Blog Auvo - Gestão de Equipes Externas

Visita técnica: o que é, qual importância, como fazer + MODELO GRÁTIS

Escrito por Gabriel Rodrigues | 05/05/2022 18:55:18

A visita técnica é uma parte importante do dia a dia das empresas que trabalham com serviços, pois ajudam seus clientes tanto a reparar situações de problemas emergenciais, como a fazer a manutenção e fiscalização dos equipamentos.

 

No caso de empresas em locais públicos, por exemplo, a visita técnica pode ajudar os gestores do local a se certificar de que todas as normas e legislações vigentes estão sendo cumpridas para garantir a regularização do negócio.

Já no caso de serviços para pessoas, elas ajudam a resolver problemas e preveni-los.

Por isso, é fundamental que as empresas que trabalham com esse tipo de serviço saibam fazer um relatório de visita técnica e que entendam como realizar uma com eficiência.

O que é uma visita técnica?

Visita técnica é um serviço que pode ser contratado por um cliente físico ou empresa com o objetivo de solucionar algum problema que requer assistência técnica de um profissional.

Saiba mais Como acompanhar em tempo real a equipe externa em visitas

Essa visita, entretanto, não se limita a reparos. Ela pode ser contratada para uma manutenção preventiva, um suporte ou para um acompanhamento, por exemplo.

Quando estamos falando de um local público ou comercial, a visita técnica acaba servindo para fiscalizar a situação do local e garantir que todas as normas e legislações vigentes estejam sendo seguidas.

Descubra Como fazer relatório completo de visita técnica

Nesses casos, é importante que a empresa responsável pela visita fique atenta às regras de horário e o tempo médio para realização do serviço.

Qual a importância da visita técnica

As visitas técnicas possuem muitas vantagens e benefícios, tanto para as empresas que prestam o serviço, quanto para os clientes que atendem.

Dentre os principais benefícios das visitas técnicas, podemos citar em primeiro lugar o esclarecimento de dúvidas do cliente.

Saiba mais Como acompanhar a satisfação do cliente

Em especial em projetos complexos, os profissionais responsáveis pela visita técnica ficam à disposição do cliente para responder dúvidas, assim evitando problemas e até mesmo diminuindo o número de visitas no futuro.

Outro ponto importante das visitas técnicas é que elas ajudam as empresas a encontrar soluções viáveis para seus problemas.

Além disso, a visita técnica ajuda a adequar as etapas dos serviços, manter a limpeza e organização dos equipamentos, evitar desperdícios de material e garantir que o prazo de execução de um serviço seja cumprido à risca.

Como organizar uma visita técnica

Como vimos, as visitas técnicas podem ter vários objetivos, como a elaboração de orçamentos, apresentação de projetos, manutenção de equipamentos e acompanhamento da produção.

Veja mais Como fazer relatório fotográfico de visita técnica

Independente do seu objetivo com as visitas técnicas, existem algumas etapas para elaborar esse tipo de ação de maneira mais eficiente. Confira o passo a passo:

Crie uma rota otimizada

O primeiro passo para organizar suas visitas técnicas é criar uma rota segura e econômica.

Isso vai fazer com que a sua empresa seja mais produtiva, pois você pode planejar as visitas do dia por regiões, por exemplo.

Dessa forma, é possível atender mais pessoas com um custo menor de tempo e dinheiro.

Conheça Motivos para usar roteirização de tarefas para equipes

Organize bem os assuntos

Outro aspecto muito importante das visitas técnicas é que você deve, de preferência, fazer as visitas que tem o mesmo tema sempre no mesmo dia.

Essa prática facilita a produção de materiais e a separação dos equipamentos, além de economizar o tempo gasto pelos seus colaboradores.

A elaboração das manutenções e apresentações também irão funcionar de maneira mais eficiente, o que vai aumentar a satisfação dos seus clientes.

Crie um cronograma de visita

Uma forma de facilitar a vida dos seus colaboradores é elaborar um cronograma geral.

Para isso, você deverá considerar as rotas e os assuntos de cada visita técnica para montar um cronograma com prazo maior e para que você não precise fazer um planejamento por dia.

Dessa forma, é possível evitar imprevistos e até mesmo prever um tempo livre para atender clientes novos ou solucionar problemas emergenciais.

Leia mais 5 formas de fidelizar clientes

Esse cronograma também será muito útil para fazer um controle de gastos e a para fazer uma precificação mais justa e eficiente.

Portanto, sempre precifique os seus projetos considerando as despesas com deslocamentos e encaixando a quantidade e custos das visitas.

Assim, é possível prever quanto será o gasto despendido e evitar surpresas desagradáveis.

A importância de ter relatórios das visitas

Os relatórios de visitas técnicas são muito importantes para garantir um atendimento de qualidade e alto grau de atendimento do serviço prestado.

Assim como todo processo dentro da empresa, é fundamental que o relatório possua regras claras e bem definidas a serem seguidas pelos técnicos.

Dessa forma, é possível atender às necessidades do seu cliente de maneira mais eficiente, assim fidelizando-o e garantindo que ele vai falar bem da sua empresa.

Os relatórios também são muito importantes para ajudar no controle interno da sua operação.

Por meio deles, seus gestores ou líderes de departamento têm mais informações para gerar relatórios internos e avaliar a qualidade do serviço prestado.

Sistema Auvo para otimizar rotas em visitas técnicas

Como vimos, a visita técnica traz diversos benefícios e vantagens tanto para as empresas que prestam os serviços quanto para os clientes atendidos.

Por meio delas, é possível esclarecer dúvidas dos clientes, ajudar as empresas a encontrar soluções para seus problemas, fiscalizar processos de forma mais rotineira, adequar as etapas de serviço, manter a limpeza e organização de equipamentos, evitar desperdícios etc.

Para organizar as visitas técnicas da sua empresa, é fundamental que você siga um passo a passo simples e tenha um software para gestão. Algumas funcionalidades da Auvo que auxiliam no aumento de produtividade:

Conheça A solução completa para a sua empresa de manutenção

Junte-se à nossa Comunidade Auvo e conecte-se com técnicos e gestores de todo o Brasil. Sua próxima parceria de negócios pode estar por lá! Clique abaixo.