Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Produtividade

Gerenciando seu estoque: o que é e como fazer inventário de materiais

Leitura aprox. de 9 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 22, 2023


Leitura aprox. de 9 minutos

Aqui você encontra:

O gerenciamento de estoque é uma parte essencial de qualquer negócio de sucesso, mas muitas vezes pode ser negligenciado. Com as estratégias e ferramentas certas, o inventário de materiais pode ser mais eficiente e econômico. 

Nesta postagem do blog, exploraremos como gerenciá-lo de maneira eficaz. Confira!

Entendendo mais sobre o gerenciamento de estoque

Antes de tudo, é importante que você entenda o que é a gestão de estoques, os benefícios para a sua empresa e qual a melhor forma de realizar essa tarefa. 

Como um software para controle de materiais ajuda a sua empresa.

O que é gestão de estoque?

O gerenciamento de estoque é o processo que garante que uma organização tenha a quantidade certa de materiais a qualquer momento. 

Com isso, envolve rastreamento, pedido e armazenamento, para garantir que esses materiais estejam disponíveis quando necessário. O objetivo é manter um equilíbrio entre ter muito ou pouco estoque disponível.

Nesse processo, é importante haver previsão de demanda futura de produtos e serviços para que as organizações tenham o nível certo de estoque disponível sempre que precisarem.

Isso ajuda a planejar e ajustar seus níveis de fornecimento de acordo. Além de ser possível maximizar seus lucros, minimizando os custos associados ao excesso de estoque ou à falta de materiais necessários.

Benefícios de gerenciar seu inventário

Gerenciar seu inventário de forma eficaz oferece inúmeros benefícios, incluindo:

  • Simplificação das operações — O rastreio automático do seu estoque permite que você mantenha contagens precisas do que está entrando e saindo sem contagem manual ou papelada, economizando tempo e reduz erros.

  • Economia de custos — Ter um sistema que ajuda a evitar excesso ou falta de material, diminuindo o desperdício de dinheiro na compra de itens.

  • Melhor atendimento ao cliente — Com previsões precisas, você pode atender melhor às demandas, resultando em clientes mais satisfeitos.

Está com clientes insatisfeitos na sua empresa? Acompanhe as dicas para resolver esse problema.

  • Maior eficiência — Você poderá identificar rapidamente onde existem problemas em seus processos de produção, como gargalos, que permitem fazer ajustes mais rapidamente, melhorando a eficiência geral.

INVENTARIO DE PRODUTOS

  • Redução de riscos — Rastrear seu inventário com exatidão reduz os riscos associados a atividades fraudulentas e roubo, garantindo que apenas transações legítimas ocorram em sua empresa.

  • Tomada de decisão baseada em dados — Ser capaz de rastrear tendências com base em dados de vendas anteriores permite que você tome decisões informadas sobre níveis de estoque, estratégias de preços, promoções, etc., possibilitando a maximização dos lucros ao longo do tempo.

Sabe quais são os principais KPIs de manutenção? Descubra neste artigo.

Melhores práticas para gerenciamento de estoque

Agora que já sabemos o que é a gestão de estoques, os seus benefícios e a sua importância, a pergunta que não quer calar, é: como desenvolver um sistema de inventário? E como gerenciar o meu estoque? Esse é alguns dos tópicos que trataremos abaixo. 

Desenvolvimento de um Sistema de Inventário

O desenvolvimento de um sistema de inventário é essencial para uma gestão de estoque eficaz e a melhor maneira de desenvolvê-lo é começar avaliando as necessidades do seu negócio. Comece com uma lista básica de estoque, que deve incluir todos os itens que precisam ser rastreados, como matérias-primas e produtos acabados. 

Depois de obter essa lista, crie um sistema de rastreamento ou numeração para cada item que possa ser usado para acompanhar seus movimentos em toda a cadeia de suprimentos. 

Além disso, considere se você precisa de diferentes categorias de itens de estoque e, em caso afirmativo, crie subconjuntos específicos em sua lista geral.

Assista ao vídeo em que especialistas falam mais sobre como ter um maior controle de equipamentos:

 

Rastreando o seu inventário

Logo que estabelecer um sistema de inventário eficaz, é importante implementar medidas para rastreá-lo regularmente, a fim de manter registros precisos o tempo todo. 

Para fazer isso com sucesso, é necessário um monitoramento consistente do status atual de cada item — seja em trânsito, armazenado em depósito ou sendo usado atualmente em processos de produção — para as alterações necessárias poderem ser feitas de maneira rápida e eficiente.

Organizando o seu inventário 

Organizar seu estoque pode parecer uma tarefa árdua, mas é fundamental para acompanhar os diferentes materiais disponíveis na sua empresa

Uma ajuda e tanto na economia de tempo e dinheiro, enquanto executa as operações sem problemas, sem interrupções ou atrasos devidos a escassez, ou falta de comunicação entre departamentos em relação aos níveis de disponibilidade de material e equipamentos.

Como tal, organizar itens em seções designadas com base em seu tipo (por exemplo, matérias-primas X produtos acabados) não apenas torna mais fácil para os funcionários encontrá-los rapidamente, mas também ajuda a manter os registros organizados.

A criação de rótulos detalhados, incluindo nome/descrição do produto, quantidade restante, etc., fornece mais clareza sobre as quantidades de estoque, garantindo que todos trabalhem com as mesmas informações do começo ao fim e, por consequência, menos erros cometidos ao longo do caminho.

Auditoria de estoque: O que é? Como fazer? 

Nessa atividade, também é importante revisar regularmente seu sistema para verificar se há áreas de melhoria ou lacunas nos dados que precisam ser preenchidos para manter um registro preciso dos valores de estoque.

Uma ideia é realizar auditorias regulares e comparar os níveis esperados com base nas tendências de vendas anteriores ou saída de produção. 

Estratégias para melhorar sua gestão de estoque

O gerenciamento de estoque é uma tarefa difícil mas com as ferramentas certas, esse trabalho torna-se muito mais simples. Contar com um banco de dados e sistemas de gerenciamento ajuda a diminuir a burocracia nas atividades, economizando tempo, dinheiro e aumentando o controle e veracidade desse processo. 

Criando um banco de dados para inventário

Uma boa maneira de garantir que todas as informações relacionadas ao seu inventário sejam rastreadas e registradas com precisão é criando um banco de dados. 

Ele permitirá que você armazene todos os detalhes importantes, como nome do item, quantidade, valor, localização, informações de contato do fornecedor e muito mais, permitindo pesquisar facilmente itens ou rastrear seu movimento em toda a cadeia de suprimentos.

Sistema de gerenciamento de estoque

A utilização de sistemas ajuda a facilitar os seus processos. Por meio deles, você pode ter o rastreamento de níveis de estoque em tempo real, para que você sempre tenha dados precisos à mão. 

Utilizando código de barras ou QR Code para identificar cada material ou equipamento, você pode registrar a entrada e saída do estoque com mais facilidade e precisão.

Aprenda como o software Auvo auxilia sua empresa com o acompanhamento de ativos por QR Code.

Utilize soluções em nuvem

O uso de soluções baseadas em nuvem é outra ótima maneira de melhorar seu processo de gerenciamento de estoque e promover a eficiência da equipe de operações da sua organização.

Estes sistemas permitem que você acesse dados de qualquer lugar e a qualquer momento com apenas uma conexão com a Internet, permitindo que equipes em locais diferentes tenham acesso à mesma informação.. 

As soluções baseadas em nuvem oferecem escalabilidade, portanto, se necessário, as empresas podem aumentar a capacidade de armazenamento à medida que seus negócios crescem sem ter que investir em hardware ou servidores adicionais, economizando dinheiro e tempo.

Como a Auvo pode auxiliar na gestão de estoque e inventário de materiais?

Agora que sabemos que o gerenciamento de estoque é uma atividade essencial para as empresas, e criar um processo efetivo, rastrear seus itens e organizá-los é primordial para o sucesso do seu negócio, saiba que o Auvo pode te ajudar nessas tarefas!

Com o nosso app, você pode:

Fale com a gente!

demonstração gratuita

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
botão para demonstração gratuita

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA