Blog Auvo - Gestão de Equipes Externas

Manutenção corretiva não planejada: o que é, como evitá-la e exemplos

Escrito por Gabriel Rodrigues | 23/08/2022 13:00:00

Ainda existe uma confusão com diversos termos relacionados à manutenção e à assistência técnica. Um deles é a manutenção corretiva não planejada.

A nomenclatura pode ser utilizada em uma indústria, mas não em outra, por exemplo. Às vezes, há erros relacionados a traduções de línguas estrangeiras ou a adoção de termos de forma genérica.

E você? Sabe o que é manutenção corretiva não planejada? Qual é a diferença entre manutenção planejada e não planejada? Vamos esclarecer todas essas questões, vem com a gente!

Baixe grátis: Checklist de manutenção corretiva

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é a atividade realizada com o fim de reparar equipamentos e máquinas em caráter emergencial. Em outras palavras, o técnico faz o conserto após uma quebra, pane, parada ou queda de desempenho.

O objetivo desta intervenção é restaurar as condições de uso do equipamento, de modo que ele se torne apto para operação ou uso.

Leia mais: Manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Por este motivo, a manutenção corretiva também é conhecida como execução ou interrupção para manutenção da falha. Ainda que não seja ideal, ela é inevitável em alguns casos.

Como você verá adiante, a manutenção corretiva pode ser dividida em planejada e não planejada.

Tipos de manutenção

Para compreender o que é manutenção corretiva não planejada e planejada, é fundamental conhecer outros tipos de manutenção. São eles:

Manutenção preventiva

Manutenção preventiva é uma atividade realizada em intervalo definido de tempo com o fim de reduzir ou evitar falhas ou queda no desempenho.

Ou seja, ela depende de um planejamento, que determina o período ideal para que uma máquina ou equipamento passe novamente por manutenção.

Baixe grátis: Checklist de manutenção preventiva

Por ser baseada em intervalos de tempo, é também chamada de Time Based Maintenance (Manutenção Baseada no Tempo).

Esse caráter preventivo é de suma importância para instalações ou equipamentos que podem gerar catástrofes ou riscos ao meio ambiente, bem como para sistemas complexos ou de operação contínua.

O importante, neste caso, é ficar atento ao planejamento dos intervalos. Caso eles sejam menores do que o necessário, a empresa poderá gastar mais com trocas de peças desnecessárias e interrupções.

Leia mais: Manutenção proativa e autônoma: o que são?

E você sabe o que é manutenção preventiva não planejada? Para compreendê-la, é preciso saber o conceito de manutenção preditiva.

Manutenção preditiva

Em algumas empresas, os gestores realizam atividades de acompanhamento de parâmetros e variáveis de performance dos equipamentos. Com esse monitoramento sistemático, define-se a necessidade ou não de intervenção.

A partir do momento em que o responsável define pela necessidade da intervenção, após o acompanhamento preditivo, será realizada uma manutenção corretiva planejada ou manutenção preditiva.

Ela também é chamada de Condition Based Maintenance (Manutenção Baseada na Condição).

A manutenção preditiva seria, assim, um ramo da manutenção preventiva.

Leia mais: Qual a tecnologia necessária para realizar manutenção preditiva?

Manutenção detectiva

Por fim, outro tipo de manutenção é a manutenção detectiva ou investigativa. Ela é realizada em sistemas de comando ou proteção para buscar falhas ocultas ou não perceptíveis aos profissionais de manutenção ou operação.

Ainda que seja um tipo novo de manutenção, ela é fundamental para garantir a confiabilidade da planta e dos sistemas e da planta.

Entendeu o que é manutenção preventiva não planejada? E a preditiva? Vamos passar, então, às diferenças entre os dois tipos de manutenção corretiva.

Qual é a diferença entre manutenção corretiva não planejada e planejada?

Você já refrescou sua memória com a definição de manutenção corretiva, que nada mais é do que atuar para corrigir uma falha ou o desempenho de uma máquina.

E o que é uma manutenção corretiva não planejada?

Manutenção corretiva não planejada

Manutenção corretiva não planejada é aquele reparo que ocorre de maneira aleatória, após a ocorrência do incidente.

E quando usar manutenção corretiva não planejada? De preferência, nunca. Ela deve ser evitada, pois, em geral, é um tipo de manutenção de alto custo, seja pela maior extensão do dano ao equipamento, seja pelas perdas de produção.

Leia mais: 8 medidas de redução de custos para empresas 

Manutenção corretiva planejada

Manutenção corretiva planejada é aquela realizada em função de um acompanhamento preditivo ou pela decisão gerencial de manter as operações da máquina até que ela apresente falha ou queda de desempenho.

Por ser planejada, costuma ter um custo menor e ser mais segura.
Entendeu qual é a diferença entre manutenção planejada e não planejada? Vamos ver então algumas práticas para evitar os reparos aleatórios necessários após uma falha.

Leia mais: Downtime de equipamentos, por que você deve saber e evitar

Como evitar a manutenção corretiva não planejada?

Existem práticas simples que auxiliam um gestor a evitar a manutenção corretiva não planejada. Conheça algumas a seguir!

Invista na criação de um planejamento eficiente e siga as metas

O planejamento é algo essencial para qualquer empresa. Porém, não planejar as ações de manutenção pode ser algo muito caro para o negócio.

Por isso, um bom plano de manutenção, com equipes e procedimentos bem definidos, é fundamental para obter alguns benefícios, como cumprimento de prazos e manutenção da produtividade e do padrão de qualidade.

Siga as orientações e os requisitos dos fabricantes

As orientações dos fabricantes dos equipamentos servem para que seu uso seja eficaz e duradouro. Para evitar a manutenção corretiva não planejada, é muito importante orientar seus profissionais a seguirem as instruções.

Uma equipe de manutenção consciente se orienta por requisitos pautados pela fabricante da máquina, e não por intuição.

Saiba mais: Por que o investimento em treinamento dá retorno (e muito)

Gerencie as manutenções

Outra boa dica para evitar a manutenção corretiva não planejada é gerenciar essas atividades de reparo. Em cada intervenção, a equipe deve gerar um relatório de manutenção para saber exatamente o que e quando foi feito.

Ao considerar os históricos de manutenção, o gestor consegue compreender a saúde e a eficiência operacional dos equipamentos no longo prazo. Dessa forma, é possível programar as manutenções com assertividade.

Entenda mais: Ficha técnica por equipamento facilita a manutenção

Organize os estoques

Trabalhar com estoques suficientes para ter peças de reposição à disposição da equipe é outra medida importante para evitar falhas que levam à manutenção inesperada.

Além disso, o estoque evita prolongar o intervalo de ociosidade, reduzindo custos e prejuízos.

Saiba mais: Qual o melhor sistema para empresas de manutenção?

Utilize a tecnologia como aliada

Você utiliza a tecnologia no seu dia a dia para monitorar seus ativos humanos e materiais? Certamente. E ela também pode ser adotada na rotina de manutenção, não só para coletar dados sobre os equipamentos, mas também para auxiliar no trabalho das equipes técnicas.

O Auvo, por exemplo, é um software que automatiza a operação de empresas de manutenção e assistência técnica de diversas maneiras. Se você precisa de ajuda com processos relativos à visita técnica ou com checklist de manutenção, a solução é perfeita.

Exemplos de manutenção corretiva

A manutenção corretiva é uma abordagem essencial quando se trata de lidar com problemas e falhas em equipamentos, máquinas e sistemas. Essa modalidade de manutenção busca corrigir as falhas já existentes, garantindo o funcionamento adequado e contínuo das operações.

Abaixo, destacamos alguns exemplos de manutenção corretiva para diversas situações:

1. Manutenção corretiva em equipamentos industriais

Quando uma máquina apresenta um mau funcionamento ou quebra, é realizada a manutenção corretiva para repará-la, substituindo peças danificadas ou aplicando ajustes necessários.

2. Correção de falhas em sistemas de computadores

Caso um software apresente erros, bugs ou falhas de funcionamento, a manutenção corretiva é realizada para identificar e resolver o problema, garantindo a estabilidade e eficiência do sistema.

3. Reparo em veículos automotivos

Se um veículo apresentar problemas mecânicos ou elétricos, a manutenção corretiva entra em ação para solucionar o defeito e restaurar o veículo ao seu estado funcional adequado.

4. Restabelecimento de redes de energia elétrica 

Em casos de quedas de energia ou interrupções na rede elétrica, a manutenção corretiva é acionada para identificar a causa do problema e restaurar o fornecimento de energia.

5. Manutenção de equipamentos eletrônicos

Quando aparelhos eletrônicos, como telefones, computadores ou eletrodomésticos, apresentam defeitos, a manutenção corretiva é realizada para reparar ou substituir os componentes danificados.

6. Recuperação de sistemas de refrigeração

Em sistemas de refrigeração de ambientes ou equipamentos, a manutenção corretiva é executada para solucionar problemas de vazamentos, falhas no compressor ou outras questões que afetem o desempenho da refrigeração.

É importante destacar que a manutenção corretiva é uma resposta a problemas que já ocorreram, sendo ideal que seja complementada por outras modalidades de manutenção preventiva e preditiva para evitar falhas futuras e garantir uma maior vida útil dos equipamentos e sistemas.

Conecte-se com centenas de gestores e técnicos de todo o Brasil, compartilhe e obtenha dicas exclusivas sobre manutenção e serviços. É só fazer parte da nossa Comunidade.