Indicadores de desempenho: o que é, como usar e exemplos

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como indicadores de performance, são dados que ajudam na hora de fazer uma gestão voltada para resultados.

indicadores de desempenho
Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como indicadores de performance, são dados que ajudam na hora de fazer uma gestão voltada para resultados.

Afinal, não é recomendável tomar decisões com base em achismos, mas sim, com base em dados, evidências, métricas e fatos.

Sabe aquelas decisões baseadas em “eu acho isso”, ou, “fulano me contou aquilo”? Então, elas são de alto risco. Inclusive, é justamente por tomar decisões assim que muitas empresas “quebram”.

Por isso, este blog post foi feito para te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre indicadores de desempenho, bem como o seu significado e os tipos mais utilizados pelas empresas de sucesso.

Leia também:

Indicadores de clientes: como medir o sucesso

Indicadores de manutenção: conheça os principais

Indicadores de vendas [+ planilha gratuita]

Indicadores de desempenho em serviços

Boa leitura!

Demonstração grátis do Auvo

O que são indicadores de desempenho?

Os Indicadores de desempenho, ou KPI (Key Performance Indicator), são uma espécie de instrumento, feito para auxiliar no processo de gestão empresarial. 

Por isso, grandes empresas os utilizam para acompanhar métricas importantes. Desse modo, é possível avaliá-las de forma eficaz, e traçar estratégias para alcançar as metas, a curto, médio e longo prazo.

Indicadores de desempenho: entenda a importância

Os indicadores de desempenho tem a importante função de apresentar os resultados de forma quantitativa ou qualitativa, podendo auxiliar numericamente na avaliação dos processos e na medição da qualidade que estão sendo executados. 

Além disso, são eles quem fornecem as informações precisas para entender os processos a fundo e conseguir uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados. Logo, eles funcionam como objeto de estratégia na tomada de decisões importantes.

Quais são os principais indicadores de desempenho

Antes de abordar os principais indicadores de desempenho, é importante que você saiba quais são os tipos de indicadores. Existem vários tipos de KPIs, que podem ser subdivididos nas seguintes categorias:

Indicadores de qualidade - ajudam a entender todo e qualquer desvio que possa ter acontecido durante o processo produtivo

Indicadores de produtividade - são aqueles que estão relacionados ao uso de ativos e recursos da empresa com relação às entregas.

Indicadores estratégicos - fazem um comparativo do cenário atual da empresa com relação aos objetivos que foram determinados, ajudando a entender a situação em que a empresa se encontra.

Indicadores de capacidade - referentes a medição de capacidade de resposta de um processo. Por exemplo, a quantidade de produtos que uma máquina consegue produzir em um determinado período de tempo.

Existem diversos indicadores de desempenho, cada um com uma finalidade diferente, mas todos com a função de apresentar os resultados voltados para cada setor.

Veja a seguir os principais indicadores de desempenho:

Indicador de eficiência

O indicador de eficiência detecta desperdícios de recursos que reduzem a produtividade.

Sendo assim, a eficiência reflete indiretamente no cliente final. As horas de trabalho por produto produzido, o dinheiro gasto para a execução de atividades e a quantidade de horas paradas de uma máquina ou equipe, são alguns pontos que interferem neste indicador.

Indicador de eficácia

indicador de eficácia

O indicador de eficácia tem foco no produto, assim como no resultado. Portanto, esse indicador está relacionado à satisfação dos clientes. Por isso, é importante avaliar questões como atendimento ao cliente, pesquisa de satisfação, confiabilidade, entre outros.

A melhor forma de avaliar esse indicador é com o auxílio de um software de gestão, como o Auvo. Nele, você consegue fazer uma pesquisa de satisfação e obter relatórios com gráficos dos KPI's que você usou na pesquisa: 

Entenda melhor no vídeo a seguir:

 

Indicador de efetividade

O indicador de efetividade mede se os objetivos foram alcançados. Ou seja, avalia os processos que resultaram em resultados positivos, com diminuição dos custos e aumento nos lucros.

Indicador de lucratividade

O indicador de lucratividade calcula o percentual de lucro sobre o faturamento. Sendo assim, ajuda a entender quais ações de melhorias podem ser aplicadas. Em situações onde o faturamento foi positivo, porém, o dinheiro não está disponível, pode ser um indicativo de que os custos estão mais altos do que o esperado.

Valor do ticket médio

O valor do ticket médio é um indicador de desempenho que ajuda a entender a dinâmica de vendas. Com ele, é possível acompanhar por vendas, clientes ou por vendedor. Dessa forma, é possível avaliar a necessidade de implementação de ações que aumentem os resultados.

Nível de serviços de entregas

O nível de serviços de entregas é um importante indicador de desempenho na área de logística. Por meio dele, é possível avaliar os dados de entrega de produtos, assim como a eficiência da cadeia de abastecimento. Além disso, serve para averiguar o desempenho de fornecedores e o grau de confiabilidade deles com relação ao cumprimento de prazos.

Indicador de qualidade

O indicador de qualidade é utilizado para prevenir danos à saúde e integridade física dos clientes. Uma forma de mensurar, é por meio de inspeções e controle de produção, não só de produtos finais, mas também de matéria-prima. Sendo assim, é indispensável a verificação de medidas de segurança, como certificações e normas nacionais e internacionais referentes à qualidade do seu produto.

Demonstração grátis do Auvo

Como criar seus próprios indicadores de desempenho?

Primeiramente, para criar os seus próprios indicadores de desempenho, é necessário que você defina qual processo deseja monitorar. Dessa forma, você precisa selecionar quais agregam mais valor, seja aos produtos, serviços ou clientes.

Depois, escolha como esses indicadores serão estruturados dentro dos departamentos ou setores da sua empresa.

A seguir, entenda alguns conceitos importantes para a criação de indicadores de desempenho:

Objetivos/metas - entenda o que você deseja alcançar em sua empresa de fato, como por exemplo, o aumento no faturamento ou na satisfação dos clientes.

Formato dos indicadores - utilize o auxílio de gráficos e números para entender se o que será mensurado está dentro do objetivo.

Ao definir estes pontos, é hora de colocar em prática e avaliar os dados obtidos pelos indicadores. Dessa forma, você saberá se a sua empresa está de acordo com o planejamento.

Como a OKR pode te auxiliar com os indicadores de desempenho?

OKR pode te auxiliar com os indicadores de desempenho

A OKR é a sigla de objectives and key results, e traduzida para o português significa objetivos e resultados chave. Logo, é uma metodologia de organização que ajuda a encarar os objetivos principais da empresa.

Por isso, uma estratégia que utiliza indicadores de desempenho juntamente com a OKR, está atrelada à busca de resultados efetivos.

Por exemplo, se o seu objetivo é se tornar a empresa nº 1 no seu segmento, você pode definir alguns resultados-chave que vão te ajudar a alcançar este objetivo maior. Neste cenário, você poderia investir em marketing digital, fechar parcerias com fornecedores, investir em divulgação regional, entre vários outros.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que são os indicadores de desempenho, chegou o momento de implementar em sua empresa. 

Mas, como calcular? Isso fica mais simples se você utilizar um software de gestão de equipes externas que possibilite a análise de um painel com indicadores chave, como cálculo de km rodado, horas trabalhadas, tempo de atraso, entre outros pontos.

O Auvo te ajuda!  Demonstração gratuita agora mesmo!

Demonstração grátis do Auvo

Elements Image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. 

Agende uma demonstração