Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Relatório fotográfico: o que é, como fazer e vantagens

Leitura aprox. de 10 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Janeiro 25, 2024


Leitura aprox. de 10 minutos

Aqui você encontra:

Você oferece segurança ao seu cliente? Você está realmente seguro com o acompanhamento dos seus ativos? Os seus colaboradores em campo sempre usam EPIs?

Para responder a essas perguntas com propriedade, não basta falar. Você tem que ter o respaldo das OSs e seus registros fotográficos. Assim, você vai conseguir se diferenciar no mercado e fazer a sua empresa crescer de verdade.

Aqui, vamos ver como o relatório (ou checklist) fotográfico vai contribuir para isso — a partir de 2 casos reais em que fez toda a diferença — e como ele pode ser feito da maneira mais eficiente no digital.

Neste artigo, vamos usar checklist e relatório fotográficos com o mesmo sentido, porque ambos representam o registro das etapas do trabalho em campo.

 

O que é um relatório fotográfico?

Um checklist fotográfico é um artifício digital que dá segurança às empresas de serviço e aos seus clientes. Quando bem organizado, vai juntar tanto as etapas em escrito quanto o espaço para o registro das imagens. 

Saiba detalhes: Checklist: como fazer, vantagens e modelos

Por exemplo, as etapas a serem cumpridas vêm dentro da OS, em formato de lista. 

O técnico que executar o trabalho vai abrir a ordem de serviço e realizar a primeira etapa. Então, vai registrar uma foto do equipamento depois dessa execução. E assim vai. 

Dessa maneira, o relatório fotográfico assegura não só que todos os passos sejam cumpridos, mas também que o trabalho seja comprovado nos detalhes. E, feito por meio do sistema de gestão, se alguma etapa passar batida, o técnico é logo notificado.

A estrutura é mais ou menos assim:

As imagens vão mostrar o passo a passo de todo o trabalho que foi feito, incluindo o antes e depois. Elas vêm abaixo dos dados do cliente e do colaborador que o atendeu:


 

Por que fazer relatório fotográfico em serviços?

O checklist fotográfico tem uma série de benefícios. E não somos nós que achamos: clientes nossos reportaram o valor que ele agregou ao trabalho em campo.

Respaldo ao cliente

Oferecer respaldo ao cliente vai ser um diferencial para a sua empresa. Todo empresário do ramo sabe que a confiança é a base de uma relação duradoura de serviços.

Quando você materializa essa confiança na forma de um documento completo para o cliente, que mostra em imagens exatamente pelo que ele pagou, a sua empresa ganha um valor aos olhos do mercado.

Foi assim que a Zeus Engenharia conseguiu mais clientes que os seus concorrentes.

Segurança à empresa

O checklist fotográfico pode ser usado para a segurança patrimonial da empresa e da saúde dos colaboradores.

Por exemplo, dá para incluir uma etapa obrigatória de fotografar os EPIs que vão ser usados, para a segurança do colaborador, e os equipamentos também, para que sejam acompanhados.

Também é bom tirar fotos do antes e depois de executar o serviço. Isso mostra ao seu contratante pelo que ele pagou, além de evitar que a empresa lide com problemas.

Por exemplo, se a parede já estava com um buraco, o cliente não pode exigir que a sua equipe execute esse conserto de graça sem comprovar que ele foi, de fato, um dano feito pela sua empresa.

 

Como o Zeus Engenharia e Tonistal Climatização conseguiram mais clientes com relatórios fotográficos Auvo

Esses dois pilares de que falamos, da segurança à empresa e do respaldo ao cliente, trouxeram muitos ganhos para muitas empresas.

A Zeus Engenharia e a Tonistal Climatização nos falaram um pouco sobre eles.

A Zeus conseguiu conquistar muitos novos clientes com os orçamentos Auvo, gerados com facilidade pelo aplicativo e enviados direto aos interessados.

Mas, foi além disso. Os orçamentos aprovados se transformaram em boa reputação para a empresa. Entre as concorrentes, ela é a única que oferece um documento completo da execução do trabalho.

gráfico mostrando o crescimento no npumero de ordens de serviço na Zeus Engenharia desde que começou a usar o sistema Auvo

 

“Um respaldo maior”, nas palavras de Yuri, um dos sócios. Esse respaldo deixa o cliente mais seguro. Mais segurança resulta em mais ganhos: a empresa pode cobrar mais pelo seu serviço, porque tem um diferencial.

Leia completo: Como a Zeus Engenharia detectou um rombo de R$ 50 mil pelo Auvo

Com a Tonistal, a história também vai nessa linha. A empresa queria conseguir fechar contratos com clientes maiores. A primeira facilidade que o Auvo ofereceu neste sentido foi o orçamento.

Por quê? Porque o orçamento enviado é detalhado, e o cliente consegue ter noção de tudo (peças, materiais, mão de obra) que será utilizado na atividade. Para o cliente, o detalhamento passa segurança e confiabilidade, agregando valor a todo o serviço que será prestado, aumentando as chances de aprovação do orçamento.

Com os valores aprovados, em poucos cliques a Tonistal transforma o orçamento em uma OS digital, que envia direto para o celular do técnico, agilizando o processo de agendamento do serviço para o atendimento.

Em vez de mandar fotos no WhatsApp para comprovar a execução completa do trabalho, ele fica documentado dentro da ordem de serviço, seguindo o padrão da empresa.

O cliente verifica e assina assim que o serviço for finalizado, não restando dúvidas sobre a sua execução.

Leia mais: Qual o melhor sistema para ordem de serviço digital?

 

Principal meio para fazer 

Sistema de gestão Auvo

O Auvo oferece o checklist como uma solução eficiente para realizar tarefas sem erros ou retrabalhos. Com a capacidade de criar checklists personalizados, os usuários podem padronizar modelos de questionários, garantindo que todos os itens importantes sejam verificados. 

O aplicativo notifica os técnicos para garantir que nada seja esquecido, proporcionando facilidade no gerenciamento de atividades. Além disso, os checklists automáticos no celular do técnico asseguram a realização completa dos serviços, permitindo determinar atividades obrigatórias e impedindo o encerramento do serviço até que todas sejam concluídas. 

A transição de questionários e checklists do papel para o Auvo aumenta a produtividade, porque os técnicos respondem diretamente do celular, anexam fotos, vídeos e coletam a assinatura do cliente. Para a Zeus Engenharia, esse processo se traduziu em um aumento de 90% na produtividade.

Além disso, o Auvo oferece a geração de relatórios customizados com estatísticas e gráficos para uma rápida tomada de decisão, fornecendo informações valiosas sobre trocas, equipamentos, materiais utilizados e outros aspectos relevantes dos checklists e questionários.

Conheça grátis: Sistema Auvo para gestão de equipes

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Casos de sucesso

Como a Tonistal multiplicou o faturamento por 6 com Auvo

Empresa de climatização do Rio Grande do Sul viu o faturamento voar de 30 para 200 mil, além de aumentar equipe e poupar tempo com...

Casos de sucesso

Caso de sucesso Zeus Engenharia: como Auvo detectou rombo de R$ 50 mil

Saiba como a Zeus Engenharia usou Auvo para aumentar a receita, detectar prejuízo e, ainda, como fonte de renda

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Agenda-e-Menu1234-min

 

Gerir a empresa é simples com o Auvo. E o trabalho rende mais.

Dados na sua mão. 90% a mais de produtividade e 0% de papel. OS online direto no celular. Conheça o Auvo e veja a sua receita crescer.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA