Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Vendas

Leads em climatização: dicas para conseguir mais clientes [2024]

Leitura aprox. de 24 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Janeiro 19, 2024


Leitura aprox. de 24 minutos

Aqui você encontra:

Toda empresa tem dois desafios principais: conseguir novos clientes e fidelizar os existentes.

Neste artigo, vamos dar dicas para que a sua empresa de climatização amplie a cartela de clientes ao mesmo tempo em que eleva o padrão de qualidade dos serviços.

 

1. Apareça nas buscas de quem procura por serviço de ar-condicionado

Use anúncios digitais

Os anúncios são mecanismos pagos, que fazem a sua marca aparecer para seu público. E já adianto: são eles que trazem o maior número de leads mais rápido.

Existem duas plataformas principais para fazer anúncios: Meta e Google Ads.

Os anúncios do Meta são os que aparecem no Facebook e no Instagram.

O Google Ads, é claro, aparece no Google.

Em ambos os casos, você tem que usar poucas palavras para chamar a atenção dos seus potenciais clientes.

Mas o Meta usa imagens, então você ganha um pouco mais de contexto. Invista em um bom design.

Para ajudar você com isso, os profissionais mais indicados são gestores de tráfego e profissionais de marketing.

Leia mais: Guia completo de marketing digital para serviços

Apareça nas pesquisas orgânicas

Aparecer nas pesquisas orgânicas significa que quem buscar pelo seu serviço de climatização ou pela sua empresa pelo Google, por exemplo, já vai encontrar seu site rapidamente.

Por isso, tenha um perfil da empresa no Google. 

Leia mais: Tutorial completo para colocar a empresa no mapa do Google

Além disso, você pode criar outros meios para que as pessoas encontrem a sua empresa, como por exemplo um blog. Existem plataformas gratuitas ou muito baratas, como o Blogger ou WordPress.

Por este canal, você pode compartilhar conteúdos relevantes para seu público e clientes, como: “dicas para manter a limpeza do ar-condicionado”, “qual o cronograma ideal de limpeza e manutenção” e assuntos do gênero.

Leia mais: Palavras-chaves para o setor de climatização

Você também pode criar conteúdos técnicos do setor, como sobre os erros específicos que aparecem em um modelo de ar-condicionado. 

O importante de um blog não é a quantidade de conteúdos, mas a qualidade e a consistência. Ou seja, se o seu trabalho é muito corrido e você não pode contratar ninguém para ajudar a postar, estabeleça uma frequência alcançável. Que seja uma vez a cada quinze dias. Mas comprometa-se a seguir essa frequência.

Uma dica: pegue algumas ideias no Entre Técnicos Climatização. É o nosso grupo de WhatsApp com centenas de gestores e técnicos de todo o país. Por lá, todo mundo troca dicas sobre o setor diariamente.

Você também pode ver mais dicas de conteúdo para climatização neste vídeo do Fabio Dutra: 

 

2. Organize o seu site

Por onde começar para deixar o site da empresa bom ou melhor? Vamos lá:

  • Otimize seu site. Use uma plataforma como o WordPress e faça um site simples, que tenha o nome da sua empresa no título, assim como os serviços que você presta. Isso vai ajudar seu site a aparecer no Google se alguém buscar por “climatização”, “ar-condicionado” ou “refrigeração”, por exemplo.
  • Deixe seus meios de contato em destaque. Use o cabeçalho do seu site para colocar seus meios de contato, como WhatsApp e e-mail, e sempre atenda ligações.
  • Conte sua história. Use uma aba ou um espaço do seu site para contar a história da sua empresa. Compartilhe desafios que foram superados e onde você sonha chegar. Lembre-se: histórias conectam não só marcas a clientes, mas pessoas.
  • Inclua depoimentos de clientes. Coloque depoimentos de clientes satisfeitos no seu site, seja em formato de prints de mensagens ou vídeos.
  • Escreva um blog. Como falamos, é um canal que vai conectar sua marca ao seu público e ao setor de climatização. Com bom conteúdo, você vira autoridade no assunto.

Vale ressaltar que, se você tiver que priorizar algum item nesta lista, deixe seu meio de contato em evidência. Isso é o que tem o potencial mais rápido de conseguir clientes. Por isso, também atualize o perfil da sua empresa no Google.

Todos os outros itens também são essenciais, mas são estratégias de médio ou longo prazo. 

Por exemplo, criar um blog de boa reputação demora de meses a anos. Conseguir depoimentos de clientes também não é tão simples, embora exista uma ótima estratégia para incentivá-la (vamos falar dela mais para a frente).

 

3. De olho no perfil do Google e nas avaliações dos clientes

Depois de criar o seu perfil no Google Meu Negócio, não abandone. Fique de olho nas avaliações e responda todas. Peça para que seus clientes avaliem a sua empresa.

É importante não deletar avaliações ruins e sim respondê-las com um tom de seriedade e empatia. Evite ficar na defensiva.

Use frases como: “Sinto muito por sua experiência negativa” ou “Na [nome da empresa], trabalhamos para ter um excelente padrão de atendimento. Por isso, queremos conversar mais sobre a sua avaliação e como podemos ajudar a solucionar sua dor”.

Leia mais: Como o cliente percebe valor? Dicas para se diferenciar

Fazer isso não vai conseguir leads para você rapidamente, como anúncios vão. Mas vai construir uma boa reputação para a sua marca. E, como a confiança é essencial para serviços, fazer isso também é.

4. Treine a equipe

Essa é outra estratégia para conseguir mais leads a longo prazo. Investir na capacitação da sua equipe vai fazer com que a qualidade do seu serviço aumente, assim como a produtividade da sua empresa. Ou seja, você não só vai atender melhor, como vai atender mais em menos tempo.

Capacitar a equipe significa:

  • Aumentar a produtividade da empresa
  •  Desenvolver talentos
  • Diminuir a rotatividade de técnicos
  • Criar e manter um padrão de qualidade nos atendimentos
  • Aumentar as chances de sua empresa ser indicada

Leia mais: Por que investir no treinamento de equipes em campo?

 

5. Use estratégias de marketing de indicação

Marketing de indicação é criar um sistema que incentive os seus clientes a recomendarem a sua empresa a outros potenciais clientes. Sabia que é muito mais barato conseguir novos contatos assim do que por anúncios? Então, vale investir nisso.

Por isso, crie estratégias como descontos exclusivos para clientes que indicarem um contato que fechou negócio com você. É importante que o marketing de indicação envolva benefícios especiais para os seus clientes. 

Leia mais: Marketing de indicação para empresas de serviços

 

6. Vá a eventos corporativos do setor AVAC-R

Eventos corporativos concentram oportunidades de aprendizado, conexões e negócios. Eles agregam valor para os profissionais de climatização, pois mantêm atualizadas novas tecnologias e recursos do mercado que vão ajudar você a melhorar a sua empresa e conquistar não só mais clientes, como contratos maiores.

Leia mais: Guia de eventos em climatização [2024]

Em 2024, no dia 16 de maio, a Auvo vai lançar o Converge, que vai ter palestras e workshops de mestres do mercado de climatização, como Eduardo Prado, Gabriel Pardo e Felipe Zanata.

O evento vai ser uma oportunidade única para você se atualizar sobre as tendências e oportunidades em climatização.

 

7. Use software de gestão para climatização

Esta dica vai fazer sua empresa se diferenciar de vez no mercado. Por meio do sistema, você vai oferecer um diferencial aos seus clientes que os concorrentes não vão.

Com o sistema de gestão, você vai gerar orçamentos com muito mais facilidade e já conseguir enviar o link do documento completo direto para o cliente. É comprovado: você vai responder mais rápido. E isso vai te colocar à frente.

Leia mais: Orçamentos e Chamados com Auvo: responda o cliente rápido

Além desse ponto de partida, vai oferecer mais segurança a quem contrata você. Com o Auvo, todas as etapas da OS ficam registradas fotograficamente dentro do documento, dando respaldo ao serviço. 

 

Além disso, com o Auvo PMOC, você gera o documento completo e nos padrões da Abrava com muito mais facilidade. E todas as tarefas do Plano já são integradas à agenda da equipe. Você visualiza tudo e acompanha o trabalho em tempo real com muito mais facilidade e eficiência.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado você nas estratégias de conseguir mais clientes, tanto a curto quanto a longo prazo. Conecte-se com centenas de gestores e técnicos de climatização na nossa Comunidade Auvo:

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Casos de sucesso

Como a Tonistal multiplicou o faturamento por 6 com Auvo

Empresa de climatização do Rio Grande do Sul viu o faturamento voar de 30 para 200 mil, além de aumentar equipe e poupar tempo com...

Casos de sucesso

Caso de sucesso Zeus Engenharia: como Auvo detectou rombo de R$ 50 mil

Saiba como a Zeus Engenharia usou Auvo para aumentar a receita, detectar prejuízo e, ainda, como fonte de renda

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Agenda-e-Menu1234-min

 

Gerir a empresa é simples com o Auvo. E o trabalho rende mais.

Dados na sua mão. 90% a mais de produtividade e 0% de papel. OS online direto no celular. Conheça o Auvo e veja a sua receita crescer.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA