Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Os desafios de implantar sistema de gestão de equipes externas

Leitura aprox. de 10 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Fevereiro 10, 2023


Leitura aprox. de 10 minutos

Aqui você encontra:

Implantar qualquer novo sistema gera inúmeras dúvidas.  Agora imagine implantar um sistema de gestão de equipes externas em empresas que não possuem muita familiaridade com tecnologia. Os desafios parecem ainda maiores.

Quando falamos das dificuldades, esbarramos na velha máxima do “sempre funcionou assim, para que mudar agora?”

O que os gestores precisam entender é que para crescer e prosperar um negócio, fazendo com funcione por muitos anos, é preciso investir de maneira inteligente em mecanismos que ajudem a fazer mais com menos, ou mais rápido. 

Pode ser que o mesmo jeito de realizar as atividades, dentro da empresa, possa funcionar por muito tempo ainda, mas o negócio pode ser facilmente ultrapassado por uma concorrência que enxergue a oportunidade e acabe entregando melhor e com mais agilidade. Até o momento que a sua prestadora de serviços não consiga acompanhar o ritmo e acabe ficando para trás.

Veja como empresas diminuem em até 30% os seus gastos com uso de softwares.

Para que isso não aconteça na sua empresa, veja quais são alguns dos principais desafios encontrados para a aquisição de uma plataforma ou sistema de gestão nas empresas prestadoras de serviço.

Falta de cultura de inovação

Este é um dos fatores que mais influenciam na adoção de novas tecnologias. Não ter uma cultura de inovação faz com que a empresa deixe de prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor, deixando de ser competitiva. 

Nem todas as inovações serão as ideais para o seu tipo de negócio, mas ficar de olho em diferentes ideias, novos comportamentos e novas ferramentas farão a diferença no crescimento da sua empresa.

Veja por onde começar:

  • Procure saber o que o seu concorrente está fazendo de novo.
  • Olhe além do seu segmento. Quais experiências você viveu (e gostou) que pode adaptar ao seu negócio?
  • Frequente feiras, palestras e cursos para aprender e, principalmente, criar conexões, formando seu networking.
  • Implemente a melhoria contínua também nos seus pontos fortes.
  • Saiba quais são os sistemas mais utilizados no seu segmento e como eles ajudam na produtividade da equipe

A inovação pode estar em pequenas mudanças que agregam no dia a dia da empresa e o custo pela falta dela pode ser ainda maior que o custo do investimento que você faz.

Adaptação da equipe

É normal, em qualquer processo de mudança, se deparar com a resistência da equipe. Principalmente se envolver o uso de novas tecnologias. 

Aprender ou reaprender a usar softwares, por exemplo, pode gerar um desconforto inicial. Trazer medo da adaptação ou gerar desconfiança pelas intenções da contratação.

Neste caso é importante envolver todo o time e capacitá-los para que se sintam confiantes com o uso de novos sistemas. A Equipe precisa entender todos os benefícios que a nova ferramenta trará à empresa e às suas próprias atividades. 

Não cobre agilidade já nos primeiros dias de uso. A adaptação ao novo sistema será gradativa e cada pessoa terá o seu tempo de aprendizado

Ofereça apoio e acompanhamento. O colaborador deve se sentir confortável em questionar quando tiver dúvidas e saber a quem deve recorrer nestes casos. Caso tenha alguém que já domine o uso da nova ferramenta, peça ajuda para ensinar aos demais. Também é importante que o sistema ofereça um treinamento e tenha um canal disponível para que os usuários possam entrar em contato.

Falta de recursos financeiros

Alguns anos atrás era comum que somente grandes empresas conseguissem investir em inovações. Os sistemas eram extremamente caros e exigiam um investimento em infraestrutura para suportar o armazenamento de dados.

Porém, hoje, a realidade é completamente diferente. Contamos com equipamentos simples que processam uma quantidade enorme de informações, armazenamento em nuvem, facilidade de conexão e integração com outras ferramentas. Sem contar o surgimento de diversas empresas focadas em soluções específicas, para problemas comuns, que ajudaram a baixar o preço e consequentemente a democratizar o acesso. 

A dificuldade maior, agora, está em escolher qual é o melhor sistema, conforme a necessidade da sua prestadora de serviço.

Ao escolher o sistema, calcule os benefícios que ele pode trazer a sua estrutura atual. 

O investimento pode ajudar a:

  1. Aumentar o número de atendimentos, trazendo mais clientes 

  2. Diminuir o tempo que seu funcionário perde preenchendo planilhas e documentos

  3. Manter uma equipe enxuta e eficiente

Mas também pode ajudar a:

  1. Ter uma economia maior que o custo com a aquisição da mesma ferramenta.

Pense nisso!

auvo-hr-blog-teste-gratis

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.