Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Como tomar decisões em empresas de manutenção: 4 dicas práticas

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Março 23, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

Pode ser difícil tomar as decisões certas quando se trata do ramo de manutenção. Para ajudar você a fazer escolhas mais inteligentes, o artigo de hoje fornecerá 4 dicas para se considerar ao tomar decisões na sua empresa, compreendendo diversos fatores que podem garantir que suas operações permaneçam eficientes e eficazes. 

Dica 1: Considere os custos

Antes de tudo é importante que os custos sejam levados em consideração, afinal, eles serão parte fundamental para a tomada de decisão. Até porque antes de iniciar qualquer projeto, é essencial calcular com precisão quanto dinheiro será necessário para concluir a tarefa.

Redução de custos em empresas de manutenção: 8 medidas eficientes para você enquanto gestor.

Nesse e-book grátis, reunimos os principais indicadores de custo, para que você entenda como usá-los e aplicá-los no setor de manutenção.

Calcule os custos

Isso inclui não apenas os custos de peças e mão de obra, mas também o tempo necessário para concluir qualquer projeto ou tarefa. Dependendo da complexidade do trabalho, isso pode envolver a estimativa de horas gastas em mão de obra, bem como materiais usados em reparos. É importante entender todas as despesas potenciais antes de se comprometer com um determinado curso de ação.

Analise o custo-benefício

Após estimar todas as despesas possíveis, você deve analisar o custo-benefício de cada opção disponível. 

Isso envolve considerar os custos de curto e longo prazo associados a diferentes abordagens, ao mesmo tempo em que avalia os benefícios potenciais, como maior eficiência ou melhores condições de segurança resultantes da conclusão bem-sucedida de um determinado projeto.

Por exemplo: se a substituição de uma peça de máquina antiga pode levar ao aumento da produtividade, devido à redução do tempo de inatividade para reparos, isso deve ser bem-visto em sua análise. Deve ser considerado um benefício geral que pode superar os custos iniciais de aquisição associados à compra de novas peças e componentes para fins de instalação. 

Você sabe qual é a importância de ter um histórico de manutenção dos seus equipamentos?

Logo que esses fatores são comparados, fica mais fácil tomar uma decisão mais informada sobre qual rota atende melhor às necessidades em termos de restrições orçamentárias e resultados desejados da execução de tarefas de manutenção.

Veja como aplicar mais dicas na sua empresa ao ter pensamento empreendedor no ramo de manutenção e refrigeração:

 

Dica 2: Investigue os recursos disponíveis

Assim que analisar os custos, é primordial observar quais recursos você tem disponível, quais precisará correr atrás e analisar a viabilidade de cada um e os pontos de reparo.

Avalie a experiência da sua equipe

É importante avaliar a experiência da sua equipe de manutenção ao tomar decisões: compreender as habilidades, conhecimento e experiência de cada colaborador pode ajudá-lo a determinar a melhor forma de utilizar seus pontos fortes para qualquer situação. 

Você deve considerar se um treinamento adicional é necessário para garantir que todos estejam bem equipados para desempenhar suas funções com segurança e eficácia. 

Obtenha os materiais necessários

Independentemente do tipo de manutenção que planeja realizar, é essencial ter acesso a todos os materiais adequados para realizar a tarefa de forma correta. 

Verifique qualquer ferramenta ou equipamento especializado necessários para um determinado trabalho, bem como peças de reposição e suprimentos que possam ser precisos durante um reparo ou sessões de manutenção preventiva. 

Também é uma boa ideia manter uma lista de inventário atualizada para que você sempre saiba exatamente quais materiais estão disponíveis para uso em um determinado momento.

GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS

Dica 3: Use uma análise preditiva

A análise preditiva é o processo de uso de dados para prever requisitos futuros de manutenção e padrões de desempenho. É essencial para saber problemas com antecedência e fazer ajustes conforme necessário. 

Analise os padrões com dados

Para fazer a análise preditiva, é preciso analisar os padrões com dados, sendo importante ter acesso a maior parte deles com qualidade. 

Você precisará analisá-los em busca de padrões que possam indicar problemas ou necessidades futuras que talvez precise atender por meio de processos de manutenção.

Por exemplo, se você estiver gerenciando uma instalação de fabricação industrial, a análise dos dados de produção pode fornecer informações sobre quando é provável que certas máquinas necessitem de manutenção. 

Ao entender esses padrões com antecedência, você pode ajustar seu cronograma conforme as necessidades previstas de suas instalações.

Ajuste o cronograma de manutenção 

Quando identificar possíveis problemas por meio da análise preditiva, é importante ajustar seu cronograma de manutenção para garantir que todas as medidas preventivas ou corretivas necessárias sejam tomadas no momento certo. 

Essa medida irá ajudar a minimizar o tempo de inatividade e maximizar a eficiência em suas operações, garantindo que quaisquer problemas potenciais sejam resolvidos antes que se tornem graves.

Também é importante considerar as tendências de longo prazo ao ajustar seu cronograma de manutenção. Por exemplo, se certas máquinas ou peças tendem a ter taxas de falha acima da média, pode ser necessário agendar cuidados preventivos mais frequentes para evitar grandes dificuldades. 

Quer saber se o seu negócio é um sucesso? Saiba os principais indicadores de clientes para medir o sucesso da sua empresa.

Sua equipe deve revisar as análises regularmente para tomar medidas proativas com base nas alterações identificadas — como reduzir o uso durante os horários de pico para determinadas máquinas propensas a falhas, se possível — em vez de esperar até que haja um problema antes de fazer alterações ou ajustes.

Dica 4: Rastrear o desempenho da manutenção

A capacidade de rastrear o desempenho da manutenção é fundamental quando se trata de tomar decisões inteligentes. Monitorar o desempenho e ajustar os processos conforme necessário é primordial para esse passo.

Monitore o desempenho de sua equipe externa

O primeiro passo para rastrear o desempenho da manutenção é monitorar o que está acontecendo atualmente com qualquer equipamento ou sistema, isso inclui a frequência e o tipo de reparos, o custo associado e quanto tempo leva para serem concluídos.

O monitoramento permite que você identifique quaisquer problemas potenciais desde o início e faça alterações, se necessário. Além disso, você pode usar esses dados para ajustar seus processos, a fim de garantir eficiência e economia ideais.

Ajuste os processos em sua empresa de manutenção

Quando identificadas as áreas em que melhorias podem ser feitas, é importante que você tome medidas para ajustar seus processos de acordo. Isso inclui a implementação de um sistema que traga mais produtividade a equipe e ajude a diminuir os custos.

Ao ajustar os processos, você fica com mais tempo para analisar os dados e tomar medidas proativas em vez de reativas.

Conheça o sistema Auvo e ganhe mais em produtividade e controle da sua equipe de serviços externos.

Conheça o sistema Auvo para empresas de manutenção 

Tomar decisões inteligentes de manutenção requer levar em consideração custos, recursos, análises e rastreamento de desempenho. Conheça o Auvo e faça uma gestão digitalizada dos seus processos ao ter OS digitais, monitoramento da agenda do técnico externo, check in e check out automáticos!

Ao considerar essas quatro dicas, você pode tomar decisões que beneficiará a sua empresa a longo prazo, além de tomar medidas proativas para garantir o sucesso do seu negócio. 

Aproveite a análise preditiva e acompanhe o desempenho do seu plano de manutenção para poder ajustar os processos.

O resultado final é: a preparação e a previsão são fundamentais. Agora que você tem uma ideia melhor de como abordar essa tarefa, não espere mais um dia, comece a planejar agora!

 

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA