Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Gestão de estoque: como inventário de materiais aumenta produtividade?

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Abril 04, 2023


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

A gestão de estoque envolve o rastreamento e controle dos níveis de estoque de material, a fim de otimizar a eficiência e minimizar os resíduos. Neste post, vamos explorar algumas maneiras de maximizar a produtividade da sua empresa com o inventário de material.

inventario de produtos para gestão de estoque

O que é inventário de material?

O inventário de material, também conhecido como estoque ou suprimentos, refere-se aos bens usados por uma empresa em seu processo de produção. É um componente essencial das operações de qualquer negócio, pois ajuda as empresas a atender a demanda do cliente e a produzir serviços de qualidade.

Tipos de inventário de material:

Existem três tipos principais de inventários de materiais: 

  1. Inventários de matérias-primas: consistem nas entradas necessárias para atividades de fabricação como operações de fabricação ou montagem
  2. Inventários WIP (trabalho em processo): referem-se a itens parcialmente concluídos aguardando mais etapas de processamento
  3. Inventários de bens acabados: referem-se a itens prontos disponíveis para venda diretamente aos consumidores ou empresas. 

Dependendo da natureza de suas operações e setor da indústria em que operam, as empresas podem ter um tipo de inventário material ou vários tipos ao mesmo tempo.

Benefícios da gestão de inventário de material:

A gestão efetiva de estoque oferece inúmeros benefícios:

  •  Maior satisfação do cliente através da entrega oportuna 

  • Custos reduzidos de evitar itens de sobrecarga não imediatamente necessários

  • Aumento das vendas

  • Sistemas de controle simplificados com menos processos manuais

  • Uso otimizado de espaço devido a métodos de estoque eficientes

  • Entre outros.

Formas de otimizar o inventário de material para maior produtividade:

Sistemas de inventário automatizados podem reduzir drasticamente a quantidade de tempo e esforço que leva para gerenciar seu inventário de material

Ao usar a automação, você pode rastrear e atualizar rapidamente seus dados de produto em tempo real, eliminando erros manuais associados a processos baseados em papel. 

A automação também simplifica o processo de criação de faturas, ordens de serviço e outros documentos necessários para uma gestão eficiente de ações.

Analise os dados de inventário para identificar padrões

Revisar seus inventários de materiais permite que você compreenda melhor seu estado atual e encontre maneiras de otimizá-los

Cortar custos com decisões inteligentes: Um guia para climatização e refrigeração.

Analisar esses dados pode revelar informações úteis sobre as tendências, tais como quais produtos estão vendendo mais rápido do que outros ou que tipos de clientes tendem a comprar certos itens com mais frequência.

Esta análise fornecerá informações valiosas sobre como sua estratégia está funcionando e ajuda você a tomar decisões informadas sobre futuras compras ou ajustes aos níveis de estoque existentes.

Como utilizar dados para tomada de decisão? Veja na prática.

Melhora a comunicação e a colaboração entre departamentos

A comunicação e a colaboração eficazes entre departamentos ajudam a evitar erros dispendiosos relacionados com a comunicação incorreta e o mal-entendido quando se trata de inventários de materiais e práticas globais de gestão de ações dentro de uma organização. 

Se um departamento precisa de suprimentos adicionais ou tem excesso de estoques disponíveis, eles devem comunicar essas informações de forma rápida e precisa para que outras equipes saibam como melhor proceder com suas operações sem demora, ajudando a garantir operações diárias suaves em todas as partes de uma empresa.

E como a Auvo ajuda a sua empresa na gestão de estoque e inventário de material?

Para te auxiliar a aumentar a sua produtividade é imprescindível contar com um sistema de gestão e o Auvo pode te ajudar nisso!

Com o nosso app, você pode:

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA