• Gabriel Rodrigues

Cliente satisfeito: 10 melhores dicas para fidelizar

Ter um cliente satisfeito pode parecer difícil, mas é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, um público fidelizado pode trazer inúmeras vantagens e, claro, mais lucros.


No entanto, muitas empresas têm dificuldade em manter seus clientes fiéis, ou não sabem como investir em hábitos que aumentem a satisfação do público.

Por isso, nós preparamos um guia especial com 10 dicas para você deixar seu cliente satisfeito com seu serviço, e, com isso, reforçar as chances de torná-lo fiel à sua marca.


Continue conosco para entender mais sobre a importância de ter um bom desempenho com o público e conferir algumas sugestões incríveis!


Por que é importante ter um cliente satisfeito?


Antes de mais nada, é fundamental entender a importância de deixar seu cliente satisfeito. Pode parecer óbvio, mas muitos negócios não dão a devida atenção para isso.


Uma das principais vantagens é criar uma rede de contatos cativa.

Isso pode ser exemplificado perfeitamente com a frase de Jagdish Sheth, especialista em psicologia do consumo e professor de marketing da Universidade de Pittsburgh: “Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos”.


Imagine que o cliente sentiu que todas suas necessidades foram atendidas com o seu atendimento.


No futuro, ele irá contar para seus familiares, amigos e conhecidos. Por sua vez, essas pessoas irão lembrar do seu negócio quando precisarem. E assim sucessivamente.


Mesmo nos dias de hoje, o marketing boca a boca, ou de indicação, tem um grande peso na credibilidade e visibilidade das empresas.

Por isso, ter um cliente satisfeito é extremamente importante para alcançar novos públicos de maneira positiva.


Além disso, um público contente possui mais chances de se tornar fidelizado, o que significa que eles retornaram para adquirir mais produtos, aumentando o número de vendas.


Assim, é fundamental se preocupar com a satisfação dos seus clientes, e implementar práticas que possam auxiliar nessa jornada.


Se você quer saber como melhorar seu atendimento e deixar seu público mais feliz, confira essas 10 dicas que separamos para você:


1. Trate cada cliente com exclusividade


O primeiro passo é elaborar um atendimento personalizado para cada cliente. Apesar de ser importante estabelecer um processo de vendas, seu público possui necessidades diferentes.


Dessa forma, com um tratamento exclusivo, as chances do consumidor ficar mais satisfeito aumentam consideravelmente.


Procure saber o que ele busca, quais suas dificuldades e qual a melhor abordagem para ele. Assim, o cliente se sentirá mais especial e compreendido.


2. Mantenha uma comunicação direta e rápida


Nos dias de hoje, uma comunicação direta e rápida garante clientes mais satisfeitos, principalmente aqueles que buscam otimizar seu tempo.


Seja no atendimento virtual ou presencial, procure atender cada solicitação o quanto antes. Além disso, também é extremamente recomendável responder mensagens e outros contatos em um pequeno período de tempo.


Isso irá fazer com que o público se sinta mais feliz com o atendimento, além de melhorar a credibilidade da sua marca.


3. Monitore as redes sociais


Enquanto isso, é fundamental monitorar suas redes sociais com frequência. Não apenas para ter uma comunicação rápida com o cliente, mas para entender seus hábitos e necessidades na internet.


Por exemplo, o que seu público está compartilhando, produtos mais vistos, interação nas plataformas digitais e outras informações relevantes.


Assim, vale a pena não apenas ter um perfil ativo nas redes sociais, mas verificar seus clientes nessas mídias.


4. Faça promoções


Certamente uma promoção ou desconto deixará o cliente satisfeito. Por isso, considere incluir algumas campanhas promocionais nas suas estratégias.


Por exemplo, descontos sazonais, promoções de produtos, redução nos preços ou mesmo fazer ofertas especiais para cada consumidor.


Inclusive, essa abordagem individual aumenta as chances de satisfação, pois além do desconto, o cliente também se sentirá exclusivo.


Para isso, inclua os valores no preço final do produto e planeje campanhas de marketing com promoções atrativas.


5. Ofereça vantagens para o cliente fidelizado


Agora, para fidelizar seu público, uma das melhores estratégias é oferecer vantagens exclusivas.


Por exemplo, um clube de benefícios para clientes cadastrados na loja, ou campanhas de desconto com o CPF.


Dessa forma, o público se sentirá mais motivado a se cadastrar e consumidor os produtos da sua empresa, pois estarão recebendo vantagens com isso.


6. Treine sua equipe para um atendimento de qualidade


O trabalho dos vendedores externos é de extrema importância para deixar um

cliente satisfeito.


Por isso, é fundamental treinar sua equipe de colaboradores para oferecer um atendimento de qualidade. Invista em técnicas eficientes e padronizadas, orientando a melhor forma de abordar o público e otimizar as vendas.


7. Entre em contato com frequência


Fidelizar o seu público também significa manter sua marca na mente do consumidor. Para isso, é essencial entrar em contato com frequência.


Por exemplo, enviando e-mails marketing, publicações nas redes sociais ou mensagens de texto para perfis cadastrados.


É claro, é importante medir a dose, para não obter o efeito contrário. Mas é importante entrar em contato periodicamente e lembrar que sua empresa existe e está pronta para atendê-lo.


8. Tenha um negócio diferenciado


Certamente, você espera que seu negócio seja diferenciado dos demais. No entanto, para ter um cliente satisfeito, é fundamental investir em uma boa estrutura.


Por exemplo, oferecer lugares confortáveis para sentar, ou mesmo água e balas. Se o consumidor se sentir acolhido e bem atendido, as chances de fidelização aumentam.


9. Tenha um cadastro dos clientes


Manter um cadastro atualizado dos seus clientes é útil para entender melhor seus

hábitos de compra.


Dessa forma, sua empresa poderá elaborar processos de venda mais assertivos, e que tragam resultados mais positivos no futuro.


Além disso, também ajudará a manter um contato frequente, uma das formas de fidelizar seu público.


10. Faça pesquisas de satisfação


Por fim, as pesquisas de satisfação são uma prática comum entre estabelecimentos, pois são eficientes na hora de mostrar o que pode ser melhorado.


Disponibilize canais onde o cliente possa avaliar seu atendimento, e também os produtos ou a estrutura da loja, por exemplo.


Com isso, você terá um direcionamento para melhorar o contentamento do público e torná-los mais fiéis.


Quanto tempo demora para deixar um cliente satisfeito?


Os resultados poderão aparecer em diferentes prazos de tempo. Isso depende do seu negócio, do seu público e das técnicas que você utiliza.


No entanto, é possível otimizar esse retorno com algumas dicas e hábitos básicos. Por exemplo, adotando mais de uma estratégia de fidelização.


Ou, ainda, utilizando sistemas automatizados e tecnológicos para auxiliar no seu atendimento.


Atualmente, existem diversas soluções que podem te ajudar a expandir o seu negócio e deixar seus clientes mais satisfeitos.


Entre em contato com a Auvo e descubra os melhores recursos para fidelizar seu público e potencializar ainda mais os seus rendimentos!