• Gabriel Rodrigues

Aplicativos de rota: como ele te ajuda a economizar

Qualquer gestor de equipes externas sabe como é difícil fazer o controle dos serviços que estão sendo feito longe da empresa. Um dos maiores problemas é fazer a melhor rota para o tempo seja aproveitado ao máximo, e os clientes sejam atendidos de forma rápida e sem atraso. Para resolver isso, temos os aplicativos de rota que fazem são o braço direito de qualquer gestor.


Com o trânsito caótico e uma rotina de trabalho muito intensa nas grandes e médias cidades, o uso de aplicativos de rota se faz necessário para um bom planejamento de rotas, entrega de cargas e localização em tempo real. Utilizá-lo não é mais uma questão de comodidade e sim de precisão e necessidade.


Os aplicativos de rota tem como principal objetivo otimizar o trajetória do ponto de partida até o ponto de entrega e calcular o melhor caminho, com menos trânsito e com máxima economia. Isso fará com que a empresa possa diminuir os custos e ganhar tempo em todas as partes da operação. Por isso, é fundamental que toda a empresa esteja envolvida e não apenas as equipes externas.


Os avanços tecnológicos trazidos pelos app's de rota tem como objetivo melhorar e otimizar nossas vidas. Esses recursos podem informar as condições do trânsito, a quantidade de engarrafamentos, acidentes, buracos na pista e isso pode se tornar muito atrativo e útil no dia a dia. Assim você conseguirá fugir dos problemas e minimizar possíveis danos com a frota, além de diminuir os riscos com acidentes.


Para realizar um bom planejamento de rotas, é necessário escolher a melhor ferramenta para calcular o trajeto, por isso listamos aqui as ferramentas mais utilizadas e com maior possibilidade de acerto em seus trajetos. Confira:


Aplicativos de rota: os mais utilizados


  1. Google Maps: A plataforma de localização em tempo real mais utilizada no mundo! Com acesso ao banco de dados do Google Maps que fornece informações atualizadas, em tempo real. Com ele é possível traçar rotas para quem está a pé, no transporte público, de carro, moto ou bicicleta. É um dos aplicativos mais populares da lista, já que você não precisa estar de carro para usá-lo. Apresenta uma boa funcionalidade na entrega de informações como endereços de locais, principalmente se estão cadastrados no Google Meu Negócio. Fornecendo além do mapa, fotos, avaliações do local, etc. Além disso, consegue fornecer informações mesmo estando off-line e por isso, é um dos aplicativos de rota mais queridinhos do Brasil.

  2. GPS Brasil: é um aplicativo de mapas grátis para celulares Android e iPhone (iOS). Concorrente do Google Maps, o destaque do serviço está no uso offline, além de dispensar qualquer tipo de cadastro. A plataforma oferece, inclusive, suporte à navegação GPS com instruções em português. O app também está habilitado para encontrar restaurantes, postos de gasolina, hotéis e outros estabelecimentos sem gastar dados da sua franquia 4G. O foco da sua rota são os carros e sua interface é muito parecida com a dos GPS instalados em veículos. O aplicativo é gratuito mas algumas de suas funcionalidades são pagas, como o movimento do tráfego em tempo real e a possibilidade de recalcular uma rota mais rápida. Ele ainda avisa sobre radares, recomenda locais próximos com endereço, telefone e mostra a velocidade que você está trafegando.

  3. Here Maps: O Here Maps é um aplicativo que pode ser utilizado para traçar rotas em todo Brasil e também para quem vai viajar, pois permite o download gratuito de todos os mapas do mundo. É totalmente off-line e permite que o usuário possa traçar sua rota de acordo com o meio de locomoção escolhido, inclusive táxi.

  4. Tom Tom Brasil: é um aplicativo gratuito para dispositivos Android e para os dispositivos IOS apresentam uma visão com limite de 70 km percorridos. Possibilita a navegação ponto a ponto e apresenta informações do trânsito em tempo real e alerta sobre os radares. O seu ponto positivo é a ausência de anúncios na plataforma. Com ele, o motorista pode checar as condições do trânsito em diversas rotas, saber onde há radar de velocidade, bem como a velocidade máxima da via. Além disso, é possível fazer o download de diversos mapas. Por enquanto, o app está disponível apenas para celulares Android.

  5. Waze: O Waze lidera junto com o Google Maps as estatísticas dos aplicativos de rota mais baixados e utilizados. A sua principal funcionalidade é a atualização em tempo real das informações de tráfego, pois é abastecida pelos próprios usuários da plataforma, que fornecem informações de forma colaborativa. Também é possível personalizar algumas interações com o aplicativo, definindo preferências por rotas mais rápidas ou mais curtas, visualização dia e noite, seleção de postos de gasolina, premiações e etc.


E como economizar utilizando um aplicativo de rota?


Mesmo se você optar por um aplicativo de rotas pago, você pode usar e abusar de suas funcionalidades e economizar muito com o planejamento de rotas. Muitas equipes externas já fazem uso de plataformas como essas e conseguem obter resultados gratificantes para elaborar estratégias de rotas.


Ao escolher um aplicativo de rotas, tenha em mente de que ele deve abranger a área escolhida e deve te ajudar a traçar os melhores trajetos e oferecer opções de trânsito em tempo real, assim o seu trabalho se tornará muito mais ágil e produtivo, aumentando a satisfação do seu cliente em relação à prestação de serviço.


Além disso, é possível monitorar a equipe de acordo com a rota traçada, conseguindo obter informações em tempo real das manutenções realizadas, permitindo inclusive a realização de serviços emergenciais sem que os mesmos tenham que ocorrer fora do horário de trabalho do técnico.


Conclusão


Agora que você já sabe como utilizar um aplicativo de rotas e como ele pode te ajudar a economizar, saiba que você pode ter acesso a essa e outras funcionalidades utilizando o Auvo. O nosso software permite o monitoramento das equipes em tempo real, bem como um check-list de suas atividades diárias, além de oferecer uma previsão de atendimentos e a performance diária por equipe.


Não perca tempo utilizando milhares de ferramentas de gestão e aplicativos de rota, que não te oferecem precisão nas informações. Tenha acesso em tempo real as informações do serviço prestado, converse com técnico, tenha acesso a relatórios da prestação de serviços e a pesquisa de satisfação do cliente. Dê adeus a planilhas exaustivas que só podem ser devidamente preenchidas depois que o técnico chega do serviço externo. Com o Auvo o técnico terá acesso às informações do cliente na hora do atendimento. É o futuro na palma da sua mão!


Otimize e economize a gestão de rotas da sua empresa, facilitando a vida não somente do gestor mas de toda a equipe. Faça um teste grátis hoje mesmo e tenha acesso às diversas funcionalidades do Auvo que ajudarão a sua empresa a crescer cada vez mais.

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png