Todo empresário sabe dos desafios que teve que enfrentar para chegar aonde chegou. Esse caminho tem muito trabalho duro e empenho. Aqui, você vai conhecer um pouco do trajeto de sucesso da Tonistal Instalações, empresa de climatização do Rio Grande do Sul que construiu o sucesso do zero.
Os cabeças por trás da operação, os irmãos Jonas e Júnior, compartilharam um pouco da história da empresa e, também, como o sistema de gestão foi fundamental para a virada de crescimento que realmente escalou a empresa.
O início de tudo
A história da Tonistal começou lá atrás, em 1999. O nome, Toni, vem do tio dos irmãos, que fundou a empresa com a irmã. A nova administração da empresa é de 2017 e a empresa seguiu Tonistal em homenagem ao seu fundador, que já faleceu.
Hoje, a Tonistal é uma solução completa em engenharia de climatização e atende a grandes clientes de onde atua, Porto Alegre. Vamos ver que desafios foram superados para isso.
Primeira dor - aprovar mais orçamentos
Antes de adotar o sistema de gestão, a empresa tinha 4 colaboradores. Capacidade e mão na massa nunca faltaram. A empresa atendia aos clientes com eficiência, mas faltava dar o impulso para atender contas maiores.
Então, a Tonistal precisava investir na empresa. A partir daí, os clientes maiores estariam ao alcance.
Logo, Jonas e Júnior perceberam que mandar orçamentos por WhatsApp não estava sendo efetivo.
Aí, começou a procura por um sistema de gestão. Vamos ver o porquê no detalhe.
Orçamentos com sistema de gestão: a solução
- Uma das principais funcionalidades do Auvo é poder gerar orçamentos padronizados e completos com poucos cliques e em pouco tempo.
- Esses orçamentos viram ordens de serviço sem dificuldade, e todas as informações ficam centralizadas dentro do software, podendo ser enviadas direto para o cliente.
Com a contratação do sistema, a Tonistal começou a virar a chave de empresa em progresso para empresa de sucesso. O investimento fez com que a empresa gerasse orçamentos rapidamente, em formato completo e de maneira eficiente.
Cada etapa do serviço por que o cliente pagaria vinha documentada desde o início, com espaço para registros fotográficos. Isso se tornou um diferencial de mercado para a Tonistal.
Depois do investimento, logo veio a conquista. A Tonistal conseguiu um grande atacado como cliente. O orçamento foi aprovado, virou OS e, depois, contrato. A garantia do registro fotográfico das etapas é reconhecido como um fator crucial para isso pelos irmãos.
Além deles, mais um de nossos clientes, Zeus Engenharia, também assina embaixo. Os checklists fotográficos deram outro nível de respaldo para seus contratantes.
Ordem de serviço digital e os contratos recorrentes
Lá em cima, falamos sobre os orçamentos virarem OSs com facilidade.
Uma vez que o cliente aprova o orçamento, dá para usar seus dados e criar uma tarefa dentro do sistema de gestão. E isso é uma mão na roda para a gestão dos contratos.
Por meio da ordem de serviço online, o serviço fica pré-agendado a partir da recorrência do serviço. O gestor insere os dados, como equipamentos, serviços e checklist do tipo de trabalho e seleciona a recorrência com que o cliente contratou.
Um clique e tudo vai para a agenda da equipe. Resultado? Menos prazos perdidos. Menos retrabalho. Mais satisfação do cliente.
Leia mais: Qual o melhor sistema para ordem de serviço digital?
Segunda dor - muito tempo gasto em relatórios
- Outro desafio enfrentado pela Tonistal foi o tempo que era gasto em relatórios feitos manualmente. Quando os orçamentos eram por fora do sistema, era muito mais complicado acompanhar quais foram fechados e viraram OSs. Além disso, demais dados relevantes dos serviços não ficavam centralizados, como gastos e horário de entrada e saída.
- Em média, a empresa chegava a gastar 7 dias por mês em relatórios para acompanhar dados operacionais e estratégicos. Esse tempo podia ser melhor investido e, mais importante ainda, os dados podiam ser mais fiéis e melhor aproveitados para o negócio.
Leia mais: Dashboard de dados - guia completo com Auvo
A solução: relatórios com Auvo
- Para controlar o índice de negócios fechados e o investimento em cada um deles, era necessário controlar os dados da empresa. Por isso, facilidade em gerar relatórios foi outra prioridade para a gestão da Tonistal. E esse foi um dos fatores que levou a empresa a escolher o Auvo.
- E essa escolha compensou: hoje, além de ter os dados mais fiéis, a Tonistal gasta apenas 2h por mês com relatórios. 22 vezes menos de tempo do que antes do sistema de gestão.
3. A empresa acelerou em direção aos seus objetivos comerciais e isso se converteu em resultados. Você viu no título: 6x mais de faturamento. E a Tonistal conquistou mais marcos com a ajuda do sistema de gestão.
A escalada da Tonistal em números
Desde a contratação do sistema Auvo, a Tonistal sentiu a escalada da empresa na prática e, além disso, confirmou ela em números.
- Faturamento de R$ 30 mil para R$ 200 mil por mês
- Número de colaboradores de 4 para 10
- Número de atendimentos mensais de 60 para 200
- Tempo gasto em relatórios de 7 dias mensais para 2h mensais
Hoje, a empresa colhe e multiplica os frutos dos seus esforços e investimentos. Com as pessoas certas e a tecnologia à mão, a Tonistal vai ainda mais longe.
A sua empresa também pode ir mais longe. Com o Auvo, você vai encontrar soluções sob medida para suas necessidades operacionais e estratégicas.