Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Quais tecnologias necessárias para fazer manutenção preditiva?

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Julho 26, 2023


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

A manutenção preditiva é uma abordagem inovadora que utiliza tecnologias avançadas para monitorar continuamente o estado e o desempenho de equipamentos industriais, a fim de prever falhas e evitar interrupções não planejadas. 

🔧[BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist para Manutenção Preventiva

Diferentemente dos métodos tradicionais de manutenção, que são baseados em calendários fixos ou falhas já ocorridas, a manutenção preditiva emprega análise de dados em tempo real para identificar sinais de deterioração e antecipar a necessidade de reparos ou substituições.

🔧 8 passos para redução de custos em sua empresa de manutenção

Importância e benefícios da Manutenção preditiva 

Ao monitorar continuamente o estado dos equipamentos, as empresas podem identificar problemas iminentes e agir proativamente antes que falhas ocorram. Isso resulta em uma série de benefícios, como:

imagem-quais-tecnologias

Fundamentos da Manutenção Preditiva: monitoramento, análise e prognóstico

A manutenção preditiva é construída sobre três pilares fundamentais: monitoramento de condição, análise de dados e prognóstico.

  • Monitoramento de Condição: O monitoramento de condição é realizado por meio do uso de sensores e instrumentação especializada que coletam dados sobre variáveis críticas, como temperatura, vibração, pressão, umidade e outras. 

Esses sensores monitoram o desempenho e as condições de operação dos equipamentos em tempo real, fornecendo informações valiosas sobre o estado atual de cada componente.

🔧 Manutenção Preventiva vs Manutenção Preditiva: qual escolher?

  • Análise de Dados: A análise de dados é essencial para extrair informações significativas dos enormes volumes de dados coletados pelos sensores. 

Algoritmos avançados são aplicados para identificar padrões, tendências e anomalias nos dados. A análise de dados permite a detecção precoce de possíveis falhas e o fornecimento de informações valiosas para a tomada de decisões de manutenção.

  • Prognóstico: Com base na análise de dados, algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de prognóstico são aplicados para prever o tempo restante de vida útil dos equipamentos e componentes. 

Isso permite que as equipes de manutenção ajam antecipadamente, realizando as intervenções necessárias antes que uma falha ocorra.

✅[BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist de Manutenção Corretiva: conquiste mais clientes

Ferramentas e tecnologias usadas para fazer manutenção preditiva

A manutenção preditiva faz uso de várias ferramentas e técnicas para facilitar a coleta, análise e interpretação dos dados. Algumas das tecnologias essenciais incluem:

Sensores e Instrumentação - Diversos tipos de sensores são utilizados na manutenção preditiva, como sensores de vibração, sensores de temperatura, sensores de pressão, sensores de corrente elétrica, entre outros. 

Esses sensores são estrategicamente instalados nos equipamentos para coletar dados precisos sobre seu desempenho e condição operacional.

Internet das Coisas (IoT) e Conectividade - A IoT desempenha um papel vital na manutenção preditiva, conectando sensores e dispositivos para coletar e transmitir dados em tempo real. Através da conectividade, os dados são enviados para plataformas de análise e sistemas de gerenciamento, permitindo uma tomada de decisão ágil e informada.

Análise de Dados e Aprendizado de Máquina - A análise avançada de dados e algoritmos de aprendizado de máquina são utilizados para identificar padrões, tendências e anomalias nos dados coletados. Essas técnicas permitem a detecção precoce de falhas, a previsão de problemas iminentes e a sugestão de ações corretivas.

✅ Agora é fácil tomar decisões inteligentes baseadas em dados na sua empresa de manutenção

Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) - Essas tecnologias emergentes estão sendo cada vez mais utilizadas para fornecer assistência remota e treinamento em manutenção. Através de dispositivos AR/VR, técnicos podem receber instruções em tempo real, visualizar informações sobre equipamentos e realizar reparos com maior precisão.

Relatórios e históricos de manutenções - Ter uma plataforma centralizada para registrar todas as atividades de manutenção permite o armazenamento e o acesso fácil a dados históricos, incluindo intervenções de manutenção realizadas, datas, detalhes de componentes substituídos e qualquer outra informação relevante. 

✅ Aprenda como controlar o estoque dos seus equipamentos e reduza os gastos

Com um sistema adequado de armazenamento de dados, como o Auvo, as empresas podem aproveitar essas informações para análises retrospectivas, identificar padrões de falhas recorrentes e tomar decisões embasadas para aprimorar ainda mais suas estratégias de manutenção preditiva.

demonstração gratuita auvo

Auvo para manutenção preditiva

A manutenção preditiva representa o futuro da manutenção industrial, capacitando as empresas a evitar falhas e otimizar a eficiência operacional. Com tecnologias como o Auvo, você pode monitorar e documentar continuamente o estado de seus equipamentos, identificar problemas iminentes e agir de forma proativa. 

O Auvo ajuda sua equipe externa a ser mais produtiva com checklists completos, além de relatórios simples e digitais em que podem ser registrados fotos, vídeos e detalhes da manutenção efetuada.

demonstração gratuita auvo

É essencial que as empresas explorem essas tecnologias e considerem sua aplicação em suas respectivas áreas de atuação, a fim de garantir uma vantagem competitiva e se preparar para os desafios do futuro.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso tempo de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA