A Zeus Engenharia fica no Pará e no Ceará. Trabalha com consultorias, geradores (GMG), energia solar e projetos. O crescimento sempre existiu. Mas, passou a ser exponencial com o sistema Auvo de gestão.
O software deu tão certo com a Zeus que, hoje, ela se tornou uma consultora para a implantação do Auvo em outras empresas de geração de energia.
O Auvo foi de possibilidade, à solução e, então, fonte de renda.
Continue lendo para saber como.
A principal dor da Zeus: falta de registros e processos
Vamos do começo: por volta de 2012, a gestão da Zeus notou que estava carente de documentar os serviços. Não havia dados para acompanhar.
O início dessa jornada foi com a OS impressa, testando os modelos e vendo qual mais funcionava. Com cópia em papel carbono e tudo.
Ainda assim, o problema não foi totalmente solucionado. Ainda faltava a comprovação dos fatos dos serviços.
Aí, a procura por um sistema que ajudasse com isso começou em 2016.
O reconhecimento de problema: um acompanhamento de todas as etapas do serviço
No meio tempo, até contratar o Auvo, 3 outros sistemas de gestão foram testados. Para ter controle sobre as informações, o foco era na OS digital.
E não bastava que tivesse essa funcionalidade. Ela deveria ser simples de usar, completa de informações e esteticamente agradável.
O orçamento também deveria ser simples de montar e enviar, já padronizado.
E aí que a Auvo foi o começo de uma jornada muito acelerada de otimização, nos processos e, melhor ainda, no faturamento.
Leia mais: Quais funcionalidades procurar e qual melhor sistema de OS online?
A solução: Auvo sistema de gestão
Em 2021, a parceria entre a Auvo e a Zeus Engenharia começou.
E, desde então, a empresa criou processos e estrutura no trabalho, assegurando que o padrão Zeus de qualidade fosse sempre cumprido.
Para isso, as funcionalidades mais usadas foram:
Principalmente no início, a empresa ganhou muita agilidade em relação à concorrência. Os orçamentos, gerados e enviados pelo celular, ficavam prontos muito mais rápido.
E quem responde o cliente mais rápido, fecha primeiro.
A curva de OSs realizadas disparou e entrou em um nível sustentável de crescimento.
E foi além: o sistema de gestão deu à Zeus Engenharia um respaldo muito grande na hora de conseguir clientes. O registro das etapas do serviço assegura o cumprimento de cada etapa, para os dois lados.
A segurança que a empresa oferece ao cliente a torna realmente diferenciada no mercado.
Resultado 1: mais faturamento
Além disso, a própria equipe ficou engajada com o processo de trabalho. E como ela que o coloca em prática, também deu as sugestões de melhoria: a ordem das etapas de cada tipo de serviço foi sendo ajustada do jeito mais eficiente e econômico em tempo.
Não só a equipe sentiu a economia do tempo. A gestão também: “Semana passada, fechei um contrato e o Auvo fez o cronograma para mim”.
A estruturação de processos poupou tempo na operação, desde o planejamento até o dia a dia.
Resultado 2: muito mais produtividade e aproveitamento do trabalho
Outro efeito do sistema Auvo foi a diminuição de quebras. Com a função de acompanhamento de ativos é muito mais simples comprovar quais equipamentos foram utilizados.
Cada etapa do serviço fica registrada fotograficamente dentro de cada OS. Se o processo está na Auvo, nada se perde. E tudo fica no detalhe:
Detecção de prejuízo: resultado dos processos Auvo
Ao longo da implantação do sistema, o padrão de ordem de serviço da Zeus foi sendo aperfeiçoado. E o resultado dos serviços era sempre acompanhado pelo dashboard de dados da Auvo, que permite que a empresa visualize os serviços cumpridos e custos.
Foi por meio desse acompanhamento de dados que a Zeus Engenharia detectou, em janeiro de 2023, uma despesa extraordinária de mais de R$ 50 mil.
A origem? Falha de preenchimento. A vistoria para fechar orçamento não colocava certos itens no orçamento original. Veio uma despesa enorme não esperada.
E ela aconteceu por fora do sistema. Um dos funcionários terceirizados fechou o orçamento no papel com 3 clientes e esqueceu de colocar alguns materiais e equipamentos importantes.
O questionário de tarefas, que tinha que ser repassado para entender as etapas e despesas do serviço, não foi.
Enfim, quando a empresa foi executar o serviço, muito material era comprado por fora, ou seja, os clientes pagavam menos do que o serviço realmente custava.
Felizmente, pelo dashboard de dados, o prejuízo foi logo detectado. Agora, o foco é na digitalização de todos os processos. A equipe trabalha em colaboração com isso.
Por meio dos dados processados pelo Auvo e agilidade da gestão da Zeus, o prejuízo foi detectado precocemente e os gastos seguintes, controlados.
Aqui, chegamos na parte assustadora desta história: uma igual pode estar acontecendo na sua empresa se não há dados para garantir que não.
Por isso, o sistema de gestão é peça fundamental para ter controle sobre a empresa. Não existe crescimento sustentável sem processo estruturado.
Auvo como fonte extra de renda: Zeus consultoria para implantação do sistema
A Zeus Engenharia enxergou um potencial além no Auvo: um nicho de consultoria.
A empresa já participou do Indique e Ganhe da Auvo, nosso sistema que recompensa indicações que contrataram o sistema com um Pix de R$ 300.
Mas hoje, vai além: a Zeus Engenharia confia o nome da Auvo a outras empresas com que trabalha.
A consultoria é com foco na estruturação de processos para empresas de engenharia e elétrica, focada na solução rápida do Auvo para esse ramo. Recentemente, finalizaram mais uma implantação.
Para as empresas, as mesmas funcionalidades que contribuíram com o crescimento da Zeus, se tornaram diferenciais.
As tarefas são registradas, o cadastro dos clientes e equipamentos, atualizados, e os dados, unificados e acompanhados em tempo real.
A Zeus não só cresceu, como contribui com o crescimento de mais empresas.
Atualmente, está trabalhando com a implantação em mais duas empresas, inclusivo no estado de São Paulo, e não pretende parar por aí.