Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Marketing e Estratégias

Comunicação da empresa: usar WhatsApp ou Sistema de Gestão?

Leitura aprox. de 8 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Setembro 26, 2023


Leitura aprox. de 8 minutos

Aqui você encontra:

O seu colaborador é o seu cliente interno. Para que sua empresa seja eficiente, a comunicação com ele tem que ser tão clara quanto a com o seu cliente. E isso vai se refletir na imagem de sua empresa também: uma equipe alinhada trabalha melhor e com mais eficiência e isso cria uma imagem sólida e positiva para a sua empresa. O que, consequentemente, resulta em mais clientes.

Para existir essa clareza de comunicação com o seu cliente, interno ou externo, para seu serviço ser mais eficiente para os dois e para sua operação crescer em uma escalada,  você precisa centralizar a comunicação da sua empresa.

👉 Entenda como estabelecer metas para equipes externas 


O que é comunicação empresarial?

A comunicação da empresa são estratégias para a empresa se conectar e manter contato com seus clientes, clientes em potencial, colaboradores e, também, investidores. Ela se mostra pela linguagem, pelos conteúdos produzidos, identidade visual e mais.

Dentro da comunicação empresarial, existem duas frentes principais: interna e externa. Vamos visualizar 👇

gráfico sobre o que é comunicação empresarial

Comunicação interna da empresa

É a comunicação dentro da empresa, entre os gestores e colaboradores. Com uma comunicação interna efetiva, você consegue aumentar a produtividade da sua empresa, conectando a gestão à colaboração e fazendo com que todos realmente “vistam a camisa”.

E, afinal, o que é essa comunicação efetiva? 

  • Algumas ações são focadas na área endomarketing, que estimulam a interação entre o colaborador e a empresa (por exemplo, eventos corporativos e workshops de troca de experiências);
  • Outras, na marca empregadora (ou employer branding), que têm a finalidade de reter os colaboradores na empresa (incentivos e progressão de carreira, afinal, é muito mais barato manter um colaborador do que contratar um novo).

👉 Saiba todos os detalhes sobre estabelecer uma comunicação interna sólida entre sua equipe 

Comunicação externa da empresa

O jeito que você vende para o seu público geral, como faz para atingir seu público alvo e se posicionar no mercado. Tem muita coisa envolvida aqui, desde panfletos até conteúdos focados e estratégicos de marketing de conteúdo, como e-mails, conteúdos de redes sociais e blogs.

Aqui, vamos focar na comunicação interna. Mas, se algum tópico acima te interessou, temos uma vídeo aula excelente com um dos maiores do setor AVAC-R brasileiro, Fabio Dutra:

 

Importância de unificar a comunicação da sua empresa

Como a gente disse, sem uma comunicação interna sólida entre gestão e colaboradores, ter um negócio de sucesso é impossível. Você precisa da base para elevar a sua empresa a outro patamar.

Uma comunicação interna que interligue os colaboradores e alinhe o trabalho com a cultura da empresa precisa ser unificada, ainda mais se tratando da prestação de serviços, que requer diversos tipos de acompanhamento. 

Então, vamos à questão: qual ferramenta vai te ajudar mais a criar uma comunicação interna de sucesso? WhatsApp ou um Software de Gestão?

O que é WhatsApp empresarial e quais são as funcionalidades?

Grupos

A mais conhecida, pode ser usada tanto socialmente quanto para trabalho. Na descrição do grupo, podem ser adicionados links úteis para o serviço, que levem, por exemplo, a tabelas.

WhatsApp Business

A nova funcionalidade separa as conversas de negócios e pessoais, facilitando a organização das mensagens.

O WhatsApp Business também permite mensagens automáticas de resposta.

modelo de mensagens para whatsapp

O que é Sistema de Gestão: eficiência na comunicação da empresa

Quando se trata de negócios, a verdade é que nada substitui um sistema de gestão.

Para acompanhar a sua equipe efetivamente e os serviços que realiza, funcionalidades específicas foram criadas.

O Auvo tem uma agenda completa logo na página inicial, em que você pode acompanhar todas as tarefas agendadas para o dia, semana e mês. Cada uma é identificada por cor, que representa o quão urgente ela é, e tem o colaborador responsável, os equipamentos associados, orçamentos, valores e faturas. 

Além disso, é muito mais fácil acompanhar o andamento da tarefa. O Auvo tem funcionalidade de check-in e check-out automáticos , ativados quando o colaborador se aproxima do cliente para realizar o serviço e quando se afasta ao terminar. 

Comunicação interna da empresa software de gestão

Como administrador do sistema, você acompanha  a agenda de cada colaborador por uma linha do tempo e organiza o trabalho!

Além do mais, as fotos da OS ficam registradas no sistema, para comprovar a realização. Tudo fica no seu documento devido, em um só lugar: muito mais simples do que a loucura de várias ligações e mídias por WhatsApp, soltas em conversas.

Unificando todas as informações do seu negócio: clientes, colaboradores, OS, PMOCs e mais, em uma só plataforma, é muito importante para conseguir olhar para o seu negócio de maneira mais estratégica e saber, exatamente, quanto você está ganhando. 

Essas são só algumas das funcionalidades que tornam o alinhamento entre gestão e colaboradores da sua empresa mais fáceis. Quando o acompanhamento cotidiano fica mais fácil, você ganha tempo para pensar estrategicamente no seu negócio. E, nesse campo, a tecnologia também te ajuda a garantir a produtividade. 

👉 Saiba mais sobre como engajar a sua equipe. Clique e assista. 

Afinal, WhatsApp ou Software de Gestão para a comunicação da empresa?

Não faltam argumentos para dizer que o WhatsApp não substitui um Sistema de Gestão, ainda mais se você procura crescer a sua empresa. 

Porém, o WhatsApp também adiciona valor ao negócio. É interessante olhar os planos Business, além de, é claro, usar o aplicativo de maneira mais pontual e estratégia e para unir a equipe em horas de lazer, como combinar confraternizações e compartilhar memes que só quem trabalha em campo entende.

materiais gratuitos da auvo

Leia Mais

Dicas, planilhas gratuitas e conteúdos para empresas de serviços externos

Manutenção

12 nomes para empresas de manutenção + slogans [DICAS DE MARKETING]

Veja algumas ideias para dar bons nome e slogan para sua empresa de manutenção. O cliente vai lembrar de você desde o primeiro...

Manutenção

Como vender manutenção com cálculo MTBF? Passo a passo + calculadora

Saiba que argumentos você pode usar para vender contratos de manutenção e como o MTBF pode ajudar a embasá-los

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1