Contratos recorrentes

Saiba como ter renda recorrente com contratos de manutenção

Escalabilidade, aumento de lucro e rentabilidade recorrentes: esses são apenas alguns dos benefícios dos contratos de manutenção. Confira as dicas Auvo!

Possuir uma renda recorrente é um dos elementos mais importantes do planejamento financeiro da sua empresa. Isso porque através dela o seu faturamento se torna mais previsível, além de agregar maior estabilidade financeira ao seu negócio. Uma das maneiras de garantir uma renda recorrente para sua empresa é realizando contratos de manutenção, que atendam as necessidades de cada cliente.

Hoje, iremos te mostrar como estabelecer ou aumentar sua renda adotando contratos recorrentes na sua empresa de serviços técnicos. 

Vamos lá?

Quais são os tipos de manutenção?

  • Manutenção corretiva: é feita após a descoberta de um defeito em um equipamento. Tem o objetivo de corrigir, restaurar e recuperar o material para que ele volte a funcionar regularmente. Geralmente, pode se tornar mais cara que a manutenção planejada, pois podem gerar custos não previstos. 

  • Manutenção planejada: detecta alterações dos equipamentos antes que eles falhem O foco é tentar minimizar o máximo possível ações de manutenção que não são programadas, como imprevistos. 

  • Manutenção preditiva:  é o tipo de manutenção que identifica estágios iniciais de falhas de um equipamento ou maquinário, não permitindo que eles falhem totalmente. 

  • Manutenção preventiva: é desenvolvida em períodos de tempo predeterminados, ou de acordo com critérios pré-estabelecidos, Realizada para reduzir a probabilidade de falha de algum equipamento ou item.

Para digitalizar e facilitar a gestão da sua empresa de manutenção, preparamos um Modelo de Contrato de Prestação de Serviços editável, confere:

BANNER_BLOG_-_MODELO_DE_CONTRATO_DE_MANUTENCAO

Como sua empresa pode ter renda recorrente com contratos de manutenção?

Existem algumas maneiras de se adquirir uma renda recorrente e uma delas é por meio de contratos de manutenção. É preciso entender que essa manutenção deve ser preventiva, realizada em um período pré-estipulado e de acordo com a demanda do cliente, caso algum problema venha a surgir.

Isso porque, como vimos acima, para um equipamento funcionar normalmente, é necessário que esse acompanhamento prévio ocorra, diminuindo o risco de manutenção corretiva. 

Nós, da Auvo, sempre estamos trazendo debates relevantes para a gestão de serviços. Na live abaixo, você tem muitas dicas sobre como vender mais e fechar contratos recorrentes.

vídeo como vender mais e fechar contratos melhores

Escalabilidade

Uma das características de contratos de manutenção é a sua recorrência, porém outro ponto importante é analisar a sua escalabilidade. Ou seja, sua empresa irá crescer e com isso as metas ficarão mais altas a cada período, garantindo cada vez mais clientes. Com isso seu faturamento irá aumentar conforme o crescimento de contratos recorrentes de manutenção.

BANNER BLOG - MATERAIS GRATUITOS (2)

Garantia permanente

Uma boa tática para continuar gerando contratos recorrentes é oferecer aos seus clientes garantias permanentes, ou seja, caso um equipamento dê problema e não possa ser consertado você o troca por um novo, sem nenhum custo adicional. Contudo, para isso ocorrer, ele deverá pagar a mensalidade estipulada em contrato, além de cumprir o devido prazo deste. 

Porém, um ponto deve ser considerado em uma proposta de garantia permanente: incluir 30% a mais no valor da manutenção para realizar trocas de equipamentos sempre que necessário. 

video fidelizar clientes

Por exemplo: caso um cliente tenha um problema recorrente com um equipamento específico, que não está no prazo de garantia, toda vez que houver uma falha ele terá que gastar mais no conserto ou troca. No caso de um contrato de manutenção com garantia permanente, caso ocorra algum problema o equipamento é substituído, o que tornaria mais econômico para ele, pois esse valor acaba sendo menor do que ele pagaria normalmente. Isso se torna uma vantagem para seu cliente, garantindo que ele não gaste com despesas adicionais, pois o contrato de manutenção com garantia permanente já entra no custo fixo da empresa. 

Esse tipo de conduta garante uma maior chance de fidelização do seu cliente, garantindo que em próximas oportunidades ele contrate a sua empresa, ao invés do seu concorrente.

Precificação como diferencial

A precificação pode ser o seu diferencial de mercado quando o assunto for contratos de manutenção. Porém, existem algumas variáveis que alteram o valor do seu contrato. Além disso, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre como precificar seus serviços de maneira lucrativa e assertiva.

Para te auxiliar nessa etapa, disponibilizamos este ebook gratuito sobre esse tema essencial para o sucesso do seu negócio. 

Clique abaixo para acessá-lo gratuitamente! 

Nesse e-book você verá:

  • Quais as especificidades da precificação de serviços?
  • Como realizar uma precificação lucrativa?
  • Quais variáveis importantes analisar?
  • Quais os riscos de realizar uma precificação incorreta?

ebook precificação de serviços

O Auvo é um software de gestão de equipe externa que auxilia empresas de serviço

Vimos ao longo desta matéria como contratos de manutenção podem garantir uma renda recorrente efetiva para sua empresa. Com essas técnicas, sua empresa será capaz de lucrar cada vez mais e assegurar contratos mais lucrativos. 

Para garantir um faturamento ainda maior, conheça o software número 1 de gestão de equipes externas da América Latina. Com o Auvo, você aumentará a produtividade dos seus colaboradores, usufruindo de um sistema 100% integrado às necessidades do seu negócio

Faça como as mais de 2000 empresas ao redor do mundo e escolha a Auvo. Com nosso sistema, você poderá: 

  • Gerar ordens de serviços digitais
  • Acompanhar os técnicos em tempo real
  • Reembolsar o combustível gasto de maneira automática
  • Acompanhar o momento de check-in e check-out dos colaboradores
  • Organizar a agenda da sua equipe 
  • E muito mais! 

Agende agora uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e se surpreenda com tudo que o Auvo pode fazer pelo seu negócio.

demonstração gratuita

 

Faça uma demonstração grátis
Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

botão para demonstração gratuita

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agende uma demonstração