Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Auvo

Qual o melhor sistema para PMOC? Top 3 [ATUALIZADO 2024]

Leitura aprox. de 12 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Novembro 30, 2023


Leitura aprox. de 12 minutos

Aqui você encontra:

PMOC pode ser uma dor de cabeça para os profissionais de climatização. Afinal de contas, o documento e a manutenção seguem várias padronizações específicas, além de obrigatórios por lei.

Mas, com a ajuda da tecnologia ,o PMOC fica muito mais fácil. Continue lendo para saber mais sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle e descobrir as melhores opções para gerar o documento e executar suas tarefas.

O que é PMOC?

PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle. Específico para sistemas de refrigeração e climatização, é regulamentado pela Lei 13.589/2018 e obrigatório para todo lugar, público ou privado, que tiver sistema de climatização.

O PMOC busca garantir a segurança do ar e o bom funcionamento dos equipamentos. Os documentos padronizados são para comprovar que a manutenção foi realizada corretamente segundo a área, potência do sistema de climatização e mais.

Baixe grátis: Guia completo para PMOC [e-book + planilha]

 O que é obrigatório ter no documento PMOC?

O documento de PMOC tem uma série de informações obrigatórias:

  • Identificação do estabelecimento
  • Ambiente
  • Área climatizada
  • Ocupantes fixos e flutuantes
  • Equipamentos
  • Carga térmica dos equipamentos
  • Atividades de manutenção e limpeza
  • Periodicidade de cada atividade

Leia também: Como vender contrato PMOC? Dicas práticas para aumentar a receita

Não cumprir PMOC dá multa?

Sim, falta de PMOC é passível de multa. Os valores variam de acordo com o sistema e podem ir de R$ 2 mil a mais de R$ 1 milhão.

Precisa assinar o PMOC? Quem pode assinar PMOC?

O PMOC precisa ser assinado por um responsável técnico quando a carga térmica total dos equipamentos (somando todos) for igual ou superior a 60.000 BTUs. Essa obrigatoriedade é estabelecida pela Portaria 3.523.

Baixe grátis: Kit checklists PMOC

Quem pode assinar o PMOC é um responsável técnico, cadastrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Pode ser um técnico ou engenheiro, contanto que cumpra este requisito.

Por que usar sistema para fazer PMOC?

Como vimos, o PMOC é obrigatório por lei. Então, é fundamental que ele siga um padrão estabelecido. Além disso, o plano de manutenção garante a salubridade do ar. Por isso, tanto o documento quanto a execução em si precisam ser completos.

Vamos ver as vantagens do sistema em relação à padronização e segurança.

Facilidade para gerar o documento

Com o sistema, fica mais fácil gerar o documento com todas as informações essenciais e com a padronização exigida por lei.


Integração com as tarefas e a agenda da equipe

Prazos são sempre importantes quando se trata de manutenção. Para executar um PMOC seguro e bem-sucedido, é preciso atentar-se a eles e já planejar a agenda da sua equipe de acordo. 

Leia também: Quais perguntas incluir no questionário de PMOC?

Maior organização de informações e controle

Um sistema centraliza as informações do Plano de Manutenção, Operação e Controle. Ao centralizar, você ganha maior controle para gerir o PMOC, afinal, em um só lugar, você acessa o documento, as tarefas e o cliente. 

Principalmente se você atende a mais de um contrato com demanda de PMOC, isso vai facilitar o acompanhamento de prazos e a assegurar a qualidade do serviço.

Isto porque o sistema de gestão também possibilita que as etapas da tarefa sejam padronizadas por meio de checklists que a gestão cria para a equipe técnica preencher, sem que nenhuma etapa fique de fora.

Do que um sistema para PMOC precisa?

Para o sistema de gestão de PMOC seja o mais eficiente possível, deve conter as seguintes funcionalidades:

  • Integração entre o Plano e a agenda: as tarefas são geradas a partir do PMOC e seus prazos, já inseridas na agenda da equipe;
  • Painel para visualizar os PMOC: maior facilidade para acompanhar o PMOC por cliente;
  • OS e agenda digital: para visualizar melhor as tarefas por prioridade e prazo, sem perder nenhuma;
  • Roteirização de tarefas: para a ecnomizar combustível e atender o cliente com rapidez;
  • Controle de equipamentos via QR Code: acesso mais ágil e eficiente ao histórico de manutenção de cada ativo;
  • Pesquisa de satisfação do cliente: acompanhamento mais efetivo da experiência do cliente com o seu serviço e maior possibilidade de fidelização.

Baixe grátis: Guia definitivo o que é o Auvo?

Top 3 sistemas para PMOC em climatização e refrigeração

1. Auvo Gestão de Equipes e módulo Auvo PMOC

O sistema base Auvo Gestão de Equipes junto ao módulo Auvo PMOC são a solução completa para gerir a empresa de climatização e os contratos de plano de manutenção. 

Com as soluções, você acompanha o trajeto da equipe, hora de chegada e saída de cada serviço e consegue visualizar dados com muito mais facilidade. 

Roteirização e checklists para taredas, pesquisa de satisfação e relatórios de produtividade: tudo isso não vai ser mais dor de cabeça.

Com o Auvo o retrabalho cai muito. As tarefas ficam padronizadas. A gestão cria a lista específica para cada tipo de tarefa uma vez e, depois, associa às OS o quanto precisar. O técnico recebe o chamado direto no celular.

Progresso

A tarefa é executada e cada passo a passo é registrado. O cliente assina a OS. Além de poupar muito tempo no dia a dia, dá mais segurança para o trabalho da equipe e ajuda a garantir a padronização do serviço.

Relatório

Com o sistema, também é mais fácil acompanhar a experiência dos seus clientes por meio de pesquisas de satisfação, enviadas automaticamente ao final de cada OS. Mantê-los satisfeitos vai fidelizar e ajudar no seu faturamento todo mês.

Leia mais: Caso de sucesso Auvo em climatização, com crescimento de lucro

O módulo PMOC entra para formatar o documento e executar cada tarefa do plano com mais garantia e confiabilidade.

Preenchendo os dados essenciais do PMOC, as tarefas são criadas e já integradas direto na agenda da equipe. Você acompanha o andamento de cada uma com facilidade.

O Auvo PMOC é homologado pela Anvisa. O seu cliente ganha muito mais segurança com o documento e você, mais confiabilidade e facilidade para gerá-lo. 

Por estes motivos, o Auvo Gestão e Auvo PMOC são a solução mais completa para gerir PMOCs. 

 Conheça e teste grátis: Auvo PMOC

2. Excel

O Microsoft Excel é muito usado para criar PMOCs.

As planilhas podem se transformar em checklists de realização de tarefas. Além disso, a gestão pode manter uma planilha de controle para atualizar os planos de manutenção internos e de cada cliente.

O Excel também serve como calculadora e para visualizar dados em forma de gráfico. É extremamente útil para acompanhar índices de produtividade de ativos, assim como a satisfação dos clientes.

 Porém, é preciso investir um tempo de aprendizado no sistema para conseguir usufruir de todas as suas funcionalidades. Além disso, é fundamental manter a organização para não perder os dados ou prazo de nenhuma tarefa.

As versões online do Excel, Google Sheets ou One Drive, contém praticamente as mesmas funcionalidades e podem ser acessadas com mais facilidade de outros aparelhos além do computador. 

Leia mais: Excel ou sistema de gestão?

3. Google Forms

O Google Forms é uma funcionalidade gratuita que fica dentro da sua conta Gmail. Pode ser usado para a criação e envio de checklists para tarefas, além de pesquisas de satisfação. Para responder, a pessoa só precisa estar logada em e-mail.

As respostas ficam armazenadas no formulário enviado e podem ser exportadas para planilhas. 

Mais uma vez, é importante atentar-se à organização e planejamento para acompanhar cada forms e a tarefa ou pesquisa que representa.

Conheça Sistema para empresas de climatização e refrigeração

O Auvo é o maior sistema de gestão de equipes de toda a América Latina. São mais de 150 funcionalidades integradas, pensadas para facilitar todas as etapas de trabalho, em campo ou no  escritório. Clique e entre nesta escalada de sucesso.

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso tempo de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA