Logo Auvo
Português Português
Blog / Vendas /

Como fazer pitch de vendas: passo a passo para prestadores de serviço

Voltar ao Blog Vendas

Como fazer pitch de vendas: passo a passo para prestadores de serviço

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Moura

Gabriel Moura


Maio 09, 2023


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

No mundo dos negócios, criar um discurso de vendas bem-sucedido é um componente crucial para quem presta serviços. Um bom pitch de vendas é a oportunidade de apresentar sua oferta e convencer o cliente a fechar negócio. 

No entanto, muitos prestadores de serviço têm dificuldades em construir um pitch eficaz, que gere realmente resultados. 

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo para fazer um pitch de vendas eficiente, levando em consideração o cliente, o problema que ele enfrenta e o seu nível de confiança em você. Vamos utilizar como exemplo a transformação de manutenções corretivas em contratos de manutenção.

Com este guia você vai criar propostas de vendas matadoras, que irão ajudar a fechar cada vez mais negócios.

O que considerar antes de começar o Pitch de vendas?

Antes de elaborar um pitch de vendas altamente convincente, você precisa prestar atenção nos seguintes pontos:

Prepare o terreno

É importante conhecer bem o seu cliente, entender suas necessidades e desafios, e se preparar para apresentar uma solução que faça realmente sentido para ele.

Descubra como conseguir mais clientes no segmento de Segurança Eletrônica. Veja nossas dicas práticas. 

É importante entender que muitas empresas enfrentam problemas com a manutenção de seus equipamentos, o que pode gerar prejuízos e interrupções nas operações. Ao conhecer bem o cliente e seus problemas, você pode apresentar uma solução que realmente atenda suas necessidades.

Capte a atenção do cliente

O próximo passo é captar a atenção do cliente. Lembre-se que ele provavelmente está recebendo diversas propostas e ofertas, então é importante destacar-se e chamar sua atenção desde o início. Uma boa maneira de fazer isso é apresentar um dado ou informação que mostre que você realmente entende o problema que ele enfrenta. 

Aprenda a utilizar o Marketing Digital para atrair mais clientes para a sua empresa. Saia na frente do concorrente. 

Apresente o problema e a solução

O próximo passo é apresentar o problema que o cliente enfrenta. Mostre que você entende bem o desafio que ele precisa superar e que tem experiência em lidar com situações semelhantes.  

Pesquisa de satisfação do cliente: O que é? Como aplicar em sua empresa? Pare de perder clientes.

Depois, apresente a solução para o problema do cliente. Neste ponto, é importante mostrar que você tem uma solução específica e personalizada para ele, e que está pronto para ajudá-lo a superar o desafio. 

Mostre sua credibilidade

Por fim, é importante mostrar que você é uma empresa confiável e que tem experiência em prestar serviços de qualidade. Apresente casos de sucesso, depoimentos de clientes satisfeitos e dados que mostrem sua expertise na área.

Abaixo separamos um trecho do nosso webinar com exemplos de como aplicar esses elementos no seu pitch de vendas.

 

Passo a passo para fazer um Pitch de Vendas:

Após você estudar o seu cliente, suas dores e seu mercado, está na hora de montar o seu pitch de vendas. Então agora vamos à prática com esse passo a passo para gerar um pitch matador e realizar ainda mais vendas para a sua empresa.

1. Crie uma abertura que chame a atenção

O início do seu discurso de vendas é como uma primeira impressão que pode fazer ou quebrar o negócio. Uma abertura cativante pode ajudar a atrair a atenção do ouvinte e mantê-lo envolvido durante todo o seu discurso.

2. Use uma história cativante, quem sabe até uma piada

Uma forma de atrair a atenção do seu potencial cliente desde o início é contando uma história ou anedota cativante. Compartilhe uma história que ressoe com suas necessidades ou problemas e como você pode oferecer uma solução. Uma história impactante pode além de conectar com seu público, mas também ajudar a visualizar como seu serviço pode beneficiá-lo.

Descubra quem é o seu público alvo e saiba como ter uma abordagem eficiente para vender o seu produto.

3. Comece com uma pergunta provocativa

Outra maneira de criar uma abertura poderosa é usando uma declaração ou pergunta provocativa. Uma declaração bem elaborada pode deixar seu ouvinte curioso e interessado em ouvir mais, enquanto uma pergunta pode ajudar a estabelecer confiança e construir uma conexão. No entanto, lembre-se de agir com cuidado para não parecer conflituoso ou desanimador.

4. Destaque os benefícios do seu produto

Destaque os benefícios do seu serviço para o seu cliente em potencial. O que diferencia seu serviço de outros no setor e como isso beneficia seus clientes? Compreender a proposta de valor do seu serviço e apresentá-la de forma clara e concisa pode ajudar o cliente a entender por que vale a pena considerar seu serviço.

Tenha mais contratos recorrentes com essas estratégias

5. Mostre na prática como os seus serviços resolve os problemas dele

Outro aspecto crítico da criação de um discurso de vendas bem-sucedido é mostrar como seu serviço resolve os problemas específicos do cliente. Destaque as características do seu serviço que se alinham com as necessidades e desejos do cliente. Concentre-se em responder às suas perguntas e preocupações essenciais.

6. Faça uma oferta atraente

Depois de apresentar suas soluções, é hora de fazer uma oferta atraente que motive o cliente a escolher seu serviço.

Uma frase de chamariz para ajudar na decisão do seu cliente. A frase deve incentivar o ouvinte a tomar uma ação imediata. O ideal é que essa frase chamariz seja clara e concisa e que explique quais são as próximas etapas e por que o ouvinte deve agir.

Você sabe se os seus serviços são atraentes ou são caros para seu cliente? Saiba como precificar os seus serviços e descubra.

Dica bônus: Como conquistar o seu cliente

Ao concluir seu discurso de vendas, é importante deixar uma impressão duradoura no ouvinte. Aproveite para resumir os benefícios do seu serviço e reitere a chamada à ação que deve incentivá-los a dar os próximos passos.

Criar um discurso de vendas vencedor leva tempo e prática. Lembre-se de ajustar seu tom de acordo com seu público-alvo e permaneça flexível ao avaliar suas respostas.

Aprenda com cada apresentação que você fizer para melhorar e refinar continuamente sua abordagem. Quando feito corretamente, um discurso de vendas pode ser uma excelente ferramenta que contribui significativamente para o crescimento do seu negócio.

Quer ter mais ideias e saber como determinar os cenários? Assista ao webinar completo ⬇️

 

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Leia mais conteúdos
Vendas

De onde você tirou o preço do seu serviço? Responda com certeza.

Entenda todos os gastos que você tem que incluir no seu preço e como fazer lucro. Temos um ebook grátis para você.

Vendas

Como identificar o valor para o cliente? Guia para gestores técnicos

Leia este artigo para ver o que é valor para o seu cliente e como você pode agregar diferenciais ao seu serviço para defender seu...

Gabriel Moura

Sou o Gabriel Moura e faço parte do time Comercial, aqui da Auvo. Trago dicas para você sobre como aumentar suas vendas, fidelizar clientes, gerir e otimizar os gastos da sua empresa.

Compartilhe

Teste grátis
Banner image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agendar demonstração grátis