Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Melhores sistemas para empresa de manutenção: os 3 melhores [2024]

Leitura aprox. de 11 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Novembro 29, 2023


Leitura aprox. de 11 minutos

Aqui você encontra:

A tecnologia está em todo lugar hoje. As áreas de prestação de serviço fazem parte desse movimento. Afinal, por meio da tecnologia, tanto o trabalho cotidiano fica mais fácil quanto as decisões de negócio, mais certeiras e baseadas em dados.

Continue lendo para conhecer todos os benefícios e funcionalidades essenciais do sistema para sua empresa de manutenção e qual é a melhor escolha.

O que é software para gestão de manutenção?

Um software para a gestão de manutenção é uma solução tecnológica que une, em uma só plataforma, várias ferramentas que facilitam o trabalho da empresa de manutenção. Por isso, também pode ser chamado de um sistema de gestão de equipes.

Essas ferramentas facilitam tanto a operação do dia a dia, ou seja, o serviço de manutenção em si, quanto o planejamento que o antecede e as etapas de análise que vêm depois.

Leia mais: Como escolher um sistema para sua empresa de manutenção?

Por que usar um sistema em empresa de manutenção?

Trabalho mais eficiente e acompanhamento de ativos

O sistema de gestão vai facilitar o acompanhamento de ativos, permitir que você planeje a agenda da sua equipe técnica, além de disponibilizar dados.

O acompanhamento de ativos vai deixar sua manutenção mais eficiente, tanto para localizar seus equipamentos quanto para acessar as informações do cliente.

Acompanhamento e planejamento da agenda da equipe

Além disso, no sistema é possível planejar a agenda dos seus colaboradores, sem que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado. Você vai poder programar todas as tarefas de um contrato de manutenção por frequência e já separando um passo a passo específico para o trabalho. Perder prazo, nunca mais.

Leia também: Saiba como economizar combustível com a roteirização de equipe

E o software de gestão, por toda a facilidade que traz, vai economizar tempo na operação. Ou seja, você basicamente vai conseguir usar as horas de trabalho de maneira mais eficiente para ganhar mais dinheiro. 

Maior poder de decisão baseada em dados

E, de quebra, esse tempo também vai poder ser usado para tomar decisões de negócio mais analíticas e baseadas em dados. O sistema centraliza todos os processos da empresa e armazena as informações. A partir disso, você puxa relatórios e visualiza áreas que precisam melhorar e que vão bem. 

Baixe grátis: Planilha de cálculo MTBF e MTTR, principais indicadores de manutenção

Quais funcionalidades um sistema para manutenção precisa ter?

As principais funcionalidades que um software para empresa de manutenção deve ter são:

  • Controle de equipamentos via QR Code: cada equipamento vai ter o seu próprio QR Code que vai mostrar todas as informações e histórico de manutenção.

Leia também: Guia completo para manutenção com QR Code

  • Controle de check in e check out:  a maneira mais fácil de acompanhar a pontualidade da equipe e ter a garantia de que o serviço foi realizado.
  • Controle de km rodado: facilita o reembolso dos colaboradores e dá indicativos de produtividade.
  • OS digital: o técnico recebe a OS no celular, com campos essenciais preenchidos e checklist de todas as etapas do serviço.
  • Checklist de tarefas: cada tipo de serviço pode ter sua própria checklist, preenchida com fotos para registrar cada etapa do serviço.
  • Pesquisas de satisfação do cliente: para ter mais clientes e fidelizar, precisa primeiro assegurar que quem você atende está satisfeito.

Os 3 melhores sistemas para empresas de manutenção

A seguir, você vai conhecer as melhores alternativas do mercado de sistema de gestão para empresas de manutenção.

1. Auvo Sistema de Gestão

Auvo é o software mais completo para empresas de manutenção. É também o maior sistema de gestão de equipes da América Latina, por uma série de motivos.

 A agenda é intuitiva e simples de usar. A gestão planeja e distribui as tarefas entre a equipe e acompanha a realização das OSs em tempo real.

E, além disso, as tarefas podem ser configuradas com repetição, que as insere na agenda já com uma frequência específica. Isso é extremamente útil para gerir as tarefas dentro de contratos de manutenção sem perder nenhum prazo.

O controle de equipamentos também fica centralizado no sistema, garantindo mais confiabilidade e otimizando a rotina de manutenção. Cada equipamento pode ter a sua própria etiqueta QR Code, que armazena informações essenciais.

QR Code

Ao escanear, o técnico acessa todo o histórico de manutenção e movimentações do equipamento. Além disso, o próprio cliente pode abrir um chamado a partir do QR Code por meio do módulo Central do Cliente.  

Além disso, pelo sistema centralizar os dados da empresa, é possível puxar relatórios com diversos filtros, para que a gestão visualize dados estratégicos por todas as frentes. Visualize que serviços dão mais lucro e que equipamentos dão mais problemas com retrabalho.

Essas são apenas algumas funcionalidades. Ao todo, os módulos Auvo somam 150. O sistema torna todos os processos mais eficientes.

E, ainda, é humanizado. Quem contrata conta com uma equipe de especialistas de implantação, que vai auxiliar a sua empresa de manutenção a usar o Auvo do jeito mais vantajoso possível para a rotina de trabalho.

Você pode ver isso na prática clicando aqui.

2. Excel

O Excel é muito usado entre empresas de todos os ramos.

 Não é tão conhecido a toa: ele ajuda a acompanhar e a organizar informações de atividades, dados de clientes e fornecedores, além de servir como calculadora e fazer representações gráficas. Tudo isso sem ocupar grande espaço de armazenamento.

Baixe grátis: Planilha checklist de manutenção preventiva

Para dominar todas as funcionalidades do Excel, é necessário investir um bom tempo no aprendizado. Além disso, para acompanhar os dados, é importante priorizar a organização.

O Google Sheets tem praticamente as mesmas funcionalidades. Fica dentro da conta Gmail e pode ser acessado online de qualquer dispositivo. É ainda mais interessante para empresas que estão no início das operações, com a cartela de clientes em ampliação.

Leia mais: Por que algumas empresas deixaram de usar Excel?

3. Google Agenda

A Google Agenda também fica integrada na conta Gmail. É uma ferramenta online, que atualiza automaticamente e também pode ser acessada de pelo celular.

Pode ser um aliada de empresas de manutenção na hora de planejar os trabalhos. Em cada compromisso, você também consegue anexar documentos e deixar descrições de tarefa. Além disso, é possível configurar aviso para as tarefas.

A checklist de tarefas não é integrada ao Google Agenda. Então, se você for registrar as etapas do serviço, é melhor unir o Google Agenda ao Excel ou Google Sheets.

Leia mais: Como fazer controle de equipamentos com planilha

Você pode fazer parte da Comunidade Auvo no WhatsApp com apenas um clique e se conectar com técnicos e gestores de todo o Brasil.

Além disso, convidamos você para conhecer o sistema Auvo gratuitamente e entender por que tantos gestores também escolheram. Basta clicar na imagem abaixo.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso tempo de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA