controle total das peças e equipamentos da empresa. 

Com o Auvo, você também poderá: 

Somos o software n° 1 em gestão de equipes externas! Já ajudamos mais de 2000 empresas a melhorarem seus serviços e processos! 

Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e veja como o Auvo  pode ajudar seu negócio

BANNER BLOG (3)

Faça uma demonstração grátis
Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.