BTUs e watts são duas unidades de medida diretamente relacionadas com aparelhos de ar-condicionado.
Calcule os BTUs necessários para o ar-condicionado ideal online e gratuitamente e entenda o que são watts e BTUs e como eles se relacionam.
BTU é, em poucas palavras, o número que mostra a potência do ar-condicionado para resfriar um determinado ambiente. Quanto maior a área, maior deve ser o BTU, porque a potência deverá alcançar uma metragem maior.
Além da área, outros fatores interferem no BTU, como:
- Número de pessoas que frequentam o ambiente
- Eletrônicos do cômodo
- Janelas
- Lâmpadas
- Incidência de sol
Para ficar mais fácil de calcular os BTUs necessários para seu ar-condicionado, desenvolvemos uma calculadora gratuita. Basta preencher os campos abaixo e clicar em "Calcular":
Já o watt é uma medida de potência elétrica, que representa a quantidade de energia transferida em um segundo. Sua medida é universal, pelo Sistema Internacional de Unidades SI.
Leia mais: O que é PMOC? Guia completo
Assim, o número de watts do aparelho mostra a capacidade dele, quando ligado à energia elétrica, de convertê-la em outra forma de energia, como luz, calor e afins. Nos eletroeletrônicos, pode ser que a potência elétrica apareça em watts ou kilowatts. 1 kW equivale a 1000 watts.
Assim, se o BTU diz respeito à capacidade do aparelho de ar-condicionado de resfriar o ambiente, o watt está relacionado a quanta energia elétrica será necessária para isso.
Para converter BTU para watt, basta multiplicar o valor em BTU por 0,2929. Por exemplo, 9.000 BTUs equivalem a 2.636,1 watts, em uma relação de 1 BTU para 0,2929 watts.
Então, para que o ar-condicionado de 9.000 BTUs funcione da maneira correta, ele vai puxar aproximadamente 2,6 kW de energia por hora.
A seguir, confira a tabela de conversão de BTU para Watts, com os valores mais frequentes, usando como base para o cálculo o valor de 0,2929 watts por BTU:
BTUs |
Watts |
9.000 btus |
2.636 watts |
12.000 btus |
3.515 watts |
18.000 btus |
5.272 watts |
Para saber a quantidade de energia que o aparelho consome, multiplique o número de BTUs do ar-condicionado por 0,2929. Com isso, você encontra a quantidade de energia gasta por horas, em watt.
Então, multiplique esse resultado pelo número de horas que o aparelho fica ligado por dia e, também, pelo número de dias.
Vamos ver um exemplo.
Um ar-condicionado split 9.000 BTUs usa 2,63 kW por hora.
No verão, ele vai ficar ligado 8h por dia, todos os dias do mês.
Então: 2,63 (kWh) * 8 (horas diárias) * 30 (dias mensais) = 631 kW ao mês.
As tarifas variam de acordo com sua região.
Vale lembrar que, hoje, existem aparelhos cada vez mais econômicos. Por isso, avalie bem as opções do mercado antes de recomendar ao cliente.
Além disso, para que o aparelho mantenha a eficiência energética, é necessário que siga um cronograma de manutenção preventiva.
Leia mais: Quanto cobrar no contrato de manutenção de ar-condicionado?
Junte-se à Comunidade Auvo e faça parte de uma rede com centenas de técnicos e gestores da climatização em todo o país.