Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Implemente o PCM em sua empresa de serviços técnicos: Passo a passo

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 19, 2023


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

Você está procurando uma maneira de melhorar a eficiência da sua empresa de serviços técnicos? A implementação do Planejamento de Controle e Manutenção (PCM) pode ser exatamente o que você precisa. 

Nesta postagem do blog, fornecemos um guia detalhado para você entender como implementá-lo em seu negócio.

O que é PCM: Desenvolvendo um plano de implementação

É normal surgirem muitas dúvidas ao implementar o PCM, por isso separamos em poucos passos como você pode fazer para ter o melhor aproveitamento.

Confira!

GUIA ESTRUTURANDO O PCM

Estabeleça metas e objetivos

Ao implementar o PCM, as empresas de serviços técnicos devem primeiro estabelecer objetivos claros. Isso inclui descrever os resultados desejados da empresa, bem como metas específicas para cada área de melhoria. 

Por exemplo: uma meta pode ser reduzir as reclamações dos clientes em 25% ou aumentar os índices de satisfação do cliente em 10% Tudo isso deve ser mensurável ​​para que o progresso possa ser rastreado ao longo do tempo.

Veja agora como elaborar uma pesquisa de satisfação de clientes com qualidade! Baixe o checklist gratuito

Tenha processos definidos

A próxima etapa é estabelecer processos claros sobre como você alcançará seus objetivos traçados. Este planejamento deve incluir detalhes, tais como:

  •  Quais membros da equipe são responsáveis ​​por determinadas tarefas?

  • Com que frequência as tarefas são revisadas?

  • Quem está autorizado a tomar decisões? 

Bem como qualquer modificação necessárias nos procedimentos existentes para acomodar melhor as novas mudanças trazidas pelo PCM. 

Além disso, é importante criar materiais e programas de treinamento para que os funcionários aprendam a melhor forma de aplicar esses novos métodos em seus fluxos de trabalho diários.

5 formas de fidelizar seus clientes em visitas técnicas: aprenda na prática.

Identifique e aborde os principais desafios

Também é importante que as empresas identifiquem os possíveis desafios que podem enfrentar ao longo do caminho e desenvolvam estratégias para enfrentá-los antes que surjam. 

Tais desafios podem incluir:

  • Dificuldade em envolver os funcionários com o processo de mudança

  • Resistência dos clientes devido à falta de familiaridade com novos procedimentos ou sistemas

  • Dificuldades em manter-se atualizado com as mudanças de tecnologias ou regulamentos que sofreram certas áreas de operações relacionadas ao PCM  

Ao identificar proativamente possíveis obstáculos com antecedência, as empresas podem superá-los mais facilmente quando encontradas durante o alcance da implementação.

auvo-banner-hr-monitoramento

Passo a passo para implementar o PCM em sua empresa de serviços técnicos:

Após o PCM pronto, agora é a hora de partir para a prática. Veja as ações que você precisa fazer para garantir o sucesso da implementação do seu Planejamento e Controle de Manutenção. 

Passo 1: Apresente para os seus funcionários

O primeiro passo para implementar o PCM é apresentá-lo aos seus funcionários, explicar a importância e como ele beneficiará a empresa

Forneça instruções claras sobre como eles podem usá-lo em seus processos de trabalho diários e explique qualquer nova regra ou regulamentos que precisem ser seguidos ao usar o plano de controle e manutenção.

Leia mais sobre o que é OKR e como isso auxilia na gestão de sua equipe externa.

Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam cientes das responsabilidades associadas à sua utilização e dê a eles acesso a materiais de treinamento, se necessário. 

Além disso, é importante haver uma pessoa responsável por supervisionar a implementação do PCM e monitorar seu progresso em toda a organização para que qualquer problema seja resolvido rapidamente.

Passo 2: Medição e acompanhamento do progresso

Depois que o PCM for apresentado, é importante acompanhar o progresso para garantir uma implementação bem-sucedida. 

Monitore os principais indicadores de desempenho (KPIs), como níveis de satisfação do cliente, eficiência operacional, economia de custos, etc., para que você tenha uma compreensão concreta do que está funcionando bem e do que precisa ser melhorado para fazer os ajustes necessários. 

Além disso, estabeleça revisões regulares com os membros da equipe que estão usando o PCM para que todos possam fornecer feedback sobre sua experiência e sugerir correções onde podem ser feitas, se necessário.

Passo 3: Ajuste processos e estratégias conforme necessário

Por fim, não se esqueça de fazer ajustes oportunos à medida que as coisas mudam com o tempo ou novos desafios surgem ao longo do caminho. 

Fique em alerta para qualquer coisa que possa afetar o desempenho ou a produtividade, como mudanças em tecnologia ou tendências de mercado. 

Considere também reavaliar regularmente os KPIs para identificar possíveis lacunas que precisam ser resolvidas rapidamente – dessa forma, você pode acompanhar as demandas em constante mudança e, simultaneamente, garantir resultados ideais de seus esforços de implementação em todos os momentos. 

Considere estabelecer um canal de comunicação aberto entre a equipe e a gerência para garantir que todos estejam na mesma página quando se tratar de utilizar o PCM em seus fluxos de trabalho diários.

Vale a pena implementar o PCM?

Com isso, a implementação do PCM em uma empresa de serviços técnicos pode ser recompensadora tanto para a empresa quanto para seus funcionários. 

Ele fornece uma estrutura para definir metas e objetivos claros, estabelecer processos e procedimentos, abordar desafios potenciais, medir e acompanhar o progresso e ajustar os processos.

Com este guia passo a passo, as empresas podem garantir que estão tomando as medidas corretas para implementar o PCM com sucesso. 

Espero que este artigo no blog tenha sido útil para te ajudar a entender como usar o plano de controle e manutenção da melhor forma.

BANNER BLOG (3)

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA