Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

ORDEM DE SERVIÇO DIGITAL: por que as empresas estão preferindo-a?

Leitura aprox. de 11 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 11 minutos

Aqui você encontra:

Ordem de serviço pode ser uma coisa burocrática, demorada... OU simples e DIGITAL! O que prefere? Independente de qual ramo sua empresa atua, é preciso ter um controle sobre os serviços dos seus colaboradores que praticam serviços externos, e de forma organizada. Isso você já sabe, não estamos falando de nenhuma novidade, certo? O problema é que, muitas vezes, diante de tantas demandas para atender os clientes, e vários funcionários dependendo da O.S., você acaba se afundando em tantos papéis e todo o serviço parece complicado para um gestor só, não é mesmo? Pode acontecer inclusive, de perder um papel muito importante no meio disso tudo. O que vai te dar uma dor de cabeça enorme.
 

É pensando nesses gaps (falhas) que foi criada a ORDEM DE SERVIÇO DIGITAL. Você pode ter um modelo de gestão na palma da sua mão, literalmente, com um aplicativo no seu celular que é um software de gestão para controle externo. MAS QUAL A DIFERENÇA DA ORDEM DE SERVIÇO TRADICIONAL X ORDEM DE SERVIÇO DIGITAL?

Na tradicional, o documento é todo preenchido em papel. O Gestor precisa imprimir a ordem de serviço, entregar a cada funcionário que vai prestar o serviço externo, o funcionário tem que levar até o endereço do cliente, pedir a assinatura, voltar com o papel em perfeito estado, pois será armazenado em caixas e gavetas. Se quiser que esse documento se torne digital, para não perder, tem que digitalizar um por um na máquina... haja tempo para conseguir viabilizar isso todos os dias, né?!

Mesmo se você tiver uma secretária à disposição...acaba sendo uma perda de tempo para organizar todos esses papéis e conseguir achar com facilidade quando precisar consultar o documento.

Na ordem de serviço digital, tudo é feito no computador ou celular, seu funcionário consegue ser muito mais produtivo, pois terá acesso ao sistema onde verificará todo o serviço necessário (checklist), poderá tirar fotos do local ou dos equipamentos para enviar no relatório, e você receberá tudo pronto! Inclusive com a assinatura do cliente em formato digital também! O cliente vai assinar na tela, em modelo Touch.

Enquanto isso, você acompanha tudo de longe, monitorando tudo com muito mais tranquilidade, inclusive vendo a localização exata do seu funcionário, para saber onde ele está, quanto tempo vai demorar para chegar ao cliente e por que se atrasou, por exemplo.

QUAIS AS VANTAGENS DA ORDEM DE SERVIÇO DIGITAL?

Acho que você já deve ter percebido as vantagens só de falar a diferença com o método antigo, mas, mesmo assim, vamos explicar por que esse novo modelo de gestão está fazendo tanto sucesso entre as empresas mais renomadas.

TEMPO -> Já aconteceu de seu funcionário chegar na casa de algum cliente e perceber que esqueceu a ordem de serviço? Ou algum outro documento importante? Pois se nunca aconteceu com você, saiba que é afortunado. Você iria se surpreender de como escutamos casos como esse várias vezes... e, não é querendo jogar azar, mas pode acontecer isso com sua equipe algum dia. A questão é que, tendo um sistema todo digital, o seu funcionário só precisa clicar na ordem de serviço correspondente àquele cliente. Não precisa voltar na empresa para buscar o documento.

Além disso, o sistema já é integrado com GPS, o que facilita para o seu colaborador conseguir achar o endereço mais facilmente e seguir por rotas que fogem do trânsito, evitando atrasos e economizando tempo.

ORGANIZAÇÃO -> tudo estará armazenado nas nuvens. Elimina o problema de perder o papel ou danificá-lo. O gestor vai conseguir acompanhar tudo apenas digitando o nome do funcionário ou do cliente. Um software desse, auxilia o dono ou coordenador a organizar visitas agendadas tudo por um calendário. E o funcionário designado para o serviço vai receber esse aviso no celular dele, de forma digitada, isso ajuda inclusive na falha de comunicação, pois quando alguém escreve com uma letra que não dá para entender muito bem, a caligrafia acaba atrapalhando no entendimento, ECONOMIA -> a primeira economia visível será com a emissão dos papéis, até o meio ambiente agradece. Também será possível economizar com gasolina. Sim, isso mesmo. Se você é dono do negócio e tem vários funcionários trabalhando externamente, você sabe que não dá pra controlar muito bem qual o caminho cada funcionário faz em horário de expediente, portanto, se tiver a rota exata em tempo real, você vai saber quantos km foram rodados e quanto combustível foi necessário.

Com um sistema facilitando todo o trabalho e gestão de assistência técnica, manutenção e outras atividades da sua empresa, você provavelmente não vai precisar contratar mais funcionários para conseguir gerir isso tudo, nem uma nova secretária ou estagiário para organizar todos aqueles papéis, lembra?

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES -> essa é a vantagem mais importante! Com um sistema digital, o risco de atrasos ou não comparecimento do seu funcionário cai drasticamente. E, se por acaso o seu colaborador cometer alguma falha, você vai saber explicar para seu cliente por que houve o atraso, por exemplo, e até enviar um substituto a tempo. Dessa forma, consegue atender seu cliente no dia marcado, mostrando organização e zelo.

Seu cliente vai poder avaliar o atendimento também, e isso ficará armazenado para futuros feedbacks de equipe, além de conseguir contornar uma situação logo no início, não deixando que o consumidor permaneça insatisfeito.

Se acontecer mais algum problema do seu cliente com seu produto/serviço, antes da manutenção preventiva, você terá acesso muito mais rápido do que aconteceu na última visita e já pode se programar do que deve ser diferente na próxima.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Orçamento App

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.