Logo Auvo
Português Português
Blog / Modelos prontos /

Como fazer um texto de orçamento persuasivo: dicas + modelo

Voltar ao Blog Modelos prontos

Como fazer um texto de orçamento persuasivo: dicas + modelo

Leitura aprox. de 7 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Setembro 27, 2023


Leitura aprox. de 7 minutos

Aqui você encontra:

O texto de orçamento é fundamental para padronizar a maneira que você apresenta o seu serviço e para fechar negócios. 

Além disso, ser consistente nos seus documentos com o cliente, sempre apresentando dados corretos e benefícios sólidos vai fazer com que você fique bem na praça e seja mais indicado.

[GRATUITO] Baixe o Modelo de Orçamento de Prestação de Serviço

Pare de perder tempo com Modelos de Orçamentos que não ajudam a sua equipe. Baixe agora o material feito por especialistas!

 

Por isso, é ideal seguir um padrão na hora de escrever um. Continue lendo para baixar nosso modelo gratuito e entender que informações são imprescindíveis em um orçamento (e, bônus: como você pode apresentar as vantagens da sua empresa neste documento).

maratona auvocast

Que informações um texto de orçamento deve conter?

É fundamental que um texto de orçamento tenha os dados da sua empresa e todas as formas de contato, assim como os dados da empresa do cliente e suas formas de contato.

Além disso, o orçamento deve conter a data de validade da proposta, identificação do responsável pelo orçamento, o valor total (incluindo, por exemplo, taxa da maquininha) e as assinaturas do contratado e contratante, ou seja, sua e do cliente.

Qual é a estrutura de um texto de orçamento?

Cabeçalho de um texto de orçamento

Resumindo, o cabeçalho deve conter as informações sobre sua empresa, como CNPJ (ou CPF, se você for autônomo), data, número da OS ou NF. Em itens, fica assim:

Nome da empresa:

CNPJ:

Endereço:

Bairro:

CEP:

Cidade / estado:

Telefone ou celular com DDD: 

E-mail:

Número da NF ou OS, com data de emissão e vencimento:

Dica: inserir o seu logo no cabeçalho ajuda a fixar a imagem de sua empresa na cabeça dos clientes.

Primeiro parágrafo de um texto de orçamento

Nesta seção, vão os dados do cliente.

Nome da empresa do cliente:

CNPJ:

Endereço:

Bairro:

CEP:

Cidade / estado:

Telefone ou celular com DDD: 

Adendo na Nota Fiscal

Este adendo serve para descrever o seu serviço de maneira mais argumentativa.

Antes de descrever o serviço e o tempo previsto de maneira direta, você pode elaborar um pequeno texto para descrever o trabalho da sua empresa. Por exemplo, no caso de uma do setor de AVAC-R: 

“A (nome da empresa) é focada em soluções para ar-condicionado, incluindo manutenções periódicas, preventivas e corretivas. Entre nossos serviços, estão o diagnóstico e a instalação do modelo de AC mais econômico para o caso do cliente, troca dos filtros, limpeza dos drenos e demais procedimentos que garantem o rendimento do aparelho e a segurança de quem usa”.

Melhor ainda se você usar o final desse espaço descritivo para falar sobre o caso específico do cliente que vai atender. Por exemplo, se for limpeza de dreno em um ar-condicionado tipo split, mostre a vantagem de maneira discreta e sincera: 

O atendimento a (nome do cliente ou empresa) consiste na limpeza do dreno, visando remover o mau cheiro do aparelho, comprometimento de sua funcionalidade e grande economia de energia.

Para que você consiga cobrar um preço justo por seu trabalho, além do serviço eficaz e de excelência, você tem que mostrar como o seu custo é um investimento na economia e bem-estar do cliente a longo prazo. O texto de orçamento pode indicar essa argumentação.

Corpo de um texto de orçamento

Data do serviço:

Descrição (por exemplo, mão de obra do técnico):

Horas de trabalho:

Taxa fixa:

Descontos:

Preço total:

Fechamento de um texto de orçamento

Para encerrar, você apresenta os valores de maneira direta.

Subtotal:

Entrada (se houver):

Total:

modelo de orçamento digital

Como enviar um texto de orçamento?

Textos de orçamento podem ser enviados por quaisquer meios. Antes, predominava o papel. Hoje, com o meio digital, é mais comum que sejam enviados por e-mail ou WhatsApp.

Porém, para a aprovação formal, é necessário validar o compromisso com o cliente, por exemplo, por meio da assinatura, digital ou não.

Além disso, é vantajoso para a sua empresa manter um registro de todos os orçamentos em um só lugar, tanto para a organização quanto para saber que orçamento, de fato, converteu em venda.

👉 Entenda como argumentar para fechar uma venda na prestação de serviços

Ferramentas de software são suas aliadas para acompanhar orçamentos

Com o Auvo Gestão de Equipes, são dois cliques para criar um orçamento para um lead ou cliente. Basta preencher as informações essenciais, como produto, serviço e custos, para tê-las calculadas automaticamente. Você também cria tarefas associadas específicas para o seu negócio e pode colocar anexos.

Em poucos segundos, você tem um orçamento personalizado para enviar. O resultado? Um documento completo na palma da sua mão e do seu cliente.

orcamentos-1geral-1-1

Além do mais, no campo “Faturas”, você vê que orçamentos viraram vendas de fato e consegue gerar faturas. Também checa quais orçamentos foram enviados e não respondidos, assim podendo retrabalhar a proposta com a lead ou cliente.

Dica extra: na mesma aba que você seleciona os produtos e o serviço, você pode adicionar observações e notas com o seu argumento. 

Nos acompanhe por aqui. Disponibilizamos vários materiais gratuitos que vão ser úteis para o seu negócio.

visita técnica modelo

Leia Mais

Dicas, planilhas gratuitas e conteúdos para empresas de serviços externos

Manutenção

12 nomes para empresas de manutenção + slogans [DICAS DE MARKETING]

Veja algumas ideias para dar bons nome e slogan para sua empresa de manutenção. O cliente vai lembrar de você desde o primeiro...

Manutenção

Como vender manutenção com cálculo MTBF? Passo a passo + calculadora

Saiba que argumentos você pode usar para vender contratos de manutenção e como o MTBF pode ajudar a embasá-los

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Leia mais conteúdos
Modelos prontos

Modelo de orçamento de serviços: como fazer?

Apresentar um bom orçamento ao cliente, influencia na decisão de compra. Aprenda a fazer um modelo de orçamento para prestação de...

Modelos prontos

Modelo de PGR 2024: aprenda a elaborar o documento

O modelo de PGR é uma obrigação para os empresários brasileiros. Entenda o que é esse documento, como funciona e como elaborar.

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
Banner image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agendar demonstração grátis