Gestão de equipes de campo

Relatório 2022 sobre software para equipe externa: Dicas e tendências

Traduzimos com exclusividade o Relatório 2022 da Gartner com os melhores insights e tendências sobre o mercado de softwares para equipes externas.

Gerenciar equipes externas de maneira manual é uma tarefa bastante desafiadora. Emitir ordens de serviços de papel, não saber onde estão os seus técnicos, não ter controle dos chamados e ter colaboradores improdutivos são só alguns dos problemas que os gestores dessas equipes podem enfrentar. 

Porém, com o avanço de novas tecnologias, tornou-se possível gerenciar seus técnicos de maneira mais eficiente e lucrativa. Com o auxílio de um software de gestão de equipes externas, você poderá monitorar sua equipe, emitir ordens de serviço digitais, ter controle dos seus chamados e muito mais! 

No relatório de hoje, apresentamos números sobre a adesão de softwares para equipes externas no mundo todo. Veja quais são as tendências, as vantagens e por que é um mercado tão promissor.

Nós, da Auvo, realizamos a tradução exclusiva do estudo da Gartner para levar as melhores informações e dados sobre sistemas para empresas de manutenção.

Veja a importância do primeiro dado para entender a dimensão e importância do uso de sistemas como a Auvo no mercado brasileiro:

gráfico sobre softwares de equipes de campo

Quais empresas estão interessadas na solução para equipes externas?

Hoje em dia, empresas com equipes externas do mundo todo, estão adotando softwares para tornar os seus processos mais ágeis e fáceis. Um estudo realizado pela Gartner, mostrou que 43% das empresas pesquisadas haviam adotado um software de serviço de campo nos últimos 2 anos; enquanto 22% já possuíam um

Leia sobre como ter renda recorrente com contratos de manutenção.

A pesquisa também apontou que além de empresas de manutenção e assistência técnica, outros setores também estão adotando softwares para gerenciar suas equipes de campo; como os de engenharia e marketing. Veja no gráfico abaixo quais são:

02 (1)

Leia mais sobre o que é NPS e como utilizar para medir a satisfação do cliente em visitas técnicas.

Como um software de gestão pode auxiliar sua empresa?

Como vimos, empresas do mundo todo, estão contando com a ajuda de softwares de gestão para se tornarem mais lucrativas e produtivas. Os benefícios de adotar essa solução na sua empresa são vários e podem gerar aumento significativo na produtividade dos seus colaboradores e no faturamento no final do mês.

Ainda, segundo a pesquisa, para a maioria dos compradores de softwares para equipes externas, melhorar a relação com os clientes é o principal objetivo. Especialmente para os setores de fabricação (77%), transporte (74%), telecomunicações (73%) e serviços de TI e indústria de software (71%).

Saiba tudo sobre precificação de serviços com uma planilha gratuita. 

Esses mesmos compradores priorizam também a aquisição de novos clientes (62%) e o monitoramento de técnicos externos (61%). Veja no gráfico abaixo as principais tendências de aquisição de softwares para equipes externas:

gráfico sobre softwares de equipes de campo

Aumento da produtividade dos colaboradores

Ter colaboradores engajados e comprometidos com o trabalho é uma tarefa que muitos gestores de equipes externas têm dificuldade. Como seus funcionários estão, na maioria do tempo, trabalhando em campo, torna-se um grande desafio garantir que eles permaneçam produtivos. 

Com o auxílio de um software de gestão, seus colaboradores se tornarão mais produtivos e engajados, levando, consequentemente, ao aumento do lucro da sua empresa. Com ferramentas que permitem uma gestão assertiva, você poderá ter técnicos produtivos e engajados com a sua empresa. 

Saiba como divulgar sua empresa de manutenção pelo Instagram com essas dicas valiosas.

Mais da metade dos entrevistados fez a aquisição de um software para equipes externas para aumentar a produtividade da sua equipe (52%), enquanto que a outra parcela de entrevistados adquiriu por perceber o mercado competitivo neste sentido (43%). As empresas precisam de acesso remoto aos equipamentos e dados dos técnicos externos, assim, otimiza os agendamentos e fideliza os clientes.

Veja no gráfico abaixo os principais fatores para empresas contratarem um sistema para monitoramento de equipes externas:

04 (1)

Facilita o monitoramento: acompanhe os técnicos em tempo real

Com o auxílio de um software de equipes de campo é possível acompanhar o colaborador em tempo real, garantindo que ele faça o trajeto correto e que não haja paradas desnecessárias, que atrasariam o atendimento ao cliente. 

Essa ferramenta dentro do sistema é muito eficaz pois, através dela o gestor saberá com precisão a quilometragem percorrida por cada colaborador, permitindo que o reembolso de km rodado seja realizado de maneira justa e fácil. Você também poderá visualizar a rota de cada colaborador, e garantir que paradas desnecessárias não ocorram.

Leia sobre as 5 principais formas de fidelizar seu cliente em visitas técnicas

Além da funcionalidade de acompanhamento em tempo real, a pesquisa nos revela que mais da metade dos entrevistados são influenciados na hora da compra por softwares fáceis de usar e com um preço atrativo. Fora isso, os outros fatores centrais para a compra são a facilidade de atender às necessidades do cliente, o suporte e a disponibilidade em nuvem. 

gráfico sobre softwares de equipes de campo

Entenda como uma planilha de KM rodado pode otimizar os custos da sua empresa de manutenção.

Abandonar a papelada? Digitalizar é a solução!

Emitir ordens de serviço de papel é um grande problema para os gestores de empresas de manutenção. Elas podem se perder, há grande dificuldade de armazenar toda papelada, além do tempo que será perdido ao passar todas as informações da OS para o computador. 

Com um sistema de gestão de equipes externas, você pode emitir ordens de serviços digitais em segundos e salvá-las diretamente no banco de dados. Tudo isso de maneira fácil, rápida e sem dor de cabeça para você e para os técnicos. 

Leia tudo sobre ordem de serviço digital e a importância da digitalização para empresas de manutenção.

Além das funcionalidades, como planilhas e ordem de serviço digital, os seus clientes também são beneficiários de possuir um software 100% online. Isso porque um dos pontos principais para os consumidores é a possibilidade de ver avaliações sobre o produto antes de comprá-lo. 

11 (1) (1)

O Auvo é o melhor sistema de gestão de equipes externas da América Latina

Como vimos, países de todo mundo estão adquirindo softwares de gestão de equipes campo para melhorar sua produtividade e performance. 

O Auvo é o software n° 1 em gestão de equipes externas! Já ajudamos mais de 2000 empresas, em toda América Latina, a melhorarem seus serviços e terem colaboradores mais produtivos! 

Com o Auvo, você terá controle total dos seus colaboradores, garantindo que sua empresa seja mais produtiva e lucrativa. Não tenha mais dúvidas sobre seus técnicos e atendimentos! No Auvo, você realiza a gestão da sua equipe externa de maneira fácil, rápida e assertiva.

O relatório da Gartner traz a importância de fidelizar clientes para softwares de equipes externas. Quando questionados qual poderia ser o motivo para a troca de um sistema por outro. Para 36% dos entrevistados, o problema com integração com outros sistemas é o principal motivo para cancelamento ou troca. Muitos bugs no sistema e falhas técnicas do produto são as duas próximas razões para cancelamento.

gráfico sobre softwares de equipes de campo

Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e veja como o software para equipes externas da Auvo te ajuda a elevar o nível do seu negócio!

BANNER BLOG (3)

Faça uma demonstração grátis
Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.