Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png
  • Gabriel Rodrigues

Como reduzir custos de manutenção em equipamentos de HVAC?

Um dos maiores desafios de empresas de climatização, refrigeração e ar condicionado é reduzir os custos de manutenção com equipamentos de HVAC.


Se o objetivo da sua empresa é crescer de forma sustentável no mercado, é de extrema importância cortar gastos e reduzir despesas desnecessárias.


Muitos gestores de manutenção acham só é possível diminuir custos por meio do corte no quadro de colaboradores ou com o encerramento de processos estratégicos para a empresa.


Mas e se houvessem outras maneiras de reduzir despesas de forma assertiva?


Saiba que é possível controlar os custos de manutenção se você prestar atenção em detalhes importantes da sua operação, automatizar processos e usá-los para melhorar resultados.


Como reduzir custos de manutenção?


O principal motivo do aumento nos gastos com manutenção em uma assistência técnica de equipamentos é a falta de planejamento do gestor.


Muitas vezes, os técnicos externos não possuem as informações que precisam para lidar com as falhas específicas de modo assertivo. Essa falta de informação resulta em altos índices de retrabalho para sua equipe.


Outro problema que aumenta os custos de uma empresa de refrigeração é a falta de controle de estoque.


A falta de peças, produtos ou outros recursos pode prejudicar a imagem da sua empresa.


Imagine que o equipamento de refrigeração do seu cliente falhe e você não tenha uma peça específica para consertar o ativo. Se ele precisar manter seus produtos resfriados para não ter um grande prejuízo, ele vai procurar por um de seus concorrentes.


Por este motivo, você deve estar sempre preparado para uma emergência. Confira 04 dicas para reduzir custos de manutenção em sua empresa de ar condicionado:


Acompanhamento do PMOC


Para diminuir custos de manutenção da sua empresa de climatização, é preciso estruturar todos os PMOCs de seus clientes de forma assertiva.


Com o cumprimento do planejamento, será possível aumentar a confiabilidade dos seus climatizadores, o que vai mantê-los funcionando por mais tempo.


Um dos benefícios mais importantes de cumprir essa programação, além da melhoria na qualidade do ar, é a redução de desperdícios como tempo de trabalho, recursos e, consequentemente, dinheiro.


Se a sua empresa não planeja as manutenções que realiza nos equipamentos de HVAC de forma estruturada, ela certamente está deixando passar alguma informação importante.


E essa informação pode ser necessária para aproveitar melhor recursos e evitar desperdícios.


Para corrigir esse problema, você deve organizar em seu PMOC, inspeções constantes, para verificar possíveis desgastes e resolver problemas antes que eles aconteçam.


O primeiro passo para fazer um bom PMOC é colher informações sobre os equipamentos por meio das ordens de serviço, e assim que tiver em mãos os históricos dos equipamentos, poderá criar um plano de manutenção preditiva à longo prazo.


Não se esqueça que o seu plano precisa ser claro e objetivo, além de informar a quantidade de manutenções necessárias, a periodicidade das inspeções, o planejamento dos recursos materiais e um cronograma de execução eficiente.


Observe os custos com equipamentos


Uma dica importante para a redução de gastos em sua empresa de refrigeração é o controle dos custos com a manutenção de todos os equipamentos.


Essa parte vai te ajudar a decidir, por exemplo, se vale a pena continuar com um aparelho de ar condicionado que falha constantemente ou se é melhor comprar um novo.


O acompanhamento das manutenções permitirá que você saiba quais os equipamentos demandam mais manutenções, materiais ou tempo de mão de obra.


Essa análise é necessária, pois ativos que falham entre períodos curtos causam grandes prejuízos ao seu negócio.


Além de saber quais equipamentos custam mais para você, será possível destinar melhor os recursos para as atividades que são realmente importantes.


Utilizar Ordens de Serviço digitais


Fazer uso de ordens de serviço digitais em sua empresa é uma ótima forma de ter controle sobre processos e economizar recursos.


Muitas empresas de climatização ainda fazem o controle das ordens de serviço em papel, de modo manual. Assim, ao finalizar uma tarefa, um técnico precisa voltar na empresa, deixar o documento e pegar outro para realizar a próxima atividade.


Além de perder tempo fazendo o trajeto, esse deslocamento gera custos desnecessários com gasolina para a empresa. Outras desvantagens são os extravios, custos com a impressão e o espaço ocupado pelos documentos.


O ideal é que o gestor utilize um sistema de ordem de serviço, que possa ser acessado de qualquer lugar, através de um smartphone, de forma prática e segura.


Com esse tipo de software, é possível dar andamento às atividades sem que o colaborador precise voltar para a empresa.


Fazer um controle de chamados técnicos ajuda sua empresa a ter uma operação mais organizada, planejar atividades corretamente e evitar desperdícios de tempo e dinheiro.


Tenha bons fornecedores


É normal que empresas de assistência de climatização precisem frequentemente de novos equipamentos, produtos ou peças. No entanto, é preciso escolher com fornecedores de qualidade.

Para escolher o melhor fornecedor para sua empresa é importante levar em conta dois fatores principais: a qualidade e o custo benefício das empresas fornecedoras.


A intenção é que sejam os ativos durem o máximo possível e tenham um valor acessível.


Por este motivo, é importante que o gestor faça pesquisas e saiba unir as duas necessidades: achar um fornecedor que entregue bons produtos com o melhor valor do mercado.


Neste caso, a habilidade de negociação é muito importante para um gestor de manutenção.


Roteirização de visitas


Outra forma de diminuir custos em sua empresa é fazer a roteirização de visitas da sua equipe externa.


Definir as rotas da equipe de acordo com a proximidade dos clientes é uma forma inteligente de direcionar os técnicos para as tarefas. Isso garante que seus colaboradores visitarão o cliente correto, sem dar muitas voltas.


Por esse motivo, um software de roteirização pode ser a solução ideal para sua gestão, pois ele ajuda a gerenciar visitas de modo rápido e fácil.


Outro benefício do uso desse tipo de sistema é o cálculo de Km rodado, que registra todo o caminho percorrido pelo colaborador, facilitando um reembolso mais justo de deslocamento.


Invista em sua equipe externa


Bons gestores de empresas de climatização levam o desenvolvimento da sua equipe externa a sério.


É preciso realizar treinamentos e cursos de capacitação para atualizar o conhecimento dos colaboradores.


Trabalhar com colaboradores que não sabem usar ferramentas ou peças corretamente, pode te causar muitas despesas. Até porque, a atuação da gestão de campo também é um dos fatores que podem reduzir custos.


Uma equipe sem qualificação demanda retrabalho, prejudicando a produtividade da equipe. Por este motivo, manter seu time atualizado ajuda a reduzir custos de manutenção desnecessários.


Adote um software para gestão da manutenção


Devido a uma grande quantidade de demandas, gestores de empresas de climatização estão procurando técnicas e estratégias para melhorar reduzir gastos e automatizar processos.


Se o seu objetivo é fazer uma boa gestão e diminuir custos com manutenção, você pode fazer o uso de um sistema para gestão de equipes externas, como, por exemplo, o Auvo.


O Auvo permite que você controle as ordens de serviços, calcule seu Km rodado, roteirize visitas, além de oferecer dados importantes sobre equipamentos.


Com ele, é possível agendar manutenções em equipamentos, verificar o histórico de movimentações e usar essas informações para fazer uma boa gestão da manutenção.


Você está pronto para reduzir os custos de manutenção da sua empresa? Baixe nosso ebook e saiba como o Auvo pode te ajudar a atingir o sucesso!


Inscreva-se em nossa Newsletter