Logo Auvo
Português Português
Blog / Gestão de empresas /

Prestação de serviços técnicos: como fazer orçamento para o cliente?

Voltar ao Blog Gestão de empresas

Prestação de serviços técnicos: como fazer orçamento para o cliente?

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Gabriel Moura

Gabriel Moura


Abril 12, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

Quando se trata de prestação de serviços técnicos é essencial estabelecer termos claros e concisos para as taxas e serviços, afinal uma cotação que é transparente e simples pode dar aos clientes uma ideia abrangente do que os serviços implicam e o que eles estão pagando.

[GRATUITO] Baixe o Modelo de Orçamento de Prestação de Serviço

Pare de perder tempo com Modelos de Orçamentos que não ajudam a sua equipe. Baixe agora o material feito por especialistas!

 

Como identificar os principais serviços necessários?

O primeiro passo essencial é entender as necessidades do cliente genuinamente: conhecer a sua organização e o que ela oferece será benéfico para fornecer um orçamento eficaz, e além do mais, é interessante que você se certifique dos tipos de serviços que ele precisa e realize uma avaliação completa do que o projeto vai exigir.

Leia também: Como resolver a insatisfação dos clientes em serviços técnicos

Avalie as entregas e o cronograma

CRONOGRAMA

Outro aspecto crítico da compreensão das necessidades dos clientes é analisar a linha do tempo e entrega do projeto, sendo essencial que seja realista para o trabalho que precisa ser feito.

Mais no blog: Como organizar a agenda de trabalho do seu técnico

Além disso, os prestadores de serviços devem ter uma compreensão sólida do método de entrega preferido do contratante: eles podem preferir que a entrega seja feita em várias partes, ou eles podem querer tudo entregue de uma só vez.

Tenha em mente que uma linha do tempo pode impactar o orçamento, e assim deve ser revisada cuidadosamente.

Como fazer o orçamento de prestação de serviços técnicos?

Agora que os primeiros passos foram compreendidos, vamos estabelecer o orçamento do projeto, desde a sua criação à  comunicação com o cliente.

1 - Criar um processo de orçamento realista

Ter um orçamento realista é crucial pois permite que o prestador de serviços indique as suas tarifas de forma justa, cobrindo adequadamente as suas despesas e garantindo uma margem de lucro. 

O processo de orçamento deve incluir uma avaliação precisa dos serviços necessários, os recursos disponíveis para completar os serviços e as despesas que serão incorridas para entregar o trabalho.

2 - Desenvolver uma planilha de orçamento detalhada

É importante ter uma planilha de orçamento detalhada no lugar, cujo documento deve incluir todas as despesas possíveis, como salários, despesas gerais, licenças e impostos. Também é vital incluir uma quebra detalhada dos serviços que o cliente exige e o custo de executar cada serviço. 

3 - Alinhando as expectativas com o orçamento

O orçamento citado deve estar alinhado com os serviços esperados, e o cliente deve estar ciente de quaisquer encargos ou alterações adicionais que possam modificar o orçamento inicialmente descrito.

Garanta que o cliente entenda as técnicas do projeto e que o orçamento cubra a experiência e os recursos necessários para oferecer um serviço excepcional.

4 - Enfrente possíveis desafios e obstáculos

É essencial identificar possíveis problemas que possam surgir e se planejar para eles de acordo. Alguns desses obstáculos podem ser mudanças no âmbito que estão fora do acordo inicial, potenciais atrasos ou prazos perdidos

Por isso, é importante que você tenha um plano claro e conciso para lidar com essas complicações e aliviar o potencial estresse que podem causar.

Veja na prática: 5 formas de fidelizar seus clientes em visitas técnicas

Uma vez que o projeto esteja completo, garanta que o cliente esteja satisfeito. Neste ponto, é essencial rever o orçamento inicial e analisar quaisquer mudanças que não foram contabilizadas inicialmente.

Definir expectativas para projetos futuros, se aplicável e incentivar o feedback para garantir a melhoria contínua da entrega de serviços da sua empresa.

E como o software da Auvo pode ajudar nisso?

O sistema Auvo oferece aos usuários uma ampla variedade de funcionalidades e recursos para atender às necessidades da sua empresa de serviços externos. Dentre elas, temos  a geração de orçamentos com mais facilidade para envio aos clientes através do App.

Em resumo, a geração de orçamentos automáticos pode ajudar a tornar o processo de criação de orçamentos mais eficiente e preciso, economizando tempo e evitando erros. Ou seja, você não gastará horas criando um orçamento manualmente, basta utilizar o Auvo para gerar automaticamente um orçamento para um cliente.

No entanto, é importante lembrar que a automação, por si só, não vai atender satisfatoriamente se você não tiver um fluxo de trabalho bem definido e não gerenciar os resultados.

Com o Auvo, você pode aproveitar todos os benefícios da geração de orçamentos, além de uma série de outros recursos projetados para gerenciar melhor o seu negócio.

Faça um teste grátis e conheça!

auvo-banner-hr-2-tecnicos-ou-mais (1)

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Leia mais conteúdos
Gestão de empresas

Como calcular homem-hora? Instruções + calculadora grátis

Calcule o valor de homem-hora para sua empresa online e gratuitamente. Entenda mais sobre esse indicativo de produtividade e...

Gestão de empresas

Garantia de serviços prestados: o que é e como funciona

Saiba tudo sobre garantia de serviços prestados: conceito, funcionamento, exigência e normas sobre o assunto!

Gabriel Moura

Sou o Gabriel Moura e faço parte do time Comercial, aqui da Auvo. Trago dicas para você sobre como aumentar suas vendas, fidelizar clientes, gerir e otimizar os gastos da sua empresa.

Compartilhe

Teste grátis
Banner image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agendar demonstração grátis