Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Roteirização: o que é, como fazer, maps [GUIA EMPRESAS]

Leitura aprox. de 20 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 15, 2024


Leitura aprox. de 20 minutos

Aqui você encontra:

A roteirização é mais do que um simples planejamento de trajetos; é uma estratégia que redefine a eficiência operacional, especialmente quando aplicada a serviços.


 Aqui, vamos ver detalhes sobre ela, sua aplicação, como fazer de maneira simples usando o celular e qual a maneira mais eficiente de aplicar em uma empresa de prestação de serviços.


 

 

O que é roteirização?

Em poucas palavras, a roteirização é uma técnica logística que busca otimizar a sequência de trajetos ou a programação de serviços. Entre seus principais benefícios, estão:


  • Maior produtividade na jornada 
  • Mais pontualidade
  • Economia com gastos de deslocamento

A aplicação da roteirização serve para planejar rotas pessoais até (e principalmente) jornadas de trabalho. Aqui, vamos focar neste campo.


Em serviços, roteirização é útil desde entregas e logística até assistência técnica e visitas de campo. 


Ao otimizar as rotas e alocar recursos de maneira estratégica, as empresas se destacam das concorrentes em produtividade e satisfação do cliente. A seguir, vamos ver mais detalhes.

Como a roteirização se aplica a serviços?

Quando se trata de serviços, roteirização vai além de escolher o caminho mais curto para se chegar a um destino. Ela faz isso, mas agrega outros fatores ao montar a rota, porque coordena cada ponto de uma jornada por distância e prioridade.

Assim, a roteirização cria o trajeto que seja o melhor possível dados os recursos e prioridades da empresa.


Por isso, é um conceito tão interessante para serviços. Se um cliente precisa deum atendimento urgente, por exemplo, e a sua empresa usar roteirização, vai dar para encaixá-lo levando em conta a rotina planejada e os demais atendimentos da jornada de trabalho.


Leia mais: Passo a passo e 8 dicas para planejar as tarefas da equipe com tecnologia


Ao adotar a roteirização, as empresas ficam comprovadamente mais eficientes no atendimento e, consequentemente, seus clientes ficam mais satisfeitos, tanto os que precisam de serviços urgentes quanto os de contratos recorrentes.


Como usar o Google Maps para roteirização?

Com recursos avançados, como otimização de rotas e estimativas de chegada em tempo real, o Google Maps ajuda empresas de serviços a melhorarem significativamente a eficiência de suas operações. Vamos deixar um passo a passo de como usá-lo para roteirizar uma jornada de trabalho.


Passo 1: Acesse o Google Maps

Abra o aplicativo Maps no seu celular ou acesse pelo navegador no computador.

Passo 2: Insira os destinos

Clique no ícone de busca e insira os destinos desejados na ordem em que pretende visitá-los. O Google Maps permitirá que você adicione vários destinos para criar a sua rota.

roteirização-1-1

Passo 3: Adicione paradas adicionais

Caso haja paradas adicionais entre os destinos principais, clique em "Adicionar Destino" e vá inserindo as localizações. O Google Maps ajustará automaticamente a rota.

Passo 4: Otimização de rota

Depois de inserir todos os destinos, clique em "Otimizar Rota" (ou "Reorganizar"), localizado no canto inferior direito. O Google Maps reorganizará a ordem dos destinos para fornecer a rota mais eficiente.

Você pode rearranjar as paradas manualmente também, como na visualização abaixo.

roteirização-2

Observação: se o percurso tiver pedágios ou balsas, por exemplo, você pode pedir para que o programa faça rotas evitando-os ao clicar em “Opções de trajeto”.

roteirização-3



Passo 5: Salve ou compartilhe a rota

Como você deve ter visto nas imagens acima, dá para compartilhar a rota com outros usuários.

Isso pode ser útil para você, gestor, planejar a agenda da equipe.

Durante o percurso, dá para orientar os técnicos a usarem a navegação por voz do Google, recebendo atualizações do caminho em tempo real e antecipando possíveis bloqueios em trajeto ou atrasos.

 

Assim, a sua empresa também antecipa problemas para o cliente, no caso de um atraso inevitável, por exemplo.

 

Se você for usar apenas o Maps para a roteirização da sua empresa, atenção. É importante manter contato com a equipe técnica e saber a localização, além de incluir o tempo estimado de cada serviço no planejamento de horários e cronograma.

 

Por mais que muito útil, vale ressaltar: o Maps funciona melhor como roteirizador se a sua empresa for menor e tiver menos atendimentos em um dia.


Quais melhores ferramentas para roteirizar serviços?

Similar ao Google Maps, o Waze também pode ser uma saída para planejar o trajeto. 

 

Porém, a solução de roteirização que automaticamente leva em conta a urgência do chamado e, além disso, a geolocalização da equipe para selecionar o técnico mais próximo é o sistema de gestão.

 

Leia mais: Guia completo de sistema de gestão para empresas

 

Sistema de gestão e roteirização

O sistema de gestão foi pensado especialmente para empresas com equipes em campo. Por isso, a sua solução é mais completa e integrada.


Com o sistema Auvo, são poucos cliques e segundos para o dia da equipe estar inteiro otimizado. E, se surgir algum chamado urgente ou contratempo, você encaminha com muito mais facilidade, porque sabe onde seu técnico está e para onde está indo.


Na prática, funciona assim: o Auvo monta os roteiros de acordo com a agenda da equipe planejada pela gestão. Todos os atendimentos são encaixados por data, hora e prioridade. O acompanhamento de cada um é feito em tempo real pelo sistema.

roteirização 4

 

Essa também é uma grande vantagem se tratando de atendimentos urgentes. Se surgir um chamado repentino, você visualiza de imediato qual técnico está mais próximo do local por meio da geolocalização do sistema. 


roteirização 5


Na operação, esse recurso vai resultar em atendimentos mais pontuais e mais chamados atendidos. E o sistema de gestão articula isso de maneira eficiente. Logo acima, dissemos sobre a importância de acompanhar o atendimento e localização da equipe.

 

O sistema permite que isso seja feito sem interromper o atendimento com mensagens ou ligações. É por essas e outras funcionalidades que os contratantes da Auvo reportam muito mais produtividade na jornada de trabalho.

 

Leia mais: Como a Zeus Engenharia aumentou a produtividade em 90% com Auvo

 

 

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Produtividade

Os principais indicadores de manutenção para sua produtividade em 2024

Saiba como acompanhar a equipe e fazer uma gestão metódica, produtiva e focada em melhoria constante

Produtividade

Downtime de equipamentos: o que é e como evitar o tempo de inatividade

Visualize o tempo de inatividade do equipamento para reavaliar o seu plano de manutenção e comece a economizar.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Agenda-e-Menu1234-min

 

Gerir a empresa é simples com o Auvo. E o trabalho rende mais.

Dados na sua mão. 90% a mais de produtividade e 0% de papel. OS online direto no celular. Conheça o Auvo e veja a sua receita crescer.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA