Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Aumente produtividade com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM)

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 13, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

Alcançar a produtividade ideal da equipe pode ser um desafio para qualquer organização, mas com o PCM estruturado, não precisa ser. 

Neste artigo, exploraremos os benefícios do Planejamento e Controle de Manutenção para as equipes e como a simplificação desses processos usando a tecnologia pode ajudar a obter melhores resultados. 

Desde a compreensão dos fundamentos do Planejamento e Controle de Manutenção até a medição de seu impacto na produtividade da equipe por meio de cálculos de ROI e métricas de desempenho. Abordaremos todos os aspectos da manutenção de equipes eficientes por meio de planejamento e controle adequados. 

Aprenda como criar escalas assertivas para a sua equipe externa e aumente a produtividade.

Então vamos lá!

COMO TER UMA EQUIPE EXTERNA MAIS PRODUTIVA E LUCRATIVA

Benefícios do PCM para a produtividade da sua equipe externa

O planejamento e controle da manutenção é uma parte crítica da produtividade de qualquer equipe. Envolve antecipar, programar e controlar todas as atividades de manutenção envolvidas para garantir que equipamentos, máquinas e ferramentas sejam confiáveis ​​o suficiente para atender aos objetivos de produção com eficiência. 

Veja o passo a passo de como estruturar o PCM na gestão de equipes externas. Baixe o Guia completo.

O planejamento de manutenção se concentra em garantir que os recursos certos estejam disponíveis para a manutenção adequada no momento certo. Ele também considera estratégias de gerenciamento de risco para reduzir o tempo de inatividade potencial devido a falhas ou avarias inesperadas.

Qual é a importância de ter um histórico de manutenção dos seus equipamentos?

Por outro lado, o controle de manutenção garante que todas as atividades de manutenção planejadas sejam concluídas de acordo com o cronograma, para que cada vez mais clientes possam se beneficiar, sem interrupções ou atrasos. 

Inclui monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas e tomar ações corretivas quando necessário para garantir que os níveis ideais de desempenho sejam mantidos. 

Manutenção corretiva planejada: evite o retrabalho da sua equipe externa.

Ao combinar os dois elementos de planejamento e controle de manutenção em um sistema coeso, as equipes podem maximizar sua eficiência e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos associados a paradas não planejadas ou mau funcionamento.

Assista no vídeo abaixo 3 passos para executar um Plano de Manutenção Preventiva:

Como aplicar o PCM para otimizar a produtividade da sua equipe?

Os principais benefícios da implementação de um sistema eficaz de planejamento e controle de manutenção incluem:

  • Melhores taxas de utilização de ativos; 

  • Aumento da eficiência operacional; 

  • Custos reduzidos associados a reparos inesperados; 

  • Vida útil estendida para ativos; 

  • Padrões de segurança melhorados;

  • Níveis de estoque reduzidos; 

  • Menos atrasos devido a problemas imprevistos no equipamento; 

  • Aumento dos níveis de satisfação do serviço ao cliente;

  • Menor consumo de energia devido a práticas de manutenção preventiva versus reativa; 

  • Maior confiabilidade das máquinas e ferramentas utilizadas nas operações; 

  • Melhor satisfação no trabalho entre os funcionários que trabalham regularmente com esses sistemas.

Além disso, a implementação eficaz de um plano de manutenção abrangente permite que as equipes tenham mais tempo para propor iniciativas criativas de solução de problemas. 

Ao liberar recursos anteriormente dedicados exclusivamente para responder a emergências reativas, as equipes podem se concentrar em objetivos de longo prazo, como otimização de processos ou esforços de redução de custos

Por fim, o planejamento e o controle da manutenção ajudam as equipes a prever possíveis perdas ou paradas inesperadas decorrentes de falhas de equipamentos, diminuindo os casos de chamados emergenciais.

Tenha acesso ao Guia Completo para monitorar sua equipe externa em visitas técnicas.

demonstração gratuita auvo

Simplificando o Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) para equipes externas 

Uma das maneiras mais eficazes de agilizar o planejamento e controle de manutenção para as equipes é automatizar o processo. Ao automatizar o processo, as equipes podem economizar tempo e concentrar seus esforços em tarefas mais importantes.

Aprenda como automatizar e reduzir custos com um software para gestão de manutenção.

A automação também garante que os planos de manutenção sejam consistentes para todos os membros da equipe, reduzindo o risco de erros ou descuidos.

A automação pode ser realizada por meio de diversas ferramentas, como programas de software desenvolvidos especificamente para essa finalidade ou até mesmo por planilhas.

Com os sistemas, as equipes podem criar rapidamente planos de manutenção precisos sem precisar inserir dados manualmente toda vez que precisam de uma atualização. 

Além disso, sistemas automatizados permitem que as equipes estabeleçam rotinas de manutenção preventiva e também acompanhem os níveis de estoque para garantir que todos os materiais necessários estejam disponíveis quando necessário.

Qual é o impacto do PCM na sua equipe externa? Como medir?

Quando se trata de medir o sucesso do PCM na produtividade da equipe, uma das métricas mais importantes é o Retorno sobre o Investimento (ROI). O ROI mede os lucros obtidos com os investimentos em um projeto ou iniciativa. 

Veja outras formas de aumentar a produtividade da sua equipe externa. Neste e-book grátis você vai entender como ter até 35% de sucesso.

Nesse caso, o retorno do investimento pode ser calculado levando em consideração a economia de custos resultante da melhoria da eficiência e redução do tempo de cada atividade realizada pela equipe externa, devido ao PCM.

Para calcular o ROI associado ao PCM, as empresas devem considerar três fatores principais: 

  • Economia de tempo, 

  • Custos evitados devido a uma melhor manutenção preventiva e 

  • Aumento da capacidade de atendimentos

Como analisar as métricas de desempenho do PCM?

Além de calcular o ROI relacionado ao impacto do PCM nas equipes, as empresas também devem analisar métricas de desempenho, como porcentagem de uptime, tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio de reparo (MTTR) etc.

Aprenda sobre as diferenças entre os cálculos de MTBF e MTTR.

o MTBF fornece uma indicação da confiabilidade das máquinas, enquanto o MTTR ajuda a medir a rapidez com que os problemas podem ser resolvidos quando ocorrem. 

Ao rastrear essas métricas ao longo do tempo, as empresas podem entender se o PCM foi ou não bem-sucedido na melhorar a produtividade da equipe.

indique e ganhe auvo

Por fim, o PCM é bom para equipes externas?

O planejamento e o controle da manutenção (PCM) podem ter um enorme impacto positivo na produtividade da equipe. Quando implementado corretamente, pode fornecer às equipes a estrutura e as ferramentas para agilizar os processos, reduzir o tempo de atividade e aumentar a eficiência. 

A principal conclusão aqui é que a implementação adequada do PCM é essencial para que as equipes maximizem seus resultados. Investir tempo na criação de um sistema eficaz será recompensado em termos de produtividade aprimorada ao longo do tempo. 

BANNER BLOG (3)

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA