Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Cortar custos com decisões inteligentes: Um guia para refrigeração

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Março 24, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

Cortar custos é um desafio para qualquer negócio, mas é especialmente importante para empresas de refrigeração. Com o aumento das contas de energia e outros custos indiretos, reduzir as despesas pode ser a chave para manter a lucratividade. 

Neste artigo, oferecemos um guia sobre como as empresas de refrigeração podem usar decisões inteligentes para reduzir seus custos gerais. Confira!

Os benefícios da redução de custos em empresas de refrigeração

Reduzir custos é o que toda empresa quer e precisa, mas será que você sabe todos os benefícios dessa redução?

Quais são os fundamentos da redução de custos?

A redução de custos é um processo que envolve identificar e reduzir despesas para aumentar as margens de lucro de uma empresa

As empresas de refrigeração podem se beneficiar muito com as estratégias de redução, pois possuem altos custos indiretos associados à manutenção e operação de seus equipamentos. Ao minimizar os custos, podem melhorar a lucratividade e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a produtividade.

Antes de tudo, é importante entender os fundamentos da redução de custos. Isso inclui entender a diferença entre custos fixos e variáveis, bem como custos indiretos e diretos. 

Os custos fixos não mudam quando o volume de produção aumenta ou diminui, como o aluguel, por exemplo. 

Por outro lado, custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a quantidade produzida ou vendida pela empresa. Ou seja, quanto mais a empresa produzir ou vender, maiores serão seus custos variáveis. 

Aprenda na prática como reduzir custos com equipamentos de refrigeração. 

Esses custos estão diretamente relacionados com a atividade da empresa e variam de acordo com a demanda, como gasto com energia, contratação adicional de mão de obra, etc.

INDICADORES DE CUSTO NA GESTÃO

Já os custos diretos são aqueles relacionados à produção do produto, como matérias-primas ou salários de mão de obra.

Redução de custos operacionais com equipe externa: Como fazer na prática?

Os custos indiretos incluem despesas gerais, como taxas de administração ou taxas de transporte, que não estão diretamente relacionadas a nenhum produto específico produzido pela empresa.

Identificar as áreas potenciais para redução de custos

Após identificar quais tipos de despesas sua empresa possui, você pode começar a avaliar onde existem oportunidades potenciais de economia em suas operações.

Esse processo é conhecido como análise de lacunas. Durante a análise de lacunas, todas as atividades operacionais devem ser examinadas para identificar se existem processos ineficientes que podem ser melhorados ou substituídos, a fim de reduzir os gastos gerais sem afetar a qualidade da produção ou os níveis de satisfação do cliente.

Veja 8 dicas para redução de custos na sua empresa e aumente seus lucros.

Como reduzir custos em empresas de refrigeração?

Toda tomada de decisão precisa de um plano, para a redução de custos não seria diferente. Confira como desenvolver e implementar um plano de redução de custos em sua empresa de refrigeração.

Crie uma lista abrangente para economia de custos

A primeira etapa no desenvolvimento e implementação de um plano de redução de custos é criar uma lista abrangente de ideias. 

Dependendo do tamanho e escopo do seu negócio, isso pode incluir desde a renegociação de contratos com fornecedores até a redução do consumo de energia. 

Assim que identificar todas as oportunidades potenciais, você pode começar a avaliá-las uma a uma para determinar quais são as mais viáveis para sua situação específica.

Implemente táticas de redução de custos na empresa de refrigeração

Ao criar uma lista inicial de ideias de economia de custos e avaliá-las quanto à viabilidade dentro do orçamento e das operações de sua empresa, é hora de começar a agir sobre aquelas que fazem mais sentido para você. 

Além do mais, pode ser benéfico considerar maneiras pelas quais a troca de fornecedores ou as especificações do produto podem levar a custos reduzidos sem comprometer a qualidade, ou os padrões de atendimento ao cliente.

Uma aula completa ensinando você a vender mais contratos de manutenção? Dê play abaixo e aprenda a montar um pitch de vendas completo:

 

Quais ferramentas ajudam a sua empresa de refrigeração a diminuir custos?

A redução de custos é um trabalho árduo e utilizar ferramentas que te auxiliem nesse processo é essencial! Confira algumas opções que podem te ajudar.

Automação 

A automação é uma ótima maneira de aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais gerais. Ao automatizar processos, como pedido de estoque, rastreamento de remessas e agendamento de manutenção, o tempo necessário para concluir essas tarefas é reduzido significativamente. 

Com isso, a automação permite com que as empresas de refrigeração rastreiem seu estoque em tempo real e identifiquem rapidamente quaisquer discrepâncias ou oportunidades de economia de custos.

Análise de dados 

A análise de dados pode ser usada para descobrir padrões no comportamento do cliente que podem ajudar uma empresa de refrigeração a entender onde a economia de custos pode ser feita. 

Como gerenciar sua equipe externa com base em dados? Seja eficiente!

Com essa análise, é possível tomar decisões informadas sobre a melhor forma de economizar dinheiro, avaliando o desempenho passado, em vez de confiar em suposições baseadas apenas na experiência.

Fornecedores confiáveis

Grande parte do sucesso de uma empresa depende da rede de fornecedores com quem trabalha. Fornecedores sérios, principalmente os que têm boa reputação no mercado, geralmente terão um custo mais elevado de peças, mas, por outro lado, são mais confiáveis e comprometidos.

Por exemplo, um bom fornecedor de componentes, como compressores e filtros de ar, essenciais em um sistema de refrigeração, poderá custar mais caro, porém haverá garantias de funcionamento adequado ao longo do tempo, exigindo menos reparos ou substituições frequentes. 

A consequência será refletida na satisfação do cliente e na economia com peças de baixa qualidade e procedência duvidosa.

Como o Auvo ajuda a sua empresa de refrigeração a diminuir custos?

O sistema Auvo oferece aos usuários uma ampla variedade de opções e recursos para atender às necessidades da sua empresa de refrigeração. 

Por meio do sistema Auvo, você consegue reduzir custos desnecessários com papéis e com o km rodado, por exemplo, além de gerenciar as atividades da sua equipe externa, facilitando sua gestão.

São mais de 150 funcionalidades que irão facilitar sua rotina diária, entre em contato com a gente!

Quer saber na prática como o Auvo muda a realidade de empresas de refrigeração? Assista ao case de sucesso abaixo:

 

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA