Logo Auvo
Português Português
Blog / Gestão de empresas /

Relatório de Obras: o que é e o que não pode ficar de fora?

Voltar ao Blog Gestão de empresas

Relatório de Obras: o que é e o que não pode ficar de fora?

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Abril 26, 2023


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

Todo projeto de construção precisa de atualizações regulares sobre seu progresso. Os relatórios de obras capturam e apresentam dados importantes para as equipes, incluindo proprietários, gerentes e trabalhadores. 

Esses relatórios fornecem informações críticos sobre o andamento de um projeto de construção, incluindo horas de trabalho, materiais usados e orçamento gasto. Portanto, eles são extremamente importantes para manter o controle das informações essenciais.

O que é relatório de obras e por que é tão importante?

Relatório de obras é um documento que tem como objetivo apresentar informações sobre o andamento de um projeto de construção ou reforma. Esse relatório é utilizado para monitorar o progresso das atividades e garantir que tudo está sendo executado de acordo com o planejado.

Tem dificuldades para fazer relatório de visitas técnicas? Aprenda aqui.

São documentos usados por empreiteiros para manter todos os envolvidos informados, usados para rastrear o andamento de projetos de construção, incluindo programação, marcos do projeto, orçamentos e outros detalhes essenciais.

Use esse modelo de orçamento para prestação de serviços na sua empresa.

Os relatórios de obras podem incluir qualquer combinação de dados visuais, escritos e numéricos. Eles podem incluir registros diários, desenhos arquitetônicos, planilhas orçamentárias e listas de verificação. Os relatórios de obras fornecem  informações suficientes para tomar decisões informadas sobre um projeto.

O objetivo principal de um relatório de obra é garantir que todos saibam o que está acontecendo em um projeto, o que permite que todos trabalhem dentro do mesmo quadro comum. São essenciais para garantir que o projeto esteja evoluindo de forma eficiente e que todos estejam na mesma página.

Quais são os tipos de relatórios de obras?

Relatório Diário de Progresso

Este relatório captura o progresso diário de diferentes aspectos do projeto, incluindo atividades no local, equipamentos utilizados e o número de trabalhadores disponíveis em várias etapas da construção.

Relatório de Status de Projeto

Este relatório de construção apresenta o progresso e o status dos principais componentes de um projeto, incluindo objetivos do projeto, marcos, cronograma e orçamento. Este relatório é importante para ajudar a melhorar a comunicação entre as equipes e impulsionar o processo de tomada de decisão.

ORÇAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (2)

As consequências de não usar relatório de obras:

Sem relatórios de obras regulares, os projetos de construção podem sofrer atrasos, e gerar um efeito cascata em toda a estrutura do projeto. Projetos atrasados são caros e, ao sofrem reprogramação, geram ainda mais custos.

Veja 8 formas de reduzir custos na sua empresa com dicas práticas.

Por exemplo, se uma entrega crítica for atrasada em um projeto de construção, isso pode levar a outros subcontratados não conseguirem realizar seu trabalho atribuído, resultando em atrasos e despesas adicionais.

Aumento de custos e estouros no orçamento

Projetos sem relatórios regulares de construção tendem a sofrer com o aumento de custos e estouros de orçamento. Sem comunicação regular e transparente sobre as finanças do projeto, a equipe pode se ver com um orçamento esgotado e sem maneira de ajustar ou gerenciar os custos.

Quando os projetos de construção ultrapassam seus orçamentos, a equipe pode voltar à prancheta para revisar o escopo do projeto para acomodar os custos extra ou até mesmo ter que paralisar a obra até que encontre a solução.

ORÇAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (2)

O que não pode faltar em um relatório de obras?

Para um relatório de obra se considerado efetivo, há algumas informações importantes que não podem ficar de fora. São elas:

  1. Cronograma: deve conter as datas previstas para o início e término de cada atividade.

  2. Orçamento: o relatório deve incluir informações sobre o orçamento previsto e o custo real de cada atividade.

  3. Descrição das atividades realizadas: deve incluir uma descrição detalhada do que foi feito em cada fase do projeto.

  4. Problemas e soluções encontradas: é importante registrar os problemas que surgiram durante a execução do projeto e as soluções encontradas para resolvê-los.

  5. Fotos e imagens: incluir fotos e imagens do andamento das obras ajuda a visualizar o progresso do projeto.

Aprenda como fazer Relatório Fotográfico com este passo a passo.

  1. Análise de riscos: deve ser feita uma análise dos riscos envolvidos no projeto e medidas tomadas para minimizá-los.

  2. Conclusões e recomendações: é importante incluir uma conclusão geral sobre o andamento do projeto e recomendações para melhorias futuras.

  3. Nome dos responsáveis: é fundamental incluir o nome dos responsáveis pela execução do projeto, como engenheiros, arquitetos, empreiteiros e outros profissionais envolvidos.

  4. Aprovações e autorizações: deve ser registrado qualquer aprovação ou autorização necessária para a execução do projeto.

  5. Alterações no projeto: caso haja mudanças no projeto original, essas alterações devem ser registradas no relatório.

Benefícios de utilizar o relatório de obras:

Os relatórios de obras podem ajudar a tornar o gerenciamento de projetos mais eficiente, tornando as tarefas, fluxos de trabalho e dados financeiros essenciais visíveis.

Esses relatórios podem ajudar a revelar o progresso bem-sucedido do projeto e identificar áreas que podem precisar de revisão. Tais informações podem ajudar no processo de tomada de decisão e na priorização de atividades específicas para atender aos objetivos do projeto.

Aumento da transparência 

Relatórios regulares de construção criam transparência das atividades do projeto e garantem responsabilidade em todos os níveis, desde os trabalhadores no chão até a alta gerência. Fornecer acesso a esses relatórios às equipes ajuda a entender o status do projeto e direcioná-lo para atender aos objetivos estabelecidos.

Além disso, quando a equipe do projeto tem controle das atividades, elas ganham confiança e executam o projeto com mais engajamento e produtividade.

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Leia mais conteúdos
Gestão de empresas

Como calcular homem-hora? Instruções + calculadora grátis

Calcule o valor de homem-hora para sua empresa online e gratuitamente. Entenda mais sobre esse indicativo de produtividade e...

Gestão de empresas

Garantia de serviços prestados: o que é e como funciona

Saiba tudo sobre garantia de serviços prestados: conceito, funcionamento, exigência e normas sobre o assunto!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Banner image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agendar demonstração grátis