Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Marketing para empresas de serviço

Como divulgar sua empresa de manutenção no Instagram?

Leitura aprox. de 9 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Setembro 28, 2022


Leitura aprox. de 9 minutos

Aqui você encontra:

Hoje vivemos em um mundo extremamente digital e não podemos negar que as pessoas passam bastante tempo nas redes sociais. Uma pesquisa recente feita pela Hoopsuite com a We Are Social, apontou o Brasil como o  3º país do mundo que passa mais tempo conectado à internet, uma média de 9 horas e 20 minutos por dia. Bastante tempo, não é? 

Prefere ler esse conteúdo em outro formato? Baixe no seu dispositivo e tenha em mãos em qualquer momento:

COMO DIVULGAR SEU SERVIÇO NO INSTAGRAM

Esse “boom” da internet nos últimos anos, mostrou para o mercado e para as empresas que ter presença digital hoje é um passo fundamental para crescer e vender mais. Mas com tantos outros concorrentes digitais, se debatendo para a atenção do público, a pergunta que fica é: como alcançar a atenção dos clientes e se destacar no mundo digital?

Reunimos algumas ações de marketing digital para te ensinar as principais técnicas para elaborar estratégias eficientes para divulgar seus serviços e se destacar na multidão digital. Vamos lá? 

Antes, que tal ouvir um pouco mais sobre marketing de serviço com especialistas na área? É só dar play no vídeo abaixo: 

marketing para empresas de serviço

Como elaborar um planejamento estratégico de marketing para empresas de manutenção?

Para começar sua jornada nas vendas digitais, o primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico de marketing. É através dele que você irá criar ações pensadas na sua marca, no mercado e nos desejos e necessidades do seu cliente.

Além disso, ele prepara a sua empresa para enfrentar situações adversas, aumenta a visibilidade da marca e impulsiona a alcançar melhores resultados.

Se você ainda não possui esse planejamento, não se preocupe!  Vamos te ensinar agora o passo a passo de como fazer um planejamento estratégico de marketing

Passo 1: Analise o ambiente interno e externo

O primeiro passo para elaborar um planejamento de marketing é conhecer a sua empresa e o mercado em que ela está inserida. Para fazer isso, você precisa analisar o ambiente externo e interno. 

  • Ambiente externo: são fatores amplos, como: econômicos,  políticos, jurídicos, culturais, tecnológicos. Além disso, concorrentes também são variáveis que você deverá analisar. Com essas informações, você poderá definir seus diferenciais de mercado e definir o nicho de mercado e público que deseja ocupar.
    Estude também quais ações e estratégias foram adotadas pela concorrência, quais deram certo e quais não. Faça pesquisas voltadas para o ramo em que sua empresa atua e veja como os seus concorrentes oferecem o serviço. Neste momento, é necessário indicar quais são os principais diferenciais do concorrente, quais canais utiliza e as campanhas de marketing que ele elabora. 
  • Ambiente interno: Defina quais são os objetivos da empresa, a curto, médio e longo prazo. Isso irá te guiar em todas as estratégias e vai permitir estar mais próximo dos seus colaboradores. 

Faça mais pelos seus clientes e melhore a experiência nas visitas técnicas. Fidelize e aumente o seu lucro. 

Passo 2: Entenda o seu posicionamento

Depois de pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo, você deverá estabelecer o seu objetivo e posicionamento no mercado.

Pergunte-se: como é meu próprio serviço? Como ele se difere? Será que eu proporciono para o meu cliente o melhor serviço possível? 

Saber dos seus diferenciais e comunicá-los para seu público interno e externo, é uma parte importante para elaborar um planejamento estratégico de marketing eficiente.

Ah! Se você faz parte desse grupo de empresas que se preocupam em entregar o melhor atendimento e resultados para seus clientes, eu te convido a conhecer o Auvo. O sistema de gestão de equipes externas líder do mercado, no Brasil e América Latina. 

demonstração gratuita auvo

Ainda no processo de conhecer a fundo a sua empresa e o mercado que ela está inserida, faça também uma análise SWOT. Ela é uma ferramenta que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Ao reunir seus pontos fortes e fracos, será possível definir possíveis ameaças e oportunidades. Assim, ficará mais fácil analisar o mercado, seus diferenciais e posicionamento. 

Passo 3: Conheça seu público-alvo

Para realizar um planejamento estratégico de marketing também é preciso conhecer a fundo o público-alvo da empresa. Não adianta pensar em estratégias para atingir o consumidor se você não sabe quem ele é e quais são suas reais necessidades. Defina o público que sua empresa quer atender, mas, além disso, saiba quem são os principais clientes.

  • Qual a faixa de idade?
  • Qual a renda estimada?
  • Em qual região está?

Traçar estratégias quando há um público para direcioná-las será muito mais fácil e assertivo para o negócio.

Dicas sobre marketing, gestão de equipes externas e planilhas de Ordem de Serviço e controle de km em um só lugar:

materiais ricos para empresas de serviço técnico

Passo 4: Crie a persona do seu negócio

Público-alvo e personas são duas coisas diferentes. Diferentemente do público-alvo, que pode ser mais amplo, a persona é o consumidor ideal para sua empresa. O seu público-alvo pode ser masculino e idade superior a 40 anos, mas a sua persona é mais profunda, ela “conta uma história”.

Por exemplo: Marcelo Silva, casado, 45 anos. Mora com a esposa e trabalha em uma empresa de grande porte. Adora futebol e viajar para a praia nos finais de semana.

É possível trabalhar com diferentes personas que irão te auxiliar na segmentação de campanhas. A criação dessa persona é fictícia e está diretamente relacionada às estratégias de marketing. Para criá-la, você deve realizar uma pesquisa profunda com clientes, com o objetivo de entender os canais que utiliza, perfil e preferências.

Quer entender um pouquinho mais sobre como estipular metas para o seu time de marketing? Saiba o que são OKRs.

Passo 5: Se posicione como autoridade

Se posicionar como autoridade na sua área é outro ponto muito importante para quem quer vender serviços no Instagram. As pessoas tendem a comprar serviços de quem elas têm a percepção de conhecer muito sobre o assunto. É improvável que alguém vá te enviar um direct ou acessar o link no perfil da sua Bio, só porque você postou que faz um determinado serviço.

As pessoas querem saber o que você faz, como você faz, e porque você faz, antes de contratar o serviço. Por isso é fundamental fazer publicações informando sobre detalhes do seu serviço, que tipos de problemas ele resolve, quais os seus benefícios e vantagens.  

Fotos e vídeos sobre o seu trabalho e a sua rotina, são uma das maneiras de criar Autoridade e atrair mais seguidores interessados no seu serviço.

Ter um software que irá melhorar a experiência do seu cliente, além de proporcioná-lo um atendimento mais ágil e eficiente com certeza é um grande diferencial de empresas de assistência técnica.

Passo 6: Desenvolva conteúdos para o Instagram

O conteúdo é o grande responsável pelas interações no Instagram, por isso, para uma marca ter sucesso na plataforma é necessário adotar uma preparação prévia de conteúdos. É preciso alinhar a produção de conteúdo aos diversos níveis de consciência do consumidor.  Isso deve acontecer para intensificar o relacionamento da marca com seu público-alvo. Mas, como fazer isso? 

  • Analise as postagens de empresas da sua área que já se destacam no Instagram, para entender como é feita a comunicação e ver como o público reage a estas publicações. Mas lembre-se, plágio é crime! 
  • Produza conteúdos relacionados a sua persona (tire dúvidas, fale como seu trabalho pode ajudá-la).
  • Não fique preso em somente um tipo de postagem! Aposte em vídeos, fotos, reels, stories, lives, IGTV, etc. 
  • Use Hashtags relacionadas ao seu nicho de mercado. Você sabia que 99% dos usuários do Instagram usam hashtags para pesquisar no aplicativo? Portanto, use as corretas e aumente a chance de ser encontrado pela sua persona. Para descobrir quais são as que o seu público-alvo realmente usa, a única saída é pesquisar e realizar testes. Então, mãos à obra? 
  • Aumente a interação do seu público nas publicações! Por exemplo: você pode usar caixinhas de perguntas ou enquetes nos stories para abordar algum tema específico. 
  • Interaja com seu público! Responda comentários, siga de volta, curta as publicações, envie mensagens diretas (direct) dando boas-vindas ao seu perfil. Tendo essas atitudes, a sua reputação na rede social aumentará e, consequentemente, o engajamento do seu perfil.
  • Seja constante nas publicações! Não adianta publicar hoje e voltar a postar 1 mês depois. Os posts devem ser periódicos e previamente determinados mediante a sua estratégia de marketing.

Assista ao Auvo Cast em um bate papo sobre Como estruturar o processo de vendas da sua empresa:

como estruturar processos de venda

Passo 7: Monitore os resultados

Como em qualquer campanha, o monitoramento e mensuração, são o que dão sentido ao processo. Só existe uma maneira de você analisar o sucesso de uma estratégia de marketing no Instagram, como em qualquer outro tipo de campanha online: monitorando os resultados.

Ao ativar o perfil comercial no seu Instagram, você terá acesso à informações exclusivas do seu perfil, como: número de visualizações, informações demográficas sobre os seguidores, horários e dias em que eles estão mais ativos, etc. Essas informações são super importantes para entender o comportamento do seu público-alvo. Além disso, esses dados também vão orientar a definir e melhorar as suas próximas estratégias de marketing no Instagram.

Nem só de resultados de marketing a sua empresa deve viver. Saiba mais sobre como utilizar dados para escalar no mercado.

Conheça mais a Auvo e tenha materiais valiosos para a sua empresa

Agora que você já sabe como vender os seus serviços pelo Instagram, não tem mais desculpas para não anunciar e vender com a ajuda da plataforma. Vimos como é importante um bom planejamento de marketing e quais ações são fundamentais para construir uma base forte no Digital. 

Também vimos que os seus futuros clientes estão em busca de diferenciais que tornam sua empresa uma autoridade no assunto. Ter um sistema integrado a sua empresa, que acompanha sua equipe externa e te dá mais autonomia para cuidar do seu negócio é o que você precisa para se diferenciar no mercado. 

Conheça o Auvo, o sotfware número 1 do mercado. Já ajudamos a transformar a gestão de mais de 2000 empresas ao redor do mundo, tornando-as mais produtivas, eficientes e lucrativas. 

Quer fazer parte do grupo das empresas que crescem com o Auvo? Agende sua demonstração gratuita com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar! 

banner demonstração gratuita

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
botão para demonstração gratuita

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA