Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png
  • Gabriel Rodrigues

Como a roteirização de visitas ajuda sua empresa a lucrar mais

Atualizado: 13 de Dez de 2019

Se você é um gestor de equipes externas sabe o quanto é importante controlar a agenda de seus colaboradores ao longo do mês, pois ela interfere diretamente nos ganhos da sua empresa.


Para fazer um bom gerenciamento, é preciso equilibrar as tarefas entre as demandas dos clientes e o nível de produtividade da equipe, para que os serviços sejam realizados com qualidade.


Sabemos que um dos maiores desafios de empresas de serviços é produzir mais com menos e que reduzir os custos de operação pode ser a condição para sua empresa chegar ao sucesso.


Dentre as principais despesas operacionais com técnicos externos estão os gastos com deslocamento, o que é completamente normal devido às visitas técnicas que a equipe realiza.


Mas e se fosse possível economizar o dinheiro com combustível e ainda ter uma equipe mais produtiva?


Neste artigo, você vai aprender como sua empresa de prestação de serviços pode economizar custos operacionais e lucrar mais fazendo uma roteirização de visitas assertiva.


Como funciona a roteirização de visitas?


Uma roteirização de visitas funciona como a distribuição das tarefas dos técnicos externos, de acordo com a proximidade dos clientes ou dentro de uma região específica.


Para fazer um planejamento de visitas eficiente, o gestor deve definir a ordem de atendimentos aos clientes, de acordo com os critérios que acha importante.


O plano de rotas pode ser feito de dois modos: nível de prioridade ou proximidade dos clientes.


Definir a ordem de atendimento por região é o mais indicado para empresas de prestação de serviços, pois, assim, seus colaboradores passarão menos tempo se locomovendo de um lado para outro e poderão atender mais clientes.


Se a sua empresa de prestação se serviços quer conquistar bons resultados financeiros, a roteirização é uma atividade essencial. O problema é que muitos gestores ainda não entendem a importância do planejamento de visitas.


Porque roteirizar as visitas dos seus técnicos é importante?


A ordenação de tarefas para seus técnicos ajuda na melhoria da performance da sua equipe externa, na redução de custos operacionais e na gestão de atividades da sua empresa.


Imagine o quanto seria bom saber onde seus colaboradores estão, quantas atividades eles já realizaram e quantos clientes ainda restam para serem atendidos.


Melhoria no desempenho da equipe


Um dos principais benefícios de fazer a gestão de rotas é o aumento na quantidade de visitas de sua equipe à clientes.


Se seus colaboradores passam horas no trânsito, eles perdem um tempo precioso, no qual poderiam estar realizando outras atividades.


Com a definição de rotas inteligentes, o tempo dos trajetos diminui, permitindo que os técnicos foquem no que realmente importa: a prestação de serviços aos clientes.


Até porque, no momento de avaliar seus serviços, a pontualidade é um ponto importante para a satisfação do seu cliente.


Com a ajuda da roteirização, é possível organizar um roteiro de atendimentos assertivo, aumentar a quantidade de visitas dos técnicos externos e melhorar o desempenho da equipe.


Acompanhamento da equipe em tempo real


Saber onde seus técnicos estão pode ser um grande desafio, principalmente se for preciso tomar uma atitude rápida, quando surgirem chamados inesperados.


O sistema de check-in e check-out é uma funcionalidade usada para identificar a chegada e saída de colaboradores em uma tarefa e validar o seu processo de roteirização.


Por meio dessa ferramenta, o gestor de equipes externas possui controle sobre os atendimentos da equipe, em tempo real, garantindo que as demandas sejam cumpridas na ordem correta.


Os gestores precisam se atentar ao cumprimento das roteirizações, pois de nada adianta planejar as rotas se os colaboradores não cumprirem o plano com assertividade.


Se a empresa de serviço utilizar ordens de serviço digitais, será ainda mais fácil fazer esse controle, pois caso surjam atividades com um nível de urgência maior, é permitido alterar as ordem dos atendimentos.


Dessa forma, é possível adaptar a agenda dos técnicos externos de forma rápida e segura, além de facilitar o acompanhamento do gestor.



Economia de combustível


Com o aumento do valor do combustível, quanto melhor suas rotas forem planejadas, mais sua empresa economizará com combustível e manutenção dos veículos.


A roteirização de visitas diminui gastos com gasolina, pois as atividades são planejadas de modo que os percursos entre um cliente e outro não sejam longos.


Dessa forma, os técnicos vão atender regiões próximas umas às outras em vez de ficar dando voltas nas regiões.


Muitas vezes, se a manutenção é corretiva e a solicitação é urgente, não dá ordenar as rotas de forma inteligente, pois as demandas surgem de última hora.


Mas se as manutenções forem preventivas, é importante planejar as visitas de forma detalhada, para diminuir os custos com a locomoção.


Calcular qualquer valor para fazer o reembolso de Km rodado não é melhor opção. Tomar decisões baseadas em dados imprecisos é péssimo para sua gestão.



Gestão eficiente


A estruturação de um roteiro de visitas também contribui com a preparação diária da operação em sua empresa.


Com o planejamento de atividades por localidade, fica mais fácil oferecer as ferramentas ideais para os serviços da sua equipe externa.


Pense bem: do que seus técnicos precisam para realizar os serviços? Quais serão as peças e produtos usados?


Sua missão como gestor é se certificar de que sua equipe tenha os recursos necessários para prestar a melhor assistência técnica para seus clientes.


Por este motivo, é indispensável que você acompanhe a agenda dos colaboradores e ofereça um suporte quando precisarem.


Além disso, você deve acompanhar os indicadores de desempenho, para descobrir se a roteirização está realmente dando resultados para a empresa.


Para ajudar na análise, compare os dados de produtividade e tente sempre pensar em formas otimizadas de gerenciar as rotas dos técnicos.


Sistema de roteirização de visitas


O gerenciamento de rotas ajuda a reduzir custos, agilizar processos e impacta diretamente no lucro na sua empresa de serviços.


Roteirizar visitas dos seus colaboradores é importante se a sua empresa quer lucrar mais, mas pode ser uma tarefa muito trabalhosa e demorada se for feita manualmente.


Empresas que queiram crescer no mercado, de forma competitiva, precisam investir em novas soluções para serem mais produtivas.


O mais indicado é usar sistemas de roteirização, como o Auvo, que ajuda a verificar as melhores rotas, traça uma ordem de visitas para colaboradores e agenda tarefas diárias.


Softwares de roteirização ajudam os gestores de equipes de serviços a traçarem, por meio da posição atual do colaborador, o melhor roteiro de atendimento aos clientes


Quanto mais assertivo forem os procedimentos de roteirização de visitas, maior será o percentual de lucratividade da sua empresa.

Inscreva-se em nossa newsletter