Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Guia completo sobre Manutenção: o que é, tipos, diferenças e apps

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Abril 27, 2022


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

Manutenção é uma parte muito importante das empresas, não importa o nicho ou segmento.

Por isso, entender como ela funciona e quais os tipos de manutenção implementar em cada situação é essencial para prevenir problemas e evitar dores de cabeça.

Confira no texto a seguir os principais tipos de manutenção, as diferenças entre eles, apps para aumentar a produtividade e muito mais! 

🔧[BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist para Manutenção Preventiva

O que é manutenção?

Manutenção é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano de toda empresa que quer fazer com que seus produtos e serviços durem no longo prazo.

Trata-se de uma forma de evitar gastos desnecessários, pois, através da manutenção, é possível se adiantar aos problemas e preveni-los. 

🔧 8 passos para redução de custos em sua empresa de manutenção

Empresas de entrega, por exemplo, precisam fazer constantemente a manutenção da sua frota para garantir que as encomendas vão chegar dentro dos prazos.

Já empresas que oferecem algum tipo de serviço, como rede de internet, além da manutenção da frota, também precisam fazer nos seus equipamentos, nos sistemas de distribuição e na casa dos clientes.

🔧Qual é a importância de ter histórico de manutenção nos seus equipamentos?

Por esse motivo, entender quais são os tipos de manutenção é muito importante e é o que iremos ver nos próximos tópicos deste texto.

Quais os tipos de manutenção e principais diferenças 

Confira a seguir os principais tipos de manutenção:

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a menos complexa e a mais cara das manutenções.

Trata-se da fixação ou substituição de componentes após uma falha, ou quando ela está prestes a acontecer.

Diversas vezes, ela não é programada, o que acaba aumentando o seu impacto financeiro, pois custa mais caro e atrasa a produção.

Portanto, a manutenção corretiva emergencial deve ser evitada com a ajuda de outros tipos de manutenção, mas nunca excluída dos planos.

✅[BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist de Manutenção Corretiva: conquiste mais clientes

É preciso se preparar para ela, pois eventualmente irá acontecer uma situação emergencial.

Por isso, podemos separar a manutenção corretiva em duas vertentes: corretiva programada e a corretiva não planejada.

Confira a diferença entre as duas a seguir:

Manutenção corretiva programada

A manutenção corretiva programada é a atividade de manutenção prevista e planejada e acontece depois de uma ocorrência de falha funcional na máquina.

Ela é mais utilizada para resolver problemas que não estão afetando diretamente o funcionamento pleno do equipamento e, por ser programada, é bem mais econômica, segura e rápida que a corretiva não planejada.

Manutenção corretiva não planejada

Já a manutenção corretiva não planejada é aquela que chamamos no dia a dia de emergencial.

Basicamente, trata-se da atividade de manutenção realizada após a falha funcional de uma máquina ou equipamento.

Ou seja, esse tipo de manutenção é uma surpresa para o time e deve ser feita o mais rápido possível para não afetar o funcionamento dos sistemas e operação.

✅[BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist de Manutenção Corretiva: conquiste mais clientes

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a eficiência, durabilidade e confiabilidade de todo e qualquer maquinário ou equipamento.

Por isso, ela envolve atividades de detecção, substituição e reparação de componentes ativos antes de alguma falha acontecer.

Ou seja, as atividades de manutenção preventiva têm como objetivo reduzir o desgaste e as chances de falhas nos equipamentos, que geralmente surgem com o funcionamento ou uso inadequado das máquinas.

Na prática, são as famosas revisões periódicas, lubrificações de rotina, calibrações e vistorias.

Elas podem ser classificadas em dois tipos: manutenção preventiva baseada no tempo e manutenção preventiva baseada na condição.

🔧 Aprenda na prática como fazer o plano de manutenção preventiva na sua empresa

Entenda a diferença entre os dois tipos a seguir:

Manutenção preventiva baseada no tempo

Como o próprio nome já indica, a manutenção preventiva baseada no tempo é definida de acordo com o tempo de uso do ativo físico em questão.

Por isso, as intervenções são sempre periódicas e pré-determinadas nos planos de manutenção e, normalmente, não exigem uma mão de obra especializada, podendo ser executadas pelos próprios operadores do time após um treinamento.

Apesar de ajudar a economizar recursos, preservar a vida útil de equipamentos, melhorar a operação e prevenir acidentes, esse tipo de manutenção também pode se mostrar mais aleatória do que realmente efetiva.

É muito comum que se estabeleçam intervalos mais curtos para atividades preventivas, o que acaba levando a paradas e substituições desnecessárias.

Portanto, o ideal é aliar esse tipo de manutenção com outras técnicas mais assertivas e baseadas em dados.

Manutenção preventiva baseada na condição

Já a manutenção preventiva baseada na condição é aquela que é executada após um diagnóstico periódico realizado em campo.

Diferente da manutenção baseada em tempo, esta se baseia na condição real do ativo físico, ou seja, em como está sua operação, se ele está cumprindo a funcionalidade esperada etc.

✅[BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist e Planilha de Manutenção Preventiva: torne sua equipe mais produtiva

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva, assim como a manutenção preventiva baseada na condição, também se baseia no estado do ativo no momento, podendo ser classificada como um monitoramento de rotina realizado em tempo real.

Ela serve para reduzir falhas e desgastes do equipamento por meio de coletas, análises e mensurações de variáveis e parâmetros de desempenho e pode ser muito facilitada através de softwares de monitoramento online.

🔧Veja quais são os indicadores de desempenho da sua empresa de manutenção

Nesse sentido, ela pode ser dividida em duas categorias: manutenção preditiva sensitiva e manutenção preditiva monitorada.

Entenda a diferença entre as duas a seguir:

Manutenção preditiva sensitiva

Também conhecida como manutenção detectiva, a manutenção preditiva sensitiva tem como finalidade identificar a condição operacional de ativos físicos por meio de rotas sensitivas.

Em outras palavras, ela utiliza-se dos 4 sentidos dos manutentores (visão, audição, olfato e tato) para avaliar a condição dos ativos.

Trata-se, portanto, de uma atividade que busca realizar um diagnóstico do equipamento para encontrar possíveis falhas e preveni-las.

Manutenção preditiva monitorada

Já a manutenção preditiva monitorada busca identificar a condição operacional dos equipamentos por meio de medições constantes de parâmetros técnicos quantitativos, como temperatura, vibração, ruído etc.

Através de softwares de monitoramento online, é possível identificar todas as variações e sintomas de falhas manifestados pelos equipamentos, permitindo que o gestor saiba exatamente o quê, quando e onde deve ser feita uma manutenção.

demonstração auvo

Manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva, por sua vez, é uma inovação da indústria 4.0 que utiliza da inteligência artificial para desenvolver soluções para falhas potenciais identificáveis.

Diferentemente da preventiva, a prescritiva não é atrelada a um cronograma voltado às falhas mais comuns, mas vai além, prevendo com precisão o que vai acontecer e sugerindo intervenções baseadas nas possibilidades calculadas por meio dos dados coletados.

Como os apps podem otimizar sua empresa de manutenção?

Por meio de softwares como o Auvo Tecnologia, é possível tornar a sua empresa mais produtiva, eficiente e estratégica.

É possível, por exemplo, agendar atividades, monitorar as equipes externas, emitir ordens de serviço digitais, gerenciar o financeiro, emitir faturas e relatórios e muito mais.

Confira a seguir as 3 principais funcionalidades do nosso software:

  • gestão de equipes externas: para facilitar a operação em campo dos seus colaboradores;
  • helpdesk: para realizar o controle das chamadas de suporte, analisar a qualidade dos atendimentos e aumentar a satisfação dos clientes;
  • financeiro: para fazer a gestão financeira do seu negócio, com despesas e receitas cadastradas no sistema por categorias e muito mais.

O Auvo vai te ajudar a diminuir a quantidade de papel na sua empresa, automatizando ordens de serviço, organizando a agenda da equipe com um controle eficiente de geolocalização.

Conheça o Auvo, o software número 1 para empresas de assistência técnica!

auvo-banner-hr-2-tecnicos-ou-mais (1)

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso tempo de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA