Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Qual a importância de ter um histórico de manutenção do equipamento?

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 12, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

Por que manter um histórico de manutenção de equipamento? Essa é uma pergunta que muitos gestores se fazem. Enquanto alguns acreditam que não é necessário, outros entendem a importância de ter um histórico de manutenção completo e preciso.

Há muitas vantagens em manter um histórico de manutenção. Em primeiro lugar, o histórico ajuda a melhorar o desempenho do seu equipamento. Em segundo lugar, pode ajudar a reduzir os custos operacionais. Finalmente, pode fornecer melhor segurança para o seu equipamento.

Aprenda como reduzir custos de manutenção dos seus equipamentos.

Para manter um histórico de manutenção preciso, você precisará estabelecer um sistema consistente. Isso pode ser feito usando um software de manutenção ou mantendo registros detalhados. 

Qualquer que seja o método escolhido, certifique-se de documentar todos os aspectos do histórico de manutenção do equipamento.

 

Porque o histórico de manutenção do equipamento é importante?

Um histórico de manutenção bem feito, ajuda a identificar problemas recorrentes, planejar manutenções preventivas e estender a vida útil dos equipamentos.

Leia mais para entender os motivos e os benefícios de documentar todas as atividades realizadas.

Benefícios de manter o histórico de manutenção

Melhor desempenho dos equipamentos

Um dos benefícios mais importantes de ter um histórico de manutenção de equipamentos é que ele pode ajudar a melhorar o desempenho das máquinas e equipamentos

Ao ter um registro detalhado de todas as manutenções realizadas em seu equipamento, você poderá identificar possíveis problemas e corrigi-los antes que deem dor de cabeça. 

demonstração gratuita auvo

Garante a segurança dos equipamentos e da equipe externa

Um dos motivos para se ter um histórico de manutenção é que ele pode ajudar a melhorar a segurança. Ao acompanhar quando o equipamento foi reparado pela última vez, você  garante que ele esteja atualizado e com a manutenção adequada. Com isso, você reduz o risco de ocorrência de acidentes ou incidentes.

Além disso, ao manter um histórico de manutenção atualizado, você poderá identificar tendências que possam indicar que certas peças ou componentes estão se desgastando mais rapidamente do que outros. 

Essas informações podem ser usadas para agendar manutenções futuras, garantindo a aprovação dos orçamentos e o bom funcionamento dos equipamentos.

Redução de custos e ganho de confiabilidade

Outro benefício identificado, de manter um histórico abrangente da manutenção do equipamento, é que isso pode ajudar a reduzir seus custos operacionais gerais. 

Ao saber exatamente quando cada peça do maquinário foi reparada pela última vez e qual trabalho foi realizado, você antecipa a aquisição das peças e evita que o cliente entre em contato somente em casos de emergência.

Aprenda o passo a passo para fazer o seu plano de manutenção preventiva.

Apesar de chamados de emergência darem maior lucro, pois permite que você cobre a mais pelo serviço, a longo prazo não se sustenta, porque acaba causando um desgaste no relacionamento e confiança do cliente na qualidade do serviço. 

Tem dificuldade de precificar o seu serviço? Baixe agora esse e-book e nunca mais tenha dúvidas sobre o valor cobrado.

Como documentar o histórico de manutenção?

Existem várias maneiras de documentar o histórico de manutenção dos equipamentos. Uma opção é manter registros físicos, preenchidos manualmente no papel. No entanto, esta opção pode ser demorada e difícil de gerenciar se você tiver uma grande quantidade de clientes ou se sua empresa tem diversas máquinas em locais diferentes.

Uma opção alternativa é usar o registro eletrônico por meio de programas de software dedicados ou bancos de dados online. Você tem a vantagem de ser mais eficiente e fácil de pesquisar do que os registros em papel, além de permitir o acesso de qualquer lugar com conexão à Internet. 

Se você escolher esse caminho, é importante garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos registros para proteger informações confidenciais sobre as operações de sua empresa.

indique e ganhe auvo

O que deve ser incluído em um registro de manutenção?

Os registros de manutenção podem ser divididos em duas categorias: manutenção preventiva e manutenção corretiva.

A manutenção preventiva é programada com base no tempo ou intervalos de uso e é realizada com o objetivo de manter os equipamentos em bom estado de funcionamento e evitar paradas não programadas. 

Já a manutenção corretiva é realizada em resposta a uma questão ou problema e visa devolver o equipamento à sua condição normal de funcionamento.

O que deve ser registrado

Para manter um histórico de manutenção preciso, é importante documentar todas as atividades de manutenção preventiva e corretiva. Para cada tipo de atividade, existem algumas informações importantes que devem ser registradas, como:

  • A data em que a atividade foi realizada

  • Uma descrição da atividade que foi realizada

  • O nome do técnico que executou o trabalho

  • A quantidade de tempo que foi gasto na atividade

  • As peças que foram usadas ou substituídas durante o reparo

  • O custo das peças e mão de obra associada à atividade

Um histórico de manutenção preciso e atualizado é um ativo valioso para qualquer organização que depende de equipamentos para realizar suas operações. 

Ao documentar todas as atividades de manutenção preventiva e corretiva, é possível melhorar o desempenho dos equipamentos, reduzir custos operacionais e criar um ambiente de trabalho mais seguro e previsível.

Como manter um histórico de manutenção de equipamentos com Auvo?

Existem alguns programas disponíveis para ajudar a documentar e rastrear o histórico de manutenção, porém, com o Auvo você ganha um sistema completo com funcionalidades como monitoramento de equipe externa, cálculo de km rodado, OS digital e sistema de check-in e check-out nas visitas

Fidelize clientes e lucre mais com contratos de manutenção. Veja como elaborar um com este guia completo.

Mas se você procura apenas essa funcionalidade, deve levar em consideração as respostas das seguintes perguntas:

  • Quantos ativos precisarão ser rastreados?

  • Que tipos de informações precisam ser registradas?

  • Com que frequência os registros precisarão ser acessados?

  • Quem precisará acessar os registros?

auvo-banner-hr-monitoramento

Como funciona o histórico de manutenção de equipamentos Auvo?

Quando o técnico realiza o conserto ou manutenção de um equipamento, ele preenche o relatório de manutenção ou relatório de visita, respondendo perguntas pré-estabelecidas e descrevendo a atividade. E é aí que o histórico é gerado.

O histórico de manutenção pode ser acessado de duas formas.

1 - Acessando os dados do cliente cadastrado no sistema

Todos os documentos gerados ficam armazenados no cadastro do cliente. Essa alternativa é boa opção, principalmente quando o equipamento é único ou pertencem ao próprio cliente

2 - Acessando o QR Code, fixado no equipamento

Com o Auvo, a empresa, prestadora de serviços tem a opção de cadastrar todos os seus equipamentos e gerar um QR Code diferente para cada um. Essa é uma boa alternativa para empresas que locam os equipamentos e precisam ter controle mais assertivo para garantir que seu cliente não fique na mão. 

BANNER BLOG (3)

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA