Blog Auvo - Gestão de Equipes Externas

Aplicativos de rota: como ele te ajuda a economizar

Escrito por Gabriel Rodrigues | 10/03/2021 03:00:00

Qualquer gestor de equipes externas sabe como é difícil fazer o controle dos serviços que estão sendo feito longe da empresa. Um dos maiores problemas é fazer a melhor rota para o tempo seja aproveitado ao máximo, e os clientes sejam atendidos de forma rápida e sem atraso. Para resolver isso, temos os aplicativos de rota que fazem são o braço direito de qualquer gestor.

Com o trânsito caótico e uma rotina de trabalho muito intensa nas grandes e médias cidades, o uso de aplicativos de rota se faz necessário para um bom planejamento de rotas, entrega de cargas e localização em tempo real. Utilizá-lo não é mais uma questão de comodidade e sim de precisão e necessidade.
 

Os aplicativos de rota tem como principal objetivo otimizar o trajetória do ponto de partida até o ponto de entrega e calcular o melhor caminho, com menos trânsito e com máxima economia. Isso fará com que a empresa possa diminuir os custos e ganhar tempo em todas as partes da operação. Por isso, é fundamental que toda a empresa esteja envolvida e não apenas as equipes externas.  

Os avanços tecnológicos trazidos pelos app's de rota tem como objetivo melhorar e otimizar nossas vidas. Esses recursos podem informar as condições do trânsito, a quantidade de engarrafamentos, acidentes, buracos na pista e isso pode se tornar muito atrativo e útil no dia a dia. Assim você conseguirá fugir dos problemas e minimizar possíveis danos com a frota, além de diminuir os riscos com acidentes.

Para realizar um bom planejamento de rotas, é necessário escolher a melhor ferramenta para calcular o trajeto, por isso listamos aqui as ferramentas mais utilizadas e com maior possibilidade de acerto em seus trajetos. Confira:

Quais são os benefícios do uso de um aplicativo de rotas por uma empresa?

Gestão otimizada

Com uma gestão de frotas e rotas otimizadas, é possível eliminar etapas desnecessárias durante os trajetos.

E ao usar um bom planejador de rotas, é possível ter uma noção do trânsito mais realista e de como combinar as entregas próximas para otimizar todo o processo.

Elimine vias movimentadas e trace roteiros alternativos que economizam tempo e fornecem agilidade ao deslocamento.

Ferramentas de fácil utilização

Os aplicativos de rota são, geralmente, de fácil utilização e não possuem segredos de uso.

Na pressa do dia a dia, não há tempo para lidar com aplicativos difíceis de entender ou cheios de funcionalidades confusas.

Vivemos na era da tecnologia e da praticidade, por isso, precisamos de ferramentas que nos auxiliem e não que nos atrasem.

Cliente satisfeito

Ter um cliente satisfeito significa que o objetivo principal da entrega foi cumprido.

Ele não quer saber como o motorista fez para chegar até lá, ou quais os problemas que ele teve ao fazer a entrega.

Tudo que ele quer é uma entrega rápida e o cuidado com a sua mercadoria.
Felizmente, podendo contar com ferramentas auxiliares, como os aplicativos de rotas para empresas, os melhores caminhos podem ser traçados ajudando a aumentar as chances de sucesso da entrega.

Ferramentas gratuitas

Nem sempre é possível contar com ferramentas super elaboradas logo no início de um negócio.

Por isso, os aplicativos de rotas são ferramentas simples, mas eficientes. Existem várias que são gratuitas ou que possuem versões gratuitas bem completas.

E aí, na medida em que sua empresa vai evoluindo, você já pode procurar soluções mais completas, como um software de roteirização e monitoramento das equipes em tempo real.
Falaremos sobre essa opção mais à frente.

Da para economizar utilizando um aplicativo de rota?

Mesmo se você optar por um aplicativo de rotas pago, você pode usar e abusar de suas funcionalidades e economizar muito com o planejamento de rotas. Muitas equipes externas já fazem uso de plataformas como essas e conseguem obter resultados gratificantes para elaborar estratégias de rotas.  

Ao escolher um aplicativo de rotas, tenha em mente de que ele deve abranger a área escolhida e deve te ajudar a traçar os melhores trajetos e oferecer opções de trânsito em tempo real, assim o seu trabalho se tornará muito mais ágil e produtivo, aumentando a satisfação do seu cliente em relação à prestação de serviço.

Além disso, é possível monitorar a equipe de acordo com a rota traçada, conseguindo obter informações em tempo real das manutenções realizadas, permitindo inclusive a realização de serviços emergenciais sem que os mesmos tenham que ocorrer fora do horário de trabalho do técnico.

Como traçar uma rota eficiente?

Contar com ferramentas que nos ajudem a traçar rotas mais eficientes é muito importante, mas não é o único ponto a se preocupar.
Por isso, separamos algumas dicas as quais um bom gestor deve estar atento no dia a dia.

Vamos conferir?

Mapear os pontos e paradas

Conhecer bem a rota é essencial. Por isso, saiba com antecedência a localização do cliente, os pontos de entrega, pedágios, postos de abastecimento, pontos de parada, etc.

Tenha planos alternativos

Imagine que você descobriu que uma rota pela qual você planejou passar houve um acidente e a via está engarrafada.
Se você não tiver alternativas planejadas pode acabar agindo no impulso e desorganizando todo o trajeto.

Neste caso, o melhor é se antecipar aos imprevistos e sempre prever diferentes cenários.

Faça o monitoramento da frota

Fazer o monitoramento da frota é um benefício para o gestor, para o cliente e para o motorista.

O gestor vai estar ciente de quaisquer problemas e atrasos durante o trajeto, podendo orientar melhor o motorista sempre que necessário.

Já o cliente possui mais acesso à tecnologia e pode saber onde o motorista está em tempo real.

Baseie-se em resultados

Ao finalizar uma entrega faça uma análise dos relatórios da viagem e veja o que deu e o que não deu certo.

Conhecer bem os erros do caminho nos ajuda a evitá-los no futuro e a estabelecer estratégias mais assertivas.

Conheça o cliente

Você pode planejar as rotas mais eficientes para os seus colaboradores, mas se eles não puderem fazer a entrega todo o planejamento pode ir por água abaixo.

É claro que, até certo ponto, esses desencontros com o cliente fazem parte da rotina de um motorista, mas ter um bom conhecimento sobre ele pode minimizar essas ocorrências.

Procure saber a rotina do cliente e os melhores horários de recebimento da mercadoria ao planejar a rota.

Aplicativos de rota: os mais utilizados

 

Google Maps

A plataforma de localização em tempo real mais utilizada no mundo! Com acesso ao banco de dados do Google Maps que fornece informações atualizadas, em tempo real. Com ele é possível traçar rotas para quem está a pé, no transporte público, de carro, moto ou bicicleta. É um dos aplicativos mais populares da lista, já que você não precisa estar de carro para usá-lo. Apresenta uma boa funcionalidade na entrega de informações como endereços de locais, principalmente se estão cadastrados no Google Meu Negócio. Fornecendo além do mapa, fotos, avaliações do local, etc. Além disso, consegue fornecer informações mesmo estando off-line e por isso, é um dos aplicativos de rota mais queridinhos do Brasil.


GPS Brasil

É um aplicativo de mapas grátis para celulares Android e iPhone (iOS). Concorrente do Google Maps, o destaque do serviço está no uso offline, além de dispensar qualquer tipo de cadastro. A plataforma oferece, inclusive, suporte à navegação GPS com instruções em português. O app também está habilitado para encontrar restaurantes, postos de gasolina, hotéis e outros estabelecimentos sem gastar dados da sua franquia 4G. O foco da sua rota são os carros e sua interface é muito parecida com a dos GPS instalados em veículos. O aplicativo é gratuito mas algumas de suas funcionalidades são pagas, como o movimento do tráfego em tempo real e a possibilidade de recalcular uma rota mais rápida. Ele ainda avisa sobre radares, recomenda locais próximos com endereço, telefone e mostra a velocidade que você está trafegando.


Here Maps

O Here Maps é um aplicativo que pode ser utilizado para traçar rotas em todo Brasil e também para quem vai viajar, pois permite o download gratuito de todos os mapas do mundo. É totalmente off-line e permite que o usuário possa traçar sua rota de acordo com o meio de locomoção escolhido, inclusive táxi.


Tom Tom Brasil

É um aplicativo gratuito para dispositivos Android e para os dispositivos IOS apresentam uma visão com limite de 70 km percorridos. Possibilita a navegação ponto a ponto e apresenta informações do trânsito em tempo real e alerta sobre os radares. O seu ponto positivo é a ausência de anúncios na plataforma. Com ele, o motorista pode checar as condições do trânsito em diversas rotas, saber onde há radar de velocidade, bem como a velocidade máxima da via. Além disso, é possível fazer o download de diversos mapas. Por enquanto, o app está disponível apenas para celulares Android.

Waze


O Waze lidera junto com o Google Maps as estatísticas dos aplicativos de rota mais baixados e utilizados. A sua principal funcionalidade é a atualização em tempo real das informações de tráfego, pois é abastecida pelos próprios usuários da plataforma, que fornecem informações de forma colaborativa. Também é possível personalizar algumas interações com o aplicativo, definindo preferências por rotas mais rápidas ou mais curtas, visualização dia e noite, seleção de postos de gasolina, premiações e etc.

RoadWarrior

Este app é ótimo para que os gestores tenham uma visão eficiente do progresso dos seus motoristas durante a rota.

Você pode planejar rotas de forma inteligente e também mudá-las a qualquer momento no mapa, até mesmo mesclando várias rotas em uma, caso ache necessário.

Também é possível obter relatórios de horários, distâncias percorridas, paradas etc. e o melhor é que tudo isso pode ser acessado rapidamente e com poucos cliques.

Já a versão do app para motoristas, também permite ajustes e otimizações e auxilia a lidar com as complexidades de uma rota de forma simples.

Circuit

O Circuit permite que você poupe o tempo da entrega e faça economia de combustível durante as entregas.

Ele utiliza tecnologia em tempo real combinado a mapas atualizados das rotas.

Com o aplicativo de rotas Circuit é possível planejar paradas personalizadas e analisar a melhor ordem da viagem com o objetivo de deixar o trajeto mais rápido e econômico.

O recurso “otimizar rota” permite que o próprio app sugira as melhores rotas otimizadas em ordem numérica da melhor para a menos eficiente.

Auvo: uma ferramenta completa

Agora que você já sabe como utilizar um aplicativo de rotas e como ele pode te ajudar a economizar, saiba que você pode ter acesso a essa e outras funcionalidades utilizando o Auvo.

O nosso software permite o monitoramento das equipes em tempo real, bem como um check-list de suas atividades diárias, além de oferecer uma previsão de atendimentos e a performance diária por equipe.

Não perca tempo utilizando milhares de ferramentas de gestão e aplicativos de rota, que não te oferecem precisão nas informações.

O Auvo permite fazer as rotas de forma automática, basta você inserir as atividades que precisa fazer durante o dia na aba roteirizar, como mostramos no vídeo abaixo:

 

Além disso, você tem acesso em tempo real às informações do serviço prestado, conversa com o técnico, tem acesso a relatórios da prestação de serviços e à pesquisa de satisfação do cliente.

Dê adeus a planilhas exaustivas que só podem ser devidamente preenchidas depois que o técnico chega do serviço externo.

Com o Auvo o técnico terá acesso às informações do cliente na hora do atendimento. É o futuro na palma da sua mão!

Otimize e economize a gestão de rotas da sua empresa, facilitando a vida não somente do gestor mas de toda a equipe.

Faça uma demonstração gratuita hoje mesmo e tenha acesso às diversas funcionalidades do Auvo que ajudarão a sua empresa a crescer cada vez mais.

Conclusão

Os aplicativos de rotas são ferramentas facilitadoras para empresas que possuem equipes externas.

Com eles é possível traçar rotas mais eficientes, beneficiando as equipes, gerando economia e deixando os clientes mais satisfeitos.

Você também pode optar por ferramentas ainda mais completas e eficientes que fazem a roteirização de forma automática e permitem fazer toda a gestão da equipe.

Dessa forma, há a possibilidade de centralizar as ferramentas de gerenciamento em um só lugar, facilitando todo o controle.

E aí, você já utiliza algum aplicativo ou ferramenta de gestão na sua empresa?


Leia também: Roteirizador de Equipe de Campo: o que é como funciona