Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Quais as vantagens da manutenção preventiva? [Calculadora online MTBF]

Leitura aprox. de 18 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 29, 2023


Leitura aprox. de 18 minutos

Aqui você encontra:

Antes de entender as vantagens da manutenção preventiva, é necessário entender o conceito MTBF. Essa sigla é em inglês e significa o tempo médio entre falhas, “Mean Time Between Failures”. Por isso, o índice indica se o ativo está funcionando com o desempenho esperado.

Ter esse entendimento é fundamental para fazer a gestão de um bom plano de manutenção. Entenda as vantagens práticas da manutenção preventiva e calcule o MTBF instantânea e gratuitamente.

Veja como usar a Calculadora online MTBF e MTTR

Abaixo, você pode ver a relação numérica entre o tempo que o equipamento passa em atividade e a quantidade de paradas para manutenção corretiva.

Contabilize apenas a manutenção corretiva.

Calculadora

MTBF / MTTR

Quais são as vantagens da manutenção preventiva? 

Manutenção programada 1 Menor despesa e maior preparo para intervir no equipamento  Menos tempo de parada 2 Paradas repentinas se tornam menos frequentes e a operação fica mais previsível  Maior vida útil de ativos 3 Para a empresa, equipamentos críticos e mais caros se beneficiam especialmente do acompanhamento de seus índices e intervenções programadas  Operação mais eficiente 4 Com menos paradas, os ativos ficam mais disponíveis e a operação rende mais.  Rapidez no serviço 5  O técnico que acompanha o ativo e segue o plano de manutenção com dados já tem um preparo maior para manusear o aparelho.

 

Redução de custos operacionais

As manutenções corretivas não planejadas são, quase sempre, mais caras. E, o que pode ser ainda pior para a operação da empresa: o problema pode ser mais difícil que o previsto de arrumar, acumulando troca de peças e, consequentemente, levando mais tempo para arrumar. 

Principalmente ao longo do tempo, isso pode prejudicar a empresa financeiramente, tanto pelos maiores gastos quanto por paradas e maior possibilidade de insatisfação dos clientes.

Ou seja: acompanhe os dados de manutenção e revise o PCM constantemente.

Baixe grátis: Por que a manutenção preventiva é crucial para sua empresa

Aumento da vida útil dos equipamentos

Intervenções programadas são mais exatas e baseadas em dados. Isso se reflete em uma maior longevidade dos equipamentos.

Um bom plano de manutenção preventiva vai levar em conta desde a ficha técnica do ativo, que tem as características de fábrica e recomendações de uso e intervenções, a circunstâncias.

Por exemplo, as características físicas do ambiente, como a umidade, podem afetar o funcionamento geral do aparelho. Por isso, índices como o MTBR podem ser indicativos de que a produtividade segue no nível esperado.

Além disso, prolongar a vida útil dos equipamentos implica na redução da necessidade de substituição frequente e na eficiência energética durante o tempo de atividade. Resultado? Menos resíduos e impacto ambiental. 

Assim, a manutenção preventiva é boa tanto para o bolso quanto para o ambiente.

Leia mais: Quais são os principais indicadores de manutenção?

Operação mais confiável

Intervenções planejadas, além de mais baratas, são mais rápidas. Isso significa que o tempo de inatividade do equipamento (ou, em índice, MTTR) pode ser melhor previsto.

Por exemplo: um plano de manutenção preventiva de uma máquina envolve as atividades de troca de óleo e o calibramento quinzenalmente, para garantir que não haja gastura em excesso no mecanismo. 

O tempo dessas atividades é facilmente previsível, ou seja, a parada na operação é antecipada e a operação da empresa pode ser planejada de acordo. Essa previsibilidade vai ser um diferencial na eficiência da sua empresa.

Implementação do plano de manutenção preventiva: passo a passo

Passo 1: análise de ficha técnica e acompanhamento

Como mencionamos acima, algumas intervenções já estão previstas na própria ficha do ativo. 

Por isso, é importante manter um registro de ficha técnica por equipamento e, se necessário, anexar instruções de intervenção e características específicas do equipamento.

Em relação ao acompanhamento, é importante ter um registro das movimentações dos ativos para ter mais informações no caso de alguma alteração de funcionamento ou MTBF.

Em todos estes quesitos, o sistema de gestão vai ajudar. Com ele, é possível ver todas as informações, histórico de manutenção e movimentações apenas escaneando um QR Code. 

Além disso, ele também pode ajudar o seu cliente a abrir chamados de forma autônoma.

Passo 2: criação de um cronograma

Uma vez que você tenha controle sobre as informações do ativo, vem o cronograma.

Programe as intervenções de acordo com o ativo e ajuste a agenda dos colaboradores de acordo, sendo as intervenções em clientes ou internas.

Aqui, o sistema de gestão também facilita, porque torna possível programar a repetição e frequência das tarefas, já inserindo elas na agenda. 

Além disso, cada tarefa tem seu checklist próprio a ser seguido, seja uma manutenção planejada mais rotineira ou mais complexa. Então, o trabalho fica mais padronizado e confiável.

Saiba mais: Como criar um cronograma de manutenção com tecnologia em 8 passos

Passo 3: capacitação da equipe

Parte fundamental de planejar e implementar a manutenção preventiva é investir no treinamento dos colaboradores. 

A partir deste investimento, o processo diário com os ativos pode ficar mais eficiente. Por exemplo, um colaborador que lida com determinados equipamentos pode receber treinamentos focados neles e ganhar capacidade para fazer manutenção autônoma, detectando problemas e antecipando soluções com mais rapidez e exatidão.

Leia mais: Por que investir no treinamento de equipes em campo?

Sistema de gestão para manutenção preventiva: que funções são necessárias?

Você notou que diversos procedimentos dentro do plano de manutenção são muito mais rápidos e eficientes dentro de um sistema de gestão. 

Por isso, usar um software é um investimento na operação da empresa, tanto na durabilidade dos equipamentos quanto na confiabilidade na operação. 

Para que o software cumpra bem o seu papel na manutenção, precisa das seguintes funcionalidades:

Conheça: Qual o melhor sistema de gestão para empresa de manutenção? 2024

Acompanhar as evoluções tecnológicas vai tornar a sua empresa realmente diferenciada no mercado.

Por isso, aconselhamos que você dê uma olhada nas melhores opções para que sua manutenção e operação sejam o mais eficientes possível.

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Agenda-e-Menu1234-min

 

Gerir a empresa é simples com o Auvo. E o trabalho rende mais.

Dados na sua mão. 90% a mais de produtividade e 0% de papel. OS online direto no celular. Conheça o Auvo e veja a sua receita crescer.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA