Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Manutenção corretiva: o que é, tipos e exemplos [GUIA 2024]

Leitura aprox. de 14 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 06, 2023


Leitura aprox. de 14 minutos

Aqui você encontra:

Quem nunca precisou consertar algo de última hora? Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar alguém que nunca precisou de manutenção corretiva.

Porém,  se você ainda não sabe sobre o conceito desse tipo de manutenção, seus objetivos, vantagens e quais são seus tipos, é hora de se atualizar.

Mesmo o conserto da manutenção corretiva pode ser programado para que nada tenha que ser feito de surpresa.

 

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é o ato de consertar máquinas e equipamentos em caráter emergencial de. Ou seja, a manutenção somente é realizada após uma quebra, parada, pane, ou queda de desempenho. 

Além disso, a manutenção corretiva é bastante conhecida como interrupção ou execução para manutenção da falha.

Por isso, este tipo de manutenção não é considerado o mais ideal, porém, sabe-se que ela pode ser inevitável em alguns casos. 

Baixe agora:  Planilha de Checklist de Manutenção Corretiva

Tipos de manutenção corretiva

Sim, existe mais de um tipo de manutenção corretiva. E o conhecimento sobre cada uma delas é importante, não só para que você saiba diferenciá-las, mas também, para que você saiba como aplicar cada uma delas em sua rotina. 

Saiba mais: As diferenças entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva

Manutenção planejada

Também conhecida como manutenção corretiva programada, a manutenção corretiva planejada é realizada no início da falha

Sendo assim, sua principal finalidade é solucionar uma potencial falha antes mesmo que ela chegue à fase de falha funcional.

Veja mais: Curva PF de produtividade na manutenção

Dessa forma, é possível prever quando o funcionamento do equipamento será comprometido, e com isso, consertar o equipamento no momento correto.

Além disso, é importante ressaltar que a falha potencial não deve oferecer riscos à segurança dos trabalhadores, tampouco à qualidade do produto final ou ao meio ambiente.

Portanto, o ideal é que ela seja agendada para o momento mais conveniente, mantendo o bom funcionamento e segurança da organização.

Não é à toa que esse tipo de manutenção deve ser baseada em dados. E estes podem ser coletados por meio de testes e inspeções e monitoramentos periódicos. E, além disso, acompanhados com mais facilidade por meio da tecnologia.

Saiba como: Histórico de manutenção de equipamento via QR Code

Manutenção não planejada

A manutenção não planejada também é conhecida como manutenção não programada. E sua principal característica consiste em problemas que resultam em parada forçada. Isso significa que o funcionamento do equipamento é interrompido somente após a fase de falha funcional. 

A manutenção corretiva não planejada é de caráter emergencial e costuma acontecer somente quando a falha na máquina ou equipamento, oferecem riscos à segurança dos trabalhadores, além de causar danos à qualidade do produto final e ao meio ambiente.

Inclusive, este é o motivo que torna a manutenção corretiva não planejada mais cara e mais perigosa do que os outros tipos de manutenção. Se sua equipe lida com esse tipo de manutenção com frequência, é imprescindível investir bastante na capacitação e treinamento.

Baixe grátis: Planilha de Checklist de Manutenção Corretiva

Objetivo da manutenção corretiva

O principal objetivo da manutenção corretiva é corrigir uma falha em caráter emergencial, buscando retomar a parada de produção no menor tempo possível.

Além disso, a manutenção corretiva tem o objetivo de evitar possíveis retrabalhos, visto que através dela é possível reduzir o tempo de execução das tarefas , além de evitar quebras inesperadas de máquinas e equipamentos.

Baixe grátis: Planilha de Checklist de Manutenção Corretiva

 Vantagens da manutenção corretiva

As vantagens da manutenção corretiva são poucas. Pois, além de ser considerada a mais cara, ela exige atenção redobrada, ao contrário da manutenção preventiva, por exemplo.

Leia mais: 3 dicas para um checklist de manutenção preventiva eficiente

Porém, a manutenção corretiva pode ser vantajosa em casos de equipamentos de pouca criticidade para a operação, realizando um reparo casual. 

Exemplo de manutenção corretiva

Agora que você está ciente  da teoria sobre a manutenção corretiva, está na hora de conhecer alguns exemplos práticos para compreendê-la melhor.

  1.  Imagine um cenário onde um equipamento, essencial para a operação da sua empresa, apresente uma falha. Neste caso, os reparos podem ser considerados uma manutenção corretiva.
  2.  Agora, imagine que uma peça de uma máquina quebrou. Os procedimentos utilizados para substituí-la também são considerados manutenção corretiva.

Resumidamente, sempre que um objeto crítico para a sua operação quebrar, os reparos ou substituição de peças sempre serão considerados como manutenção corretiva.

Auvo para empresas de manutenção: Monitore o técnico e muito mais

Quanto custa manutenção corretiva?

Vai depender do modelo e da complexidade da máquina ou equipamento. Também depende se a manutenção corretiva é planejada ou não. Mantenha isto em mente ao definir o seu preço.

Mas, uma coisa é fato: manutenções corretivas não planejadas custam mais caro do que outros tipos de manutenção. Por quê?

  1. Detecção de problema: manutenções desse tipo demandam uma investigação técnica para definir o motivo exato da parada, como consertá-la e que peças serão necessárias para isso. Às vezes, essa detecção requer o uso de tecnologias de ponta, como pode ser o caso para máquinas.
  2. Mais tempo de serviço: todo esse processo de trabalho consome muito mais tempo do que, por exemplo, uma manutenção preventiva planejada, que vai resolver o ponto fraco do funcionamento de antemão, com foco definido.
  3. Demanda com os fornecedores: não é incomum que pedidos urgentes saiam mais caros do que os programados. No caso de uma manutenção corretiva, o serviço pode precisar de peças de alta demanda de prontidão, o que tende a ser mais difícil e mais caro de comprar de fato.

Leia mais: Os principais indicadores de manutenção [2024]

 

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Você deve ter percebido que, ao longo do texto, dissemos repetidas vezes que a manutenção corretiva é um tipo de manutenção. Mas, quais são os outros tipos e a diferença entre eles? 

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva consiste no acompanhamento periódico de máquinas e equipamentos. E as técnicas de manutenção mais utilizadas são:

  • Análise de vibração
  • Ultrassom
  • Inspeção visual
  • Análise de óleo

Leia mais: Manutenção Preditiva - exemplos, o que é e como fazer

Portanto, os principais objetivos da manutenção preditiva são:

  • Evitar custos desnecessários;
  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
  • Aumentar a durabilidade dos equipamentos;
  • Impedir o aumento de danos.

Portanto, pode-se concluir que a principal finalidade da manutenção preditiva é reduzir custos de manutenção ao passo que aumenta a produtividade dos colaboradores.

Aprenda: Como ter renda recorrente com Contratos de Manutenção?

Manutenção preventiva

Outro tipo de manutenção é a manutenção preventiva, que tem como principal objetivo a prevenção de quebra ou uma falha no equipamento.

Além disso, com ela é possível diminuir a velocidade de desgaste das máquinas e aparelhos.

Portanto, trata-se de uma intervenção prevista, ou seja, preparada e programada antes mesmo do surgimento de uma falha. 

Alguns exemplos de manutenção preventiva são:

  • Revisões nos sistemas de equipamentos;
  • Lubrificações periódicas;
  • Planos de calibração e de aferição de instrumentos;
  • Planos de inspeção de equipamentos;
  • Históricos ou recomendações do fabricante.

Por fim, a manutenção preventiva também pode depender da condição do equipamento, bem como para reparar defeitos, reformas ou revisão geral.

Baixe grátis: Checklist para Manutenção Preventiva

Manutenção corretiva 

Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva consiste em  corrigir uma falha. Por isso, acontece quando o equipamento já está com alguma peça irregular, apresentando mal funcionamento, e ela precisa ser substituída.

Este tipo de manutenção é necessária em duas situações: 

  1. Com o surgimento de uma falha inesperada;
  2. Quando é detectada uma falha que possa levar a algum problema maior posteriormente.

Baixe grátis:  Estruturando o Plano de Controle e Manutenção

Junte-se à conversa de centenas de técnicos e gestores de todo o Brasil. É só entrar na Comunidade Auvo e se conectar.

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Manutenção

12 nomes para empresas de manutenção + slogans [DICAS DE MARKETING]

Veja algumas ideias para dar bons nome e slogan para sua empresa de manutenção. O cliente vai lembrar de você desde o primeiro...

Manutenção

Como vender manutenção com cálculo MTBF? Passo a passo + calculadora

Saiba que argumentos você pode usar para vender contratos de manutenção e como o MTBF pode ajudar a embasá-los

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA