Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Segurança Privada: o que é, como funciona - Guia Completo [Atualizado]

Leitura aprox. de 23 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Junho 25, 2021


Leitura aprox. de 23 minutos

Aqui você encontra:

Investir na contratação de serviços especializados em segurança pode ser uma boa para seu negócio, porque além de preservar patrimônios e assegurar vidas, existem diversos outros benefícios que a segurança privada oferece.
 

Quer saber mais sobre o assunto, sobre a legislação que rege tal serviço, seus principais conceitos e ainda, quem pode atuar na área? Então, continue acompanhando este post! 

Leia também:

🔧 Como conseguir mais clientes para empresa de Segurança Eletrônica?

O que é segurança privada?

A segurança privada, nada mais é do que uma atividade relacionada a área de mesmo nome (segurança), com caráter privado e particular, que tem como objetivo assegurar às pessoas e garantir a proteção de patrimônios. Além disso, o serviço pode ser classificado em 2 tipos, armado e desarmado.

A atividade, que atua de forma complementar à segurança pública, conta com a fiscalização e autorização do Departamento da Polícia Federal. Logo, devem ser credenciadas junto ao órgão para funcionarem legalmente.

A segurança privada se subdivide em algumas áreas de atuação, sendo elas:

  • Segurança pessoal
  • Segurança patrimonial, transporte de valores, escolta armada e cursos de formação.
Sobre elas, falaremos mais adiante neste texto. Agora, vamos aprofundar um pouco mais no conteúdo e entender quais leis regem a segurança privada.
 

Qual legislação regula a segurança privada?

A segurança de caráter privado é regulamentada por meio da Lei 102 de 20 de junho de 1983, que estabelece sobre o serviço para estabelecimentos financeiros, estabelece suas normas para constituição e também para o funcionamento das empresas particulares que explorem serviços de vigilância e de transporte de valores, dentre outras providências.

Para executar atividades de segurança privada, é necessário atender aos requisitos a seguir: possuir curso em instituição técnica, ter Carteira Nacional de Vigilante e obter a autorização junto a Polícia Federal.

Quais são as áreas de atuação da segurança privada?

Segurança pessoal, segurança patrimonial, transporte de valores, escolta armada e cursos de formação são as principais áreas de atuação da segurança de caráter privado. E, é sobre cada um deles, que abordaremos com mais detalhes a seguir.

Segurança Pessoal Privada

Segurança Pessoal Privada, ou simplesmente, Segurança Pessoal, é aquela voltada para pessoas que, em decorrência de seus cargos / funções, precisam deste serviço para ficarem mais seguras durante a prática de suas atividades diárias.

Segurança Patrimonial

A segurança patrimonial, nada mais é do que a segurança particular de estabelecimentos, independente se está na zona rural ou urbana ou de eventos sociais. Este tipo de serviço é indispensável para limitar os riscos, assim como a vulnerabilidade no que tange a empresas, especialmente, aquelas que possuem um investimento alto.

🔧 Faça a roteirização de rotas para sua equipe externa de Segurança.

Transporte de Valores

O transporte de valor se refere ao trânsito de bens, numerários e valores, por meio de veículos comuns ou especiais. A atividade é instituída pela portaria n º 3.233 de 2012 que estabelece sobre segurança privada.

O principal objetivo do transporte de valores é assegurar que produtos ou valores sejam entregues em seu destino, com toda segurança possível. Entretanto, se houver incidentes no percurso como furto ou roubo, deve ser garantido o ressarcimento da empresa.

Escolta Armada

Escolta armada é também outra atividade relacionada à segurança privada que assegura o transporte de cargas ou de valor em rodovias, estradas, dentre outros. Ao contratar o serviço, a empresa contratante investe em um acompanhamento de seu patrimônio desde seu lugar de origem até seu destino.

A escolta armada é direcionada para qualquer empresa ou pessoa, independente de sua área de atuação, que necessitem transportar objetos ou valores em segurança.

Cursos de Formação

Os cursos de formação estão relacionados a atividades de instrução, extensão ou reciclagem dos profissionais de segurança privada, os quais devem ser realizadas por escolas devidamente credenciadas junto à Polícia Federal.

De maneira geral, todas as atividades relacionadas a segurança privada, estão voltadas a proteção, e devem portanto agir, observando os riscos, é claro, contra os seguintes casos: furtos, assaltos, incêndios, chantagens, sabotagens, atos de terrorismo, ações de espionagem e concorrência desleal, epidemias ou contaminações de caráter coletivo, sequestros, acidentes, explosões, desabamentos, dentre outros.

Por que contratar uma empresa de segurança privada?

Terceirizar a segurança privada é uma ótima iniciativa para seu negócio, porque além de cumprir com todos os objetivos de segurança de proteger pessoas, prevenir incidentes como assaltos, furtos, roubos, sequestros, assegura também todo o seu patrimônio como um todo. Além de que ao terceirizar tais demandas, há algumas preocupações a menos, como acontece com as questões burocráticas.

Fora isso, também são benefícios da segurança privada:

  • Custos reduzidos: ao contratar uma empresa terceirizada, os gastos com contratação de profissionais e devidos treinamentos são reduzidos;

🔧 8 medidas eficiente para reduzir custos de qualquer empresa 

  • Disponibilidade: graças ao modelo de serviço adotado pelas terceirizadas, é fácil contar com profissionais disponíveis para atuar em campo;

  • Produtividade: maior sensação de segurança entre seus funcionários e diminuição de carga de contratação entre equipe de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoal, tende a elevar a produtividade da empresa;

    🔧 Como aumentar sua produtividade com ordens de serviço?
  • Preparo técnico: é a melhor forma de contar com uma segurança privada eficiente, formada por equipe altamente capacitada e treinada para trabalhar em campo.

Como vimos até aqui, sua empresa ganha muito ao investir em segurança privada. Mas, antes de concluir este texto, vamos rever alguns dos principais tópicos aqui abordados de forma resumida?

O que é segurança privada?

  • Serviço de caráter privado, que pode ser ou não, armado e que visa garantir integridade de pessoas e patrimônios como um todo. 

Quais normas regem este tipo de segurança?

  • A Lei 102 de 20 de junho de 1983 dispõe sobre serviços relacionados à área de segurança privada.

  • Empresas de segurança privada devem ser credenciadas na Polícia Federal e devem ter autorização para funcionar.

Quais as principais atividades da segurança privada?

Segurança pessoal, segurança patrimonial, transporte de valores, escolta armada e cursos de formação são as principais atividades da segurança privada.

Quais são os benefícios da segurança privada? 

Diminuição de custos com pessoal, disponibilidade de profissionais altamente capacitados para treinar em campo e elevação da produtividade dos funcionários de sua empresa podem ser listados como as principais vantagens da segurança de caráter privado.

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
software de gestão de equipe externa

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.