Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Vendas

De onde você tirou o preço do seu serviço? Responda com certeza.

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Novembro 17, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

O valor que você cobra vai definir se sua empresa vai ter sucesso ou não. E dar preço não é simples. Você já sabe disto e, por isso, está aqui. Então, vamos definir de maneira prática o essencial que você precisa levar em conta na hora de apresentar um orçamento que faça sentido para o seu negócio.

Para calcular o custo do serviço vendido, você precisa levar em conta 4 fatores essenciais. Continue lendo para ver mais detalhes sobre cada um deles e não erre mais na hora de cobrar.


Como calcular o preço de um serviço?

Como já adiantamos, tem alguns valores que você tem que saber na hora de calcular o preço do serviço prestado: 

  1.  Valor da hora trabalhada;
  2. Seus custos fixos e variáveis, ou seja, as contas que você paga na base da empresa e os custos que você tem por mão de obra;
  3. Seu lucro e sua margem;
  4.  Uma média do valor da concorrência na sua região.

Leia mais Diferentes mercados e a margem de lucro de cada um

Como saber o valor da hora trabalhada?

O seu produto é a sua hora de trabalho quando você vende serviços. Não saber esse valor é trabalhar às cegas. Defina o valor da hora trabalhada considerando a folha de pagamento dos técnicos e o número de horas dedicadas aos serviços.

Valor da hora trabalhada = Folha de pagamento / Horas de trabalho

É importante se lembrar de descontar pausas e tempo de deslocamento dessas horas trabalhadas.

O @pradoclima deixou uma dica especial para você: cobrar menos de 90 reais por hora técnica é praticamente inviável para uma empresa saudável.

A hora trabalhada também deve ser levada em conta na hora da produtividade. Se você não planejar a compra de peças e acessórios para o serviço, por exemplo, e a equipe técnica fizer isso nas horas de trabalho, você vai acabar pagando mais caro pelos produtos.

Porque a falta de planejamento resulta em desperdício de tempo e recursos na busca por peças e serviços. Uma fita de 30 reais pode sair mais de 70 reais se o tempo para comprá-la gastar seu tempo de trabalho.

Mais uma dica: tenha noção das horas de produção por mês. Não adianta sonhar: uma empresa bem eficiente aproveita cerca de 145 horas por mês, não muito além. Por isso, não desperdice tempo e se planeje!

Baixe grátis Como acompanhar a jornada da equipe em cada serviço

Como saber os custos fixos e variáveis da empresa?

Você precisa cobrir essas duas categorias de custos para a sua empresa funcionar. 

Dica Veja mais sobre BDI (Bonificação de Despesas Indiretas).

Custos fixos são as contas de base, seu aluguel, impostos, contas mensais como luz, internet e água e a mão de obra. Para você saber quanto as despesas fixas consomem de dinheiro a cada serviço, você faz essa conta:

Total das despesas fixas ÷ Total dos serviços x 100

Essa porcentagem vai indicar o quanto do seu trabalho é feito para pagar seus custos. Só depois desse trabalho que você começa a ganhar.

Os custos variáveis são a mão de obra (de acordo com o tempo de trabalho) e custos por serviço (como com peças e materiais), falando no geral. Você pode lançar as despesas no sistema de gestão e acompanhá-las.

Baixe grátis Guia de pesquisa de satisfação do cliente

Como saber meu lucro? Qual a margem de lucro para serviços?

Você calcula o seu lucro a partir de uma subtração simples.

Lucro = Faturamento bruto - Despesas

É possível calcular o lucro por serviço e o lucro geral assim. 

A margem de lucro para serviços fica em torno de 20%. Mas a conta para fazer a margem de lucro é: 

Margem de lucro = Lucro bruto / Receita total

Calcule a margem de lucro para acompanhar a saúde financeira do seu negócio e, principalmente, apresentar para investidores quando surgir a oportunidade.

Baixe grátis Guia de precificação completo

Como pesquisar a concorrência? Como saber quanto a concorrência cobra?

Existem consultorias que fazem um trabalho aprofundado de pesquisa dos concorrentes do seu setor, também chamado de benchmarking, mas custa caro.

Para fazer uma pesquisa de preço “na unha”, você pode buscar o seu serviço de manutenção no Google (por exemplo “Manutenção de ar-condicionado”) e pedir orçamentos das empresas que aparecerem no mapa principal.

Leia mais Como o Grupo COBESA chegou à margem de lucro milionária

Também é útil se conectar com profissionais do seu ramo e conversar com eles para ter uma noção dos diferentes preços de serviço por região.

Assim, você tem um panorama de qual a prática em cada lugar, o que pode ser útil tanto quando você for ampliar a sua empresa quanto se você estiver pensando em mudar a sua operação de lugar.

E temos uma boa notícia para fechar aqui: o Entre Técnicos é um grupo de que conecta técnicos de todo o Brasil. Lá, os profissionais debatem o preço dos serviços direto. É só um clique para se juntar.

 

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso tempo de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA