Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Ficha Técnica de manutenção por equipamento: por que fazer

Leitura aprox. de 5 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Setembro 28, 2023


Leitura aprox. de 5 minutos

Aqui você encontra:

A ficha técnica é importante para os mais diversos setores do mercado, de médico a alimentício. Ela contém uma série de informações por equipamento que vão guiar o seu trabalho com ele: desde a identificação do produto às ferramentas necessárias para a manutenção.

Muitas vezes, a equipe de fabricação que cria a ficha técnica do equipamento, mas ela também pode ser feita pela equipe de manutenção.

Você encontra todos os detalhes de conteúdo de uma ficha técnica bem elaborada clicando aqui. 

Hoje, vamos explorar o porquê é importante manter a ficha técnica de cada equipamento atualizada e como isso vai otimizar seu trabalho e melhorar seu rendimento.

Como fazer controle de equipamentos com ficha técnica?

Todos os técnicos precisam da ficha técnica para solucionar problemas com equipamentos ou realizar manutenção preventiva. Afinal, sem as informações completas, a tarefa não pode ser desempenhada de maneira correta e a qualidade não pode ser garantida.

A ficha técnica pode ajudar no diagnóstico de um problema e orientar o passo o seguinte

Uma ficha técnica atualizada vai conter as condições ambientais para que o equipamento opere de forma correta. Muitas vezes, um retrabalho pode ser acarretado por alguma falta ambiental, por exemplo, de temperatura ou umidade.

checklist manutencao corretiva

Um exemplo: placas solares precisam de uma condição específica de armazenamento antes de serem instaladas, em plano horizontal e longe da luz solar ou artificial.

A ficha técnica vai conter essas especificações. Na ficha técnica, também está o termo de responsabilidade com o produto, que isenta o fabricante em casos de armazenamento ou uso indevido.

A partir da conversa com o cliente e com o respaldo da ficha técnica, você pode constatar se o fornecedor do equipamento precisa entrar no trabalho ou não.

👉 Saiba como negociar com fornecedores 

Mantenha a ficha técnica dos seus equipamentos atualizada

Para garantir o desempenho dos seus equipamentos, também é necessário manter suas fichas completas e atualizadas. Da mesma maneira, você vai saber se precisa recorrer ao fornecedor.

🛠️ Qual é a importância da ficha técnica para os equipamentos?

Além do mais, isso dá maior garantia ao seu serviço diante do seu cliente, que ganha a segurança da garantia de um equipamento em pleno funcionamento para atendê-lo, o que tambéam dá maior segurança ao seu trabalho, que pode ser orientado sempre pelos parâmetros da ficha. Além do mais, todo esse processo dá maior credibilidade à empresa.

Uma ficha técnica completa e atualizada evita o retrabalho

Se alguma informação não está exata na ficha técnica de um equipamento, averigue. Às vezes, alguma diferença que parece mínima vai ser enorme e causar uma nova falha no aparelho, que vai acarretar em retrabalho e insatisfação do cliente.

Além disso, com os padrões ideais de um equipamento documentados, você também tem provas do padrão do seu serviço. Atualize a ficha técnica e mantenha um acompanhamento desse tipo de documentos por equipamento. Existem sistemas que vão unificar todas essas informações para você. 

No Auvo, você cadastra um equipamento com apenas dois cliques, coloca as especificações com botões simples, indicando, por exemplo, a marca, e pode usar a aba anexo para manter a ficha técnica em dia. 

A ficha técnica é importante tanto para o diagnóstico no serviço quanto para usar o equipamento da empresa

Para garantir que os equipamentos vão ser manejados de maneira correta, para prover um serviço satisfatório para o seu cliente e para acompanhar os seus próprios equipamentos, a ficha técnica é uma aliada poderosa.

🛠️ O que é matriz de criticidade em equipamentos e como fazer?

Na correria do dia a dia, pode ser que esses acompanhamentos se percam. Mas é importante achar um tempo para administrar seu tempo e acompanhar essas informações, padronizando a maneira com que você começa o serviço com o cliente e como lida com os equipamentos da empresa, seguindo sempre os padrões de qualidade.

aula sobre precificação de serviço técnico

Leia Mais

Dicas, planilhas gratuitas e conteúdos para empresas de serviços externos

Manutenção

12 nomes para empresas de manutenção + slogans [DICAS DE MARKETING]

Veja algumas ideias para dar bons nome e slogan para sua empresa de manutenção. O cliente vai lembrar de você desde o primeiro...

Manutenção

Como vender manutenção com cálculo MTBF? Passo a passo + calculadora

Saiba que argumentos você pode usar para vender contratos de manutenção e como o MTBF pode ajudar a embasá-los

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1