Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Como escolher a melhor ferramenta de Field Service?

Leitura aprox. de 17 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 06, 2023


Leitura aprox. de 17 minutos

Aqui você encontra:

A busca por uma ferramenta de gestão de Field Service adequada para o seu negócio pode ser um tanto desafiadora, mas existem algumas etapas que você deve ter em mente. 

Neste artigo, abordaremos os principais recursos a serem explorados, como entender suas necessidades de negócios e o que considerar ao tomar sua decisão final. 

Ao final deste post, você saberá tudo o que precisa para escolher a melhor ferramenta de gestão Field Service para sua empresa.

O que é uma ferramenta de Field Service?

Uma ferramenta de serviço de campo ou Field Service pode ser um aplicativo ou um sistema completo que ajuda as empresas a gerenciar suas operações de serviço de campo e equipe externa. 

Ele permite que as empresas automatizem e otimizem seus processos, incluindo agendamento, ordens de serviços, gerenciamento de recursos e faturamento.

auvo-banner-hr-2-tecnicos-ou-mais (1)

Quais são os tipos de ferramentas de Field Service ou serviço de campo?

Uma ferramenta de serviço de campo ou Field Service pode ser um aplicativo ou um sistema completo que ajuda as empresas a gerenciar suas operações de serviço de campo e equipe externa. 

Ele permite que as empresas automatizem e otimizem seus processos, incluindo agendamento, ordens de serviços, gerenciamento de recursos e faturamento.

Sabe o que é NPS? Como aplicar na sua empresa e fidelizar o cliente em visitas técnicas?

Existem diferentes tipos de ferramentas para trabalho de campo disponíveis no mercado, cada uma com seu próprio conjunto de recursos e benefícios. Os tipos mais populares de ferramentas de Field Service são:

- Ferramentas de agendamento e atendimento: essas ferramentas ajudam as empresas a automatizar e otimizar seus processos de agendamento e atendimento. Eles permitem que as empresas rastreiem e gerenciem recursos, agendem compromissos e enviem técnicos com base nas necessidades do cliente.

Conheça as 5 formas de fidelizar seus clientes em visitas técnicas e aumente os seus lucros.

- Ferramentas de gerenciamento de estoque: essas ferramentas ajudam as empresas a rastrear e gerenciar níveis de estoque, pontos de reabastecimento e falta de estoque. Eles também permitem que as empresas gerem relatórios sobre níveis e tendências de estoque.

- Ferramentas de gerenciamento de recursos: essas ferramentas ajudam as empresas a rastrear e gerenciar recursos como técnicos, equipamentos, peças e materiais. Eles também permitem que as empresas aloquem recursos com base na necessidade do cliente ou na disponibilidade do técnico.

Aumente a frequência de atendimentos e fidelize seus clientes com este Guia Prático de Como fechar mais contratos recorrentes. 

- Ferramentas de relatório e análise: essas ferramentas ajudam as empresas a gerar relatórios sobre operações de serviço de campo para análise de desempenho ou rastreamento de KPI. Também ajudam as empresas a identificar falhas e oportunidades de melhoria, como economia em combustível e produtividade da equipe.

Entenda quais são as necessidades para o uso de software de field service:

Para apoiar melhor sua decisão e garantir que a ferramenta de gestão de Field Service supra todas as expectativas e entregue os resultados esperados, é preciso realizar o levantamento de todas as necessidades que deseja atacar.

Descubra a seguir:

Necessidades do negócio

Para selecionar a melhor ferramenta de serviço de campo, primeiro você precisa analisar suas necessidades de negócios. Responda as seguintes questões: 

  • Quais processos você precisa automatizar? 

  • Quais informações você precisa rastrear? 

  • Quais relatórios você precisa gerar?

Responder a essas perguntas ajudará você a determinar quais recursos são mais importantes para você.

ORÇAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (2)

Requisitos de tecnologia

Depois de saber quais recursos você precisa, você pode começar a identificar seus requisitos de tecnologia.

  • Com que tipo de plataforma a ferramenta precisa ser compatível?

  • Qual nível de integração você precisa? 

  • Você precisa de uma solução baseada em nuvem ou no local?

Esclarecer estes pontos ajudará a restringir suas opções.

Principais funcionalidades de um software de serviço de campo

Automação e Agendamento

As ferramentas para prestadores de serviço devem oferecer recursos que automatizem tarefas e programem recursos de maneira eficaz. 

A automação pode ajudar a reduzir erros, otimizar fluxos de trabalho e melhorar a eficiência. Por exemplo, uma ferramenta de gestão de Field Service pode gerar ordens de serviço com base em históricos e facilitar o envio. A ferramenta também deve permitir o agendamento fácil de recursos, como técnicos, equipamentos e veículos.

Inventário e Gerenciamento de recursos

Uma ferramenta de serviço de campo eficaz também oferece recursos para gerenciamento de estoque e recursos

Isso pode incluir o rastreamento de níveis de estoque, pedidos de suprimentos, gerenciamento de ativos e agendamento de manutenção preventiva. 

A ferramenta deve fornecer visibilidade em todos os aspectos da operação de serviço de campo, para que os gerentes possam tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos.

Avalie suas opções: como escolher um software de serviço externo?

Pesquise fornecedores

O primeiro passo para escolher a melhor ferramenta de serviço de campo é pesquisar vários fornecedores. Isso pode ser feito pesquisando online, lendo publicações do setor ou conversando com outras empresas da mesma área. Após ter uma lista de fornecedores em potencial, você precisa avaliar as ofertas.

Ao pesquisar fornecedores, você deve considerar os seguintes fatores:

- Preço: Qual é o custo da ferramenta? É uma taxa única ou uma assinatura?

- Funcionalidades: A ferramenta possui todas as funcionalidades que você precisa? Existem recursos exclusivos que seriam benéficos para o seu negócio?

- Comentários de usuários: o que os usuários dizem sobre a ferramenta? Existem comentários ou críticas negativas?

indique e ganhe da auvo

Preços e avaliações de recursos

Depois de pesquisar vários fornecedores, você precisará comparar preços e recursos para escolher a melhor ferramenta de serviço de campo para o seu negócio. 

Ao avaliar o preço, você deve considerar o custo da ferramenta, bem como quaisquer custos ocultos, como treinamento ou taxas de implementação

Ao avaliar os recursos, certifique-se de que a ferramenta tenha todos os recursos necessários e que todos os recursos exclusivos sejam benéficos para o seu negócio.

Quais são os desafios para implantar um software de serviço de campo? 

Você também deve consultar as avaliações dos usuários para ver o que os outros pensam sobre a ferramenta antes de tomar sua decisão final.

Comparação de comentários e comentários de usuários

A segunda etapa, após avaliar preços e recursos, você deve comparar comentários e avaliações de usuários de diferentes fontes para obter uma visão abrangente das ofertas de cada fornecedor. 

Isso ajudará você a identificar quaisquer bandeiras vermelhas ou áreas onde um fornecedor se destaca dos outros. 

Empresas de manutenção reduzem em até 30% os seus gastos com o uso de ordem de serviço digital: veja como.

Uma lista restrita de fornecedores em potencial com os quais pode entrar em contato vai te ajudar a obter mais informações.

E é assim que se escolhe o melhor software de Field Service para o seu negócio

Recapitulando… Ao escolher uma ferramenta de gestão de Field Service, é importante primeiro entender suas necessidades de negócios e requisitos de tecnologia. 

Depois, você pode começar a pesquisar e comparar diferentes ferramentas de serviço de campo no mercado. Os principais recursos a serem procurados incluem automação e agendamento, gerenciamento de inventário e recursos e geração de relatórios e análises. 

Após restringir suas opções, você pode definir um orçamento e escolher um fornecedor que melhor atenda às suas necessidades.

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA