Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Relatório de visita a clientes eficaz: como fazer?

Leitura aprox. de 16 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Outubro 24, 2018


Leitura aprox. de 16 minutos

Aqui você encontra:

Muitas empresas, independente do ramo de atuação, exigem o relatório de visitas a clientes para que se possa ter o controle das atividades feitas por cada membro das equipes.
 

O grande problema que o gestor de uma equipe externa enfrenta quanto a esse relatório é que, normalmente, os colaboradores não o preenchem o documento, ou preenchem incorretamente, causando grandes conflitos internos.

Fazer um bom relatório de visita é importantíssimo para a continuidade de um atendimento de qualidade e, se necessário, para saber o que pode ser mudado ou melhorado.

Entendendo essa importância, mostrarei como fazer um relatório de visitas eficiente e objetivo, mantendo os serviços da sua empresa sempre em um alto nível de satisfação!

Animado? Então vamos lá!

Realmente faz sentido elaborar esse relatório?

Basicamente, um relatório de visita a clientes é uma forma de detalhar a visita feita, seja ela pessoa física ou jurídica.

Esse documento servirá como forma de saber qual o status do atendimento: o problema ou o que ele precisa que seja resolvido; como foi resolvido ou se a solução será agendada; os recursos necessários; a satisfação do cliente, entre outros mais.

Sendo assim, aqui os dados também são importantíssimos para que a qualidade do serviço seja analisada, como já foi dito.

Fazer esse relatório inclui vários passos, falaremos deles daqui a pouco. Sabemos que elaborar relatórios custam tempo, por isso, é preciso criar um padrão, ao menos na forma como ele é feito

O que já é um dos seus benefícios, afinal, com essa padronização de atendimento, não há tempo perdido!

Confira mais alguns benefícios que ele te oferece:

  • Ter a quantidade de visitas feitas ao cliente, com as atividades organizadas e o histórico de manutenções;

  • Ter informações completas e necessárias para realizar qualquer melhoria;

  • Ter um plano de ação, baseado em dados, para resolver os problemas;

  • Ter em mãos as informações sobre aquele cliente, sabendo seu histórico caso outra visita seja necessária.

Creio que após saber de todos esses benefícios, já é possível saber se faz realmente sentido elaborar um bom relatório de visitas, certo?

Por isso, chegou a hora de elaborar e aplicar.

 
Demonstração Gratuita

Os passos para um relatório de visita a clientes eficaz

O que deve constar em um modelo de relatório de visita a clientes?

Muitas vezes, o colaborador acaba esquecendo detalhes e cometendo erros que podem ser irreversíveis. Por isso, é necessário estar atento aos passos a seguir, só assim haverá sucesso no seu relatório. Confira:

Passo 1: qual será o formato do relatório?

O relatório de visitas a clientes pode ser feito de várias maneiras, o que apenas dependerá do seu segmento ou o tipo de negócio que oferece.

Mas, basicamente, é possível pensar em um modelo de negócios formal para equipes de trabalho externo.

O colaborador que faz a visita, é claro, sabe exatamente qual é a empresa que está visitando. Mas pode ser que a próxima pessoa a analisar o relatório não saiba. Por isso é preciso ter os dados corretos.

Assim, é importante descrever a empresa, inserindo informações como:

  • Localização:

  • Segmentação:

  • Atividade a ser feita:

  • Houve outras vistas?

  • O problema foi resolvido?

Dentre outros dados que sejam relevantes para a sua empresa. Agora, é possível passar para o segundo passo:

Passo 2: qual foi o problema e qual a solução?

Aqui, é preciso identificar qual o problema e qual a solução que a sua empresa ofereceu. Por exemplo: relatar as manutenções feitas e qual peça apresentou defeito.

Também é preciso especificar a frequência com a qual as visitas àquele cliente ou empresa estão sendo realizadas, juntamente com as principais falhas e áreas que necessitaram de revisão.

Se houver um padrão de atendimento implementado na sua empresa, é possível saber, por exemplo, se aquela visita pode ser a primeira de uma série de visitas realizadas ao longo de um ano para revisão de algum ativo.

Em uma visita realizada para manutenção predial, esse passo é muito importante como forma de assegurar que nenhuma manutenção seja esquecida, e como forma de prevenção para possíveis problemas futuros, por exemplo.

Passo 3: quem participou da visita?

Um bom modelo de relatório de visita comercial também deve contar com um descritivo de quem participou da visita.

A visita pode acontecer com alguém designado para o acompanhamento da tarefa ou com gerentes ou diretores da operação, o que dependerá bastante do segmento e do que deverá ser feito.

Por exemplo: se você fará uma visita técnica para troca de peças de um ativo pequeno, provavelmente será acompanhado por algum colaborador da empresa. Mas se o ativo for de grande porte e com uma importância elevada, o acompanhamento será feito pelo gestor de operação.

Ainda assim, é importante adicionar todas as informações que são relevantes para o plano!

Passo 4: anote as observações, reclamações e a conclusão

É muito importante abordar esses três pontos (observações, reclamações e conclusão) em um relatório. Não é necessário citar os entrevistados, mas sim identificar insights importantes e áreas comuns de preocupação dos clientes.

As observações devem ser feitas com o mesmo intuito. Todas as áreas estão sujeitas a observações. Inclua essas informações no relatório da visita.

Com tudo anotado, determine se a organização ou o atendimento ao cliente está atingindo os objetivos que deseja, com base no que foi colhido.

Para que essa ação seja feita de forma eficiente, recomendo o uso da pesquisa de satisfação, que além de colher informações de forma que permita tabulações de dados, ainda é possível aplicá-los para um melhor padrão de bom atendimento.

Se você quer saber melhor como funciona a pesquisa de satisfação do Auvo, confira o vídeo abaixo e aprenda de uma forma dinâmica e muito bem explicada:

 
 

Passo 5: finalmente, defina um plano de ação

Está tudo decidido: o problema a ser resolvido, a solução dada; quem participou da visita e quais foram os pontos importantes a se pensar. Então, chegou a hora de definir um plano de ação para todas as informações e dados colhidos.

Exemplo: em média, quantas visitas são necessárias para um determinado segmento de clientes comprarem o seu produto, ou quantas atividades são necessárias para resolver um problema técnico?

Como em qualquer relatório, o relatório de visita a clientes deve seguir as diretrizes que resultarão em um documento muito bem estruturado e que poderá ser usado para mudanças futuras.

É muito importante não se esquecer que para uma equipe técnica deve ser prioridade saber o histórico do cliente, quais são as peças que já foram trocadas, o porquê disso ter acontecido, entre outras informações.

Com essas informações preenchidas, o técnico ganha tempo e consegue resolver tudo facilmente.

Como você pôde perceber, realizar um relatório de visitas a cliente demanda um tempo para produção, mas traz bons frutos em um futuro próximo. Não perca tempo, comece agora mesmo!

Demonstração grátis do Auvo

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
software de gestão de equipe externa

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.